CERTO
Resultado Operacional = Variação da DFL (dívida fiscal líquida) - correção monetária da dívida
Essa correção monetária da dívida também é chamada de imposto inflacionário, tendo em vista representar exatamente o impacto negativo que a inflação tem sobre a moeda.
Assim, Resultado operacional = variação da DFL – imposto inflacionário.
Fonte: Prof. Celso Natale
Gab. C
O aumento da base monetária (basicamente o volume de dinheiro criado pelo BACEN) do governo para financiar suas despesas tende ao aumento a inflação, que recai principalmente sobre a classe de menor renda, por não ter condições de se defender dos aumentos de preços, como aplicações financeiras.
Sem mecanismo de defesas, sobre a classe de menor renda recai o imposto inflacionário, que representa transferência de recursos da sociedade para o governo, que é emissor de moeda.
Em rigor técnico, não é exatamente um "imposto", mas comparado a um imposto. Isso porque o "prejuízo" causado às pessoas pela alta da inflação é proporcional à receita obtida pelo governo ao emitir mais dinheiro.
Em planos anti-inflacionários no Brasil, observa-se, quando derruba as taxas de inflação, grande elevação do consumo, principalmente das classes menos favorecidas, justamente porque deixaram de pagar esse imposto.