Questão de Economia Brasileira, tratando dos períodos dos governos Vargas e aí temos um problema, já que a banca deixou para o candidato saber se a referência é ao Primeiro Vargas (1930-1945) ou ao Segundo Vargas (1951-1954). E aí?
Nessa questão especificamente, não há problema de fato, apenas aparente. Durante o Primeiro Vargas, as restrições cambiais ocorreram - também, mas não somente - pelo deterioramento da balança comercial, primeiramente, pela Crise de 1929 e seu impacto nas exportações cafeeiras e, posteriormente, pelo corte no fluxo comercial mundial causado pela II Guerra.
Já no Segundo Vargas, só houve déficit na balança comercial em 1952, contudo em um contexto de colapso cambial de fato. O temor do aprofundamento da Guerra da Coreia e a necessidade de se combater a inflação fez com que o governo liberalizasse as licenças para importações, essa medida implicou em explosão das importações, deteriorando, fortemente, a balança comercial.
Houve queda das receitas de exportações também. O resultado foi o esgotamento das reservas internacionais e o acúmulo de atrasados comerciais, gerando grave crise cambial em 1952.
Observação: Os dois períodos foram marcados por desequilíbrios cambiais, no entanto seria adequada a delimitação temporal, pela banca examinadora, de forma mais precisa, afinal 1930-1945 e 1951-1954 contemplam a soma de 18 longos anos.
Gabarito do Professor: CERTO.