GABARITO: LETRA B
A) a expansão da área voltada à saúde do trabalhador não guarda relação com as investidas do capital em sua nova ordem na relação capital e trabalho, assim como com a sua inclusão nas políticas públicas e na saúde coletiva. → incorreto, visto que guarda uma direta relação com as investidas do capital.
B) o Movimento da Reforma Sanitária é considerado um marco da área e da denominação “saúde do trabalhador”, ao estabelecer, através do Sistema Único de Saúde (SUS), os procedimentos de orientação a serem seguidos para instrumentalização das ações e dos serviços de saúde voltados para a saúde do trabalhador.
C) as doenças apresentadas pelo trabalhador, ou coletivo de trabalhadores, sofrem, majoritariamente, a influência das condições socioeconômicas que possua, da moradia, do que se alimenta e dos hábitos sociais que cultiva, sendo pouca ou nenhuma a influência que as condições de trabalho exercem sobre possíveis doenças que venha a apresentar. → incorreto, visto que é uma enorme influência que as condições de trabalho causam, levando às doenças.
D) o entendimento da relação entre o processo saúde-doença e trabalho, para o Serviço Social, requer apenas o domínio teórico acerca da dinâmica do capital e determinações que traz para o desempenho do trabalhador ao longo da cadeia produtiva, não sendo necessário empreender maior incursão quanto à concepção de saúde do trabalhador, à concepção de saúde, aos determinantes sociais do processo saúde-doença e à proteção social, que conformam os quatro pilares atinentes à saúde do trabalhador. → incorreto, visto que não é apenas o teórico, é perpassado por diferentes domínios.
E) na área da saúde do trabalhador, o assistente social poderá atuar na Atenção Básica à Saúde, Centros de Referência em saúde do trabalhador, Hospitais Públicos ou Privados e Serviços Ambulatoriais Referenciados, Serviços de Reabilitação, voltados para o desenvolvimento de programas centrados na saúde do trabalhador, sindicatos, dentre outros. Porém, sendo também trabalhador assalariado, ao Assistente Social, em sendo pressionado nos serviços em que atua pelos empregadores, representantes das empresas e do mercado, para não executá-los, por contrariar os seus interesses, é facultado abdicar das premissas apontadas em seu Código de Ética Profissional, ao alegar o imperativo de sua necessidade de subsistência. → incorreto, o quê foi apresentado é vedado ao Assistente Social, o profissional deve sempre seguir aquilo que está apontado no Código de Ética vigente, de 1993.
FORÇA, GUERREIROS(AS)!! ☺