SóProvas


ID
2865772
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2018
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

No que se refere a inflação e crescimento, julgue o item subsequente.



Caso o governo use o aumento da base monetária para financiar suas despesas, parte desse aumento se transformará em um tipo de imposto inflacionário, dependente da taxa de inflação resultante do aumento da base monetária e da base anterior.

Alternativas
Comentários
  • 2 maneira para cria base monetária

    Elevação do ativo do Bacen (ex: Compra dolar eleva reserva internacional e ativo e emite papel moeda pq Bacen não tem caixa elevando base monetária.)


    Reduz passivo não monetário ( saque da conta do tesouro para pagar funcionário, reduz passivo não monetário e eleva emissão de papel moeda aumentando a base não monetária.)

  • Correto para os não assinantes.

  • CERTO

    Resultado Operacional = Variação da DFL (dívida fiscal líquida) - correção monetária da dívida

    Essa correção monetária da dívida também é chamada de imposto inflacionário, tendo em vista representar exatamente o impacto negativo que a inflação tem sobre a moeda.

    Assim, Resultado operacional = variação da DFL – imposto inflacionário.

    Fonte: Prof. Celso Natale

  • Gab. C

    O aumento da base monetária (basicamente o volume de dinheiro criado pelo BACEN) do governo para financiar suas despesas tende ao aumento a inflação, que recai principalmente sobre a classe de menor renda, por não ter condições de se defender dos aumentos de preços, como aplicações financeiras

    Sem mecanismo de defesas, sobre a classe de menor renda recai o imposto inflacionário, que representa transferência de recursos da sociedade para o governo, que é emissor de moeda. 

    Em rigor técnico, não é exatamente um "imposto", mas comparado a um imposto. Isso porque o "prejuízo" causado às pessoas pela alta da inflação é proporcional à receita obtida pelo governo ao emitir mais dinheiro.

    Em planos anti-inflacionários no Brasil, observa-se, quando derruba as taxas de inflação, grande elevação do consumo, principalmente das classes menos favorecidas, justamente porque deixaram de pagar esse imposto.