SóProvas


ID
2865925
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2018
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

A respeito da Política Nacional de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora, julgue o item que se segue.

De acordo com o princípio da descentralização, é atribuição privativa de cada estado, em seu território, desenvolver ações de atenção à saúde do trabalhador, a construção da atenção integral à saúde do trabalhador e a responsabilidade sanitária.

Alternativas
Comentários
  • Hierarquização e descentralização - compreende a consolidação do papel do município como instância efetiva de desenvolvimento das ações de vigilância em saúde do trabalhador, integrado e apoiado pelos níveis regional, estadual e federal do Sistema Único de Saúde, em função de sua complexidade e considerando sua organização em redes e sistemas solidários.

  • Seria no âmbito do princípio da Integralidade e não da Descentralização.

  • Art. 5º A Política Nacional de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora observará os seguintes princípios e diretrizes:

    I – universalidade;

    II – integralidade;

    III – participação da comunidade, dos trabalhadores e do controle social;

    IV – descentralização;

    V – hierarquização;

    VI – equidade; e

    VII – precaução.

    3. Deve-se, no âmbito da Política Nacional de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora observar a diretriz organizativa da descentralização, o que requer a consolidação do papel do Município como instância efetiva de desenvolvimento das ações de atenção à saúde do trabalhador em seu território, de acordo com as necessidades e características de suas populações.

    A intersetorialidade permite o estabelecimento de espaços compartilhados entre instituições e setores de governos e entre diferentes esferas de governo – federal, estadual e municipal, que atuam na produção da saúde, na formulação, implementação e acompanhamento de políticas, públicas e privadas, que possam ter impacto sobre a saúde da população. Nos estados e municípios envolve órgãos dos governos locais, estaduais e municipais, estruturas derivadas dos ministérios que atuam nas regiões, tais como Superintendências Regionais do Trabalho e Emprego (SRTE), Superintendências Regionais do Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS) e unidades descentralizadas da Fundacentro, Ministério Público, universidades, centros de pesquisas, entre outros.