SóProvas


ID
2865892
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2018
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

A respeito do planejamento como atribuição e competência do serviço social nas diversas esferas de atuação, como o setor público, o privado e o terceiro setor, julgue o item subsecutivo.

O programa é o instrumento do planejamento entendido como o de maior nível de detalhamento das ações e de menor âmbito de abrangência, por ser um documento de setorização do plano e de referência para o projeto.

Alternativas
Comentários
  • Programa:

    -Mais detalhado que o plano;

    -Menos genérico;

    -Tem uma abrangência menor que o plano e maior que o projeto;

    -Traz um conjunto de projetos.



    Prof. Welber Gontran

  • O programa é, basicamente um aprofundamento do plano: os objetivos setoriais do plano irão constituir os objetivos gerais do programa. " È o documento que detalha por setor , a política , diretrizes , metas e medidas instrumentais . É a setorização do plano".

    O programa estabelece o quadro de referência do projeto, no entanto, " é algo mais que um punhado de projetos, pois pressupõe, também, vinculação entre os projetos componentes:

     

    São os elementos básicos do programa:

     

    · a síntese de informações sobre a situação a ser modificada com a programação;

    · a formulação explicita das funções efetivamente consignadas aos órgãos e/ou serviços ligados ao programa, com  

     responsabilidades em sua execução;

    · a formulação de objetivos gerais e específicos e a explicitação de sua coerência com as políticas , diretrizes e 

     objetivos do sistema maior, e de sua relação com os demais programas do mesmo nível;

    · a estratégia e a dinâmica de trabalho a serem adotadas para a realização do programa;

    · as atividades e os projetos que comporão o programa , suas interligações, incluindo a apresentação 

     sumária de objetivos e de ação;

    · os recursos humanos , físicos e materiais a serem mobilizados para sua realização;

    · a explicitação das medidas administrativas necessárias para sua implantação e manutenção. 

  • A distinção básica entre plano, programa e projeto está, portanto, no nível de agregação de decisões e no detalhamento das operações de execução, ou seja, o plano tem maior nível de agregação de decisões que o programa e este, mais que o projeto. Por outro lado, o projeto tem maior detalhamento das operações a serem executadas que o programa e este, mais que o plano.

  • O estudo dos artigos de Nogueira e Mioto “Sistematização, Planejamento e Avaliação das Ações dos Assistentes Sociais no Campo da Saúde”, e de Joaquina Barata Teixeira “Formulação, administração e execução de políticas públicas” agregam conhecimento e nos permite obter êxito na resolução desta alternativa.

     

    http://www.fnepas.org.br/pdf/servico_social_saude/texto2-6.pdf

    http://cressrn.org.br/files/arquivos/5x595ziU0wuEf5yA63Zw.pdf

     

    Bons estudos.

     

  • Gente, não entendi essa questão!

    No texto da Barata diz que a diferença está no nível de abrangência e que o programa tem maior detalhamento que o plano, mas a menor unidade, no geral e seguindo essa lógica, com mais detalhamento, não seria o projeto ???

    Ela diz: O projeto é a menor unidade do processo de planejamento. Trata-se de um instrumento técnico-administrativo de execução de empreendimentos específicos ... [...] A distinção básica entre plano, programa e projeto está, portanto, no nível de agregação de decisões e no detalhamento das operações de execução, ou seja, o plano tem maior nível de agregação de decisões que o programa e este, mais que o projeto. Por outro lado, o projeto tem maior detalhamento das operações a serem executadas que o programa e este, mais que o plano, p.556. (Formulação, administração e execução de políticas públicas, Joaquina Barata Teixeira).

    Alguém me mostre o por quê da questão estar certa, por favor? kkk

  • Faço das palavras da Lara Lisboa, as minhas palavras.

  • Acredito que o avaliador retirou essa questão deste artigo:

    ...é por meio da planificação que o planejamento se realiza. O plano define e delineia as ações de forma mais ampla, isto é, considera e propõe ações relacionadas à estrutura organizacional como um todo orientando os demais níveis de detalhamento das ações. Um programa podemos dizer que é o momento/documento de setorização do plano e de referência para o projeto, QUE por sua vez pode ser entendido como o instrumento de maior nível de detalhamento das ações e de menor âmbito de abrangência. (BAPTISTA,2002).

    (PLANEJAMENTO EM SERVIÇO SOCIAL: TENSÕES E DESAFIOS NO EXERCÍCIO PROFISSIONAL. Revista Temporalis)

    Obs: pronome relativo "que" retomando o termo projeto e não o termo programa.

    Para mim essa questão deveria estar errada, pois a primeira parte da frase refere-se ao projeto e não ao programa como afirma a questão.

    Fonte:

    http://webcache.googleusercontent.com/search?q=cache:FkyqcCgzRlwJ:periodicos.ufes.br/temporalis/article/download/11943/10111+&cd=1&hl=pt-BR&ct=clnk&gl=br

  • Lara Lisboa, a questão se auto explica após a vírgula: "por ser um documento de setorização do plano e de referência para o projeto". Também caí nessa, era uma pegadinha da Cespe para os apressadinhos...quem leu com calma acertou.

  • Eu só acho que essa questão deveria ser anulada.

    Quando o documento diz respeito a propostas relacionadas à estrutura organizacional por inteiro, temos um PLANO. Quando se refere a um setor ou região, temos um PROGRAMA. Quando se detém no detalhamento de alternativas singulares de intervenção, temos um PROJETO.

    *** Quanto maior o âmbito e menos o nível de detalhamento, mais o documento se caracteriza como um plano; Quanto menor o âmbito e maior o grau de detalhamento, mais ele terá características de projeto.***

    Prof. Welber Gontran

  • Li, reli e continuo achando que está errada, visto que o primeiro período se refere ao projeto.

  • Gente, eis a resposta ara nossas dúvidas

    Compreendendo que é por meio da planificação que o planejamento se realiza convém explicitar o que se entende por seus instrumentos. O plano define e delineia as ações de forma mais ampla, isto é, considera e propõe ações relacionadas à estrutura organizacional como um todo orientando os demais níveis de detalhamento das ações. Um programa podemos dizer que é o momento/documento de setorização do plano e de referência para o projeto, que por sua vez pode ser entendido como o instrumento de maior nível de detalhamento das ações e de menor âmbito de abrangência. (BAPTISTA, 2002).

  • Quando Batista fala, por sua vez, está se referindo ao projeto e não ao plano. Questão errada.

  • ,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,
  • Vamos pedir comentário do professor! Não consigo ver a questão como certa.

  • Questão esquisita, para dizer o mínimo. Na verdade, deveria ter sido anulada ou mudado o gabarito para errada.

    Vamos lá! Do maior para o menor: Plano → Programa → Projeto

    O instrumento do planejamento de menor âmbito de abrangência e maior detalhamento é o projeto. O único trecho correto da assertiva é que o programa um documento de setorização do plano e de referência para o projeto.

    Gabarito: Certo. Mas passível de anulação ou mudança para Errado

  • Também acho que a questão deveria ser anulada... errei pq pra mim a resposta é projeto.

  • Vai ler metade da sentença, vai... aff... errei merecidamente