SóProvas


ID
2865298
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2018
Provas
Disciplina
Administração Pública
Assuntos

Julgue o próximo item, relativo ao modelo de gestão adotado na administração pública brasileira desde 1930.


Os princípios representativos da nova administração pública incluem o controle de resultados, os indicadores de desempenho e o uso de práticas que se originaram na administração privada.

Alternativas
Comentários
  • GAB C

     

    Nova administração pública (NAP)

     

    No que tange às mudanças intra-organizacionais, a principal tônica da NAP tem sido o restabelecimento da primazia de princípios gerenciais (baseados em conceitos modernos de administração do setor privado) sobre o modelo burocrático tradicional. Neste contexto, a principal questão que se levanta é: quais mudanças são necessárias dentro das organizações públicas para que os princípios dessa administração gerencial sejam mais efetivamente assimilados pela organização?

     

    http://bibliotecadigital.fgv.br/ojs/index.php/rap/article/view/6394

     

    * Práticas do setor privado

     

    No setor privado a missão das organizações foca na realização das necessidades dos consumidores dos seus produtos e serviços garantindo-lhes, ao mesmo tempo, o retorno do investimento dos seus acionistas. No setor público a missão do administrador público é a prestação de serviços de qualidade aos cidadãos de forma a atender as suas necessidades. Modelos de gestão dentro da administração públicas direta e indireta de todos os níveis inserem atividades de planejamento estratégico anuais, trienais e quinquenais, senão decenais tendo como objetivos a entrega futura de produtos e serviços ao cidadão, seus clientes, garantindo-lhes a satisfação em contrapartida aos impostos que lhes são caros. Influências também no tocante  a busca pela eficiência, inovação, criatividade na gestão do conhecimento e no que tange a políticas públicas.

     

    https://lucidarium.com.br/2015/10/20/gestao-publica-privada-conhecimento/

     

    * Controle por resultados “a posteriori, maior autonomia e flexibilidade, descentralização, responsabilidade (accountability), orientação para o cidadão, participação social, transparência e eficiência.

     

    https://www.nucleodoconhecimento.com.br/administracao/o-modelo-gerencial

     

    * Indicadores de desempenho torna-se possível à Administração Pública verificar desperdícios e avaliar as relações entre custo e benefício das diversas alternativas de políticas que estão à disposição, permitindo que os bens públicos possam ser produzidos com menor custo e maior eficiência e eficácia.

     

    https://idenilsonlima.adv.br/necessidade-da-utilizacao-de-sistema-de-custos-e-de-indicadores-de-desempenho-na-administracao-publica/

  • O comando da questão diz: desde 1930; nesse período passamos pela adm burocrática e na sequencia, adm gerencial. Difícil!

  • CORRETO 

    PAULO, Nova Administração Pública refere-se ADM GERENCIAL.

     

    Logo, comando quando fala (desde 1930) abrange todo período até atualmente, no entanto, a questão restringe essa abrangência ao usar o termo: Nova Administração Pública.

  • Basicamente, o modelo gerencial de gestão utiliza as ferramentas da iniciativa privada no setor público, com as devidas adaptações.

  • Quais são os princípios do modelo da Administração Pública gerencial?

    São eles:

    .Instituição de instâncias de participação da sociedade na formulação, no acompanhamento da execução e na avaliação das políticas públicas:participação e controle social.

    • Revisão do tamanho da máquina pública, descentralização e desconcentração.

    O modelo gerencial tem como bases a utilização de ferramentas de gestão provenientes da administração privada e pensamentos neoliberais que defendem o estado mínimo e o preceito de que o mercado e a economia possuem regras próprias.

    Quanto ao ciclo da administração gerencial temos as seguintes fases: o Modelo Gerencial Puro, o New Public Management e o Public Service Orientation.

    O primeiro país a adotar o Modelo Gerencial Puro (em inglês – managerialism) foi a Inglaterra, durante o governo de Thatcher, em 1979, Abrucio (1997). As primeiras ações buscavam a redução de custos e o aumento da eficiência.

    Vista como mais eficientes, as práticas do setor privado passam a serem inseridas na administração pública. Em linhas gerais, o gerencialismo tem como principais características: controle por resultados “a posteriori”, maior autonomia e flexibilidade, descentralização, responsabilidade (accountability), orientação para o cidadão, participação social, transparência e eficiência.

  • CERTO

    Características da nova Administração Pública:

    -gestão por resultados;

    -participação do cidadão/sociedade nas decisões públicas;

    -utilização do planejamento estratégico, do Balanced

    Scorecard e do mapa estratégico – com indicadores de desempenho;

    -Accountability.

    FONTE: Aulas do profº José Wesley.

  • GABARITO: CERTO

    As principais características da nova gestão pública brasileira são: o foco no cliente, a reengenharia empresarial, governo empreendedor e administração e gerenciamento da qualidade.

    FONTE: https://www.portal-administracao.com/2014/06/administracao-publica-brasileira-modelos.html

  • Concordo com a observação do amigo Paulo Santos. Também notei o mesmo detalhe. ....a expressão ".Desde de 1930" causa dúvidas sim.

    Questão anulável !

  • Para resolução da questão em análise, faz-se necessário o conhecimento evolução da administração pública no Brasil, sendo mais especificamente cobrada a Nova Administração Pública.

    A Nova Administração Pública (Gerencialismo) ou “New Public Management" foi um conjunto de teorias surgidas nos anos 70, que orientavam reformas na administração pública baseadas nos princípios gerenciais das empresas privadas, ou seja, buscava-se trazer a mesma eficiência e eficácia do ambiente privado para o público.

    No Brasil, Segundo Paludo, o novo modelo de administração gerencial teve início na era Fernando Henrique Cardoso (1995), e tinha o firme propósito de que o Estado deveria coordenar e regular a economia, e, finalmente, começa a reforma da administração rumo ao modelo gerencial. Em uma época de globalização da economia, o desafio de FHC era redefinir a atuação do Estado e da Administração Pública, com vistas à integração competitiva do país na economia mundial. Era necessária a modernização para adequar Estado e Administração à nova ordem econômica.". (PALUDO, 2013, p. 94).

    Por conseguinte, ocorreu a criação do Ministério da Administração e Reforma do Estado (MARE) e nomeado como ministro Bresser-Pereira, que é o criador do Plano Diretor da Reforma do Aparelho do Estado (PDRAE). Sendo o marco do gerencialismo no Brasil.

    Com efeito, um dos objetivos do gerencialismo foi mudar o foco do sistema existente (burocracia), que não visava resultados, mas os meios. Essa mudança buscou criar condições institucionais para que os administradores públicos e os políticos administrassem o Estado com mais autonomia e responsabilidade a partir do controle a posteriori.


    Com isso, o gerencialismo não só mudou o foco de controle, bem como instalou indicadores para medir, se os resultados estavam sendo alcançados de maneira eficiente, eficaz e efetiva.


    Essa mudança de foco fez com que a orientação da ação do Estado seja para o cidadão-usuário ou cidadão-cliente. Deste modo, duas das disfunções do modelo de administração pública burocrático são combatidas: a introversão e o foco em processos a priori.


    Gabarito do Professor: Certo.

    Fonte:

    Paludo, Augustinho Vicente. Administração Pública. 3ª Ed. – Rio de Janeiro: Elsevier, 2013.
  • QUESTÃO ERRADA! "relativo ao modelo de gestão adotado na administração pública brasileira desde 1930": MODELO BUROCRÁTICO!

  • Apesar de ser dúbio o início da questão que menciona desde 1930 vale ressaltar que houve apenas um aprimoramento da administração pública mas que mantém e contém ainda vestígios da época em questão que se refere a década de 30 ou seja, da burocracia.

    Por isso que a questão se mantém correta a meu ver.

  • Lembrar pessoal : gerencialismo copiou práticas da iniciativa privada .
  • CERTO