-
"A maioria de órgãos federais e das instituições públicas e privadas realiza eventos, programas e ações de promoção e prevenção da saúde" pegou mal. Sabemos que infelizmente não é bem assim.
-
Não condiz com a realidade, mas ok.
-
Pode até ser que as públicas realizem (considerando politicas publicas no combate ao suicídio), mas as privadas? a maioria delas realiza eventos, programas e ações de promoção e prevenção da saúde?
Sério, CESPE, vc me lasca! hehehe
-
Infelizmente não importa se acontece ou não na realidade.
É o que diz nas Leis, resoluções, docs.
-
Analisando...
"Considerando que os transtornos mentais estão entre as principais causas que levam ao afastamento do trabalho e aumentam o risco de suicídio, a maioria dos órgãos federais e das instituições públicas e privadas realiza eventos, programas e ações de promoção e prevenção da saúde, como, por exemplo, o denominado Setembro Amarelo".
De fato é verdade que transtornos mentais levam ao afastamento do trabalho, aumentam o risco ao suicídio. A questão aí das ações de prevenção, promoção a saúde existem mas não é bem "a maioria". O setembro amarelo é algo bem recente, é uma campanha brasileira de prevenção ao suicídio, iniciada em 2015. É uma iniciativa do Centro de Valorização da Vida (CVV), do Conselho Federal de Medicina (CFM) e da Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP). Escolas, faculdades, algumas instituições até trabalham mas dizer que ações pontuais são "maioria" é coisa da Cespe mesmo viu.
-
Esta questão envolve atualidade, por isso muitos se engaram ao marcar a alternativa errada.
-
Pessoal essa questão é bem atual, e sim, as grandes corporações, sobretudo, aquelas que tem os programas de RS e QSMS realizam sim, mesmo pq são condicionalidades impostas pela legislação. Se n cumprirem podem não renivar as licenças que precisam ( a ex das empresas de obras) o fato é, a despeito da motivação, essas campanhas são efetivamente realizadas e ajudam e muito os colaboradores que as vezes até tem indícios de doença mental, mas q efetivamente nem conseguem identificar e consequentemente, tratar.
-
É uma campanha de prevenção ao suicídio. A iniciativa do setembro amarelo é um desdobramento do Dia Mundial de Prevenção do Suicídio, que acontece no dia 10 de setembro. Ela visa promover e ampliar a discussão e ações sobre o tema.
O setembro amarelo existe desde 2015. JÁ FOI QUESTÃO DE PROVA.
Aocp 2017
Setembro Amarelo é uma campanha de conscientização sobre a prevenção do suicídio, com o objetivo direto de alertar a população a respeito da realidade do suicídio no Brasil e no mundo e suas formas de prevenção. Ocorre no mês de setembro pelo fato de ser no dia 10 desse mês o dia mundial de prevenção do suicídio. Esse movimento acontece no Brasil desde meados da década de 1990, quando o tema passou a ser amplamente discutido. Errado
Existe desde 2015