-
a política de assistência social se ocupa de TODOS aqueles que dela necessitarem.
-
Gab: ERRADO, ela se ocupada de todos que dela necessitem, não apenas dos mais pobres, lembrando que é uma assistência NÃO contributiva, por isso abarca a todos.
-
A politica de assistência social e para todos que necessitarem, n apenas para POBRES.
-
CF/88: Art. 203. A assistência social será prestada a quem dela necessitar,
independentemente de contribuição à seguridade social.
LEI ORGÂNICA DA ASSISTÊNCIA SOCIAL ( Lei 8742/93)
CAPÍTULO I
Das Definições e dos Objetivos
Art. 1º A assistência social, direito do cidadão e dever do Estado, é Política de Seguridade Social não contributiva, que provê os mínimos sociais, realizada através de um conjunto integrado de ações de iniciativa pública e da sociedade, para garantir o atendimento às necessidades básicas.
Art. 4º A assistência social rege-se pelos seguintes princípios:
I - supremacia do atendimento às necessidades sociais sobre as exigências de rentabilidade econômica;
II - universalização dos direitos sociais, a fim de tornar o destinatário da ação assistencial alcançável pelas demais políticas públicas;
-
Olá !
É sabido que, esta visão de que a política de assistência social é para pobres, desfavorecidos, miseráveis etc. consiste numa ideia que revela as práticas assistencialistas e filantrópicas, assumidas por essa política em sua origem, prestadas principalmente pela igreja.
Convém analisar, a política de assistência social como política pública advém da perspectiva do materialismo histórico dialético, desenvolvida pelos marxistas, entre outros: Lenin.
Logo, deve ser vista como direito do cidadão e dever do Estado.
Cumpre me informar, que a compreensão dos papéis desempenhados pelas políticas sociais, ao longo do tempo,igualmente, nos leva a compreender o trato dado as expressões da questão social e o surgimento e institucionalização do Serviço social.
Logo ...
A política de assistência social desempenha importante papel como auxiliar das demais políticas sociais [CORRETO]; ela se ocupa, em cada política social, do segmento de classe mais desfavorecido ou extremamente pobre [INCORRETO].
Para ampliar os estudos sobre esta temática recomendo as seguintes leituras:
IAMAMOTO, Marilda Villela. Renovação e conservadorismo no serviço social: ensaios críticos.
MONTAÑO, Carlos. A natureza do serviço social: um ensaio sobre sua gênese, a especificidade e sua reprodução.
SPOSATI, Aldaíza de Oliveira. Assistência na trajetória das políticas sociais brasileiras: uma questão em análise.
________________. A Menina Loas: um processo de construção da assistência social.
-
A política de assistência social desempenha importante papel como auxiliar das demais políticas sociais; ela se ocupa, em cada política social, dos segmentos de classe, porem a todas as classes que necessitam de apoio e não somente a extremamente pobre.
Q = ERRADA
-
Questão cobra um pouco de conhecimento doutrinario quanto a temática, contudo a partir dos conhecimentos advindos do art. 203 da CF é notório que assistência social será prestada " A QUEM DELA NECESSITAR", já na LOAS esse ponto tem base nos termos da PROTEÇÃO SOCIAL BÁSICA E ESPECIAL, respetivamente em tese gira em torno de algumas palavras chaves: VULNERABILIDADE E RISCO SOCIAL E FORTALECIMENTO DE VÍNCULOS (PSB art. 6-A, I) VIOLAÇÃO DE DIREITOS E RECONSTRUÇÃO DE VÍNCULOS ( PSE, art. 6-A, II). O candidato tendo o dominío desses pontos ele terá grande probabilidade de acerto nas questões.
Instagram @profavanleao + Dicas INSS e Carreiras Sociais e Socioeducativas.
-
Eu não vi a questão restringindo SOMENTE ao pobres não não, estranhoooo.