-
Na concorrência perfeita as curvas de demanda, da receita média e da receita marginal
serão equivalentes, isto é, serão linhas retas horizontais ao nível do preço de equilíbrio do mercado.
-
A demanda para o ofertante (demanda da firma) é infinitamente elástica. A demanda de mercado é negativamente inclinada.
-
A curva de demanda para a firma em concorrência perfeita é infinitamente elástica ou perfeitamente elástica (horizontal)
-
Em um mercado perfeitamente competitivo, a demanda é infinitamente elástica (Horizontal).
-
Concorrência Perfeita:
Produtos homogêneos, sem barreiras à entrada.
Produtores e Consumidores são tomadores de preço (price-takers).
Como a firma é aceitadora de preço, sua curva de demanda será horizontal (perfeitamente elástica) e igual à Receita média e à Receita marginal.
Para que o equilíbrio seja alcançado, Rmg = Cmg. Como P = Rme = Rmg, o equilíbrio ocorrerá quando o preço é igual ao Custo Marginal (P = Cmg).
APENAS NA CONCORRÊNCIA PERFEITA O P = CMG.
No curto prazo da concorrência perfeita, a firma pode obter prejuízo econômico, lucro econômico ou lucro normal.
Fonte: Direção Concursos
-
errado
Em um mercado competitivo, a demanda com a qual o ofertante se depara é perfeira elástica (horizontal). Por quê? Isso significa que se ele aumentar o preço em uma unidade, vai vender zero. Se baixar o preço em uma unidade, vai vender tudo, tem demanda infinita.
Imagine o mercado internacional de café: o produtor brasileiro não pode escolher o preço que vende, porque tem produtores no mundo todo.
Se o produtor brasileiro aumentar o P da saca em 10 dólares, todo mundo vai parar de compar do Brasil e vai comprar da Colômbia, Vietnã, etc
Já se o produtor brasileiro diminuir o P em 10 dólares, o mundo todo vai comprar do Brasil (mas aí o produtor vai ter prejuízo, porque no mercado de concorrência a tendência é lucro zero no longo prazo)
-
Questão sobre estruturas de mercado, tema de microeconomia.
Vamos elucidar a assertiva:
"Em um mercado perfeitamente competitivo, a demanda para o ofertante é negativamente inclinada."
O erro está em negrito. Na concorrência perfeita, o ofertante se depara com uma curva de demanda HORIZONTAL, já que o preço para ele é dado independente da quantidade por ele ofertada. Se pouca ou muita, sua quantidade não afeta o preço do mercado já que há uma grande quantidade de ofertantes, é um mercado atomizado. Por isso, sua curva de demanda individual é horizontal e não negativamente inclinada.
DICA: Todavia, tome cuidado, pois a curva de demanda do mercado competitivo como um todo - e não de apenas um único ofertante - é, sim, negativamente inclinada.
Gabarito do Professor: ERRADO.