SóProvas


ID
2866033
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2018
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

A respeito da história e da constituição da categoria dos profissionais de serviço social em suas dimensões políticas, culturais e organizacionais, julgue o item a seguir.

O Código de Ética Profissional do Assistente Social editado em 1986 preconizou o compromisso da categoria, por meio da prática profissional, com os interesses da classe trabalhadora, o que representou uma oposição ao neotomismo.

Alternativas
Comentários
  •   A reduzida acumulação no terreno da reflexão ética comprometeu o Código de 1986.Seus indiscutíveis avanços, que o tornaram um marco na história do Serviço Social no Brasil, se concretizaram no domínio da dimensão política (recorde-se, uma vez mais, que o político extrapola amplamente o partidário), coroando o rompimento com o conservadorismo na explicitação frontal do compromisso profissional com a massa da população brasileira, a classe trabalhadora. Entretanto, outras dimensões – éticas e profissionais – não foram suficientemente aclaradas, o que obrigou, em pouco tempo, à sua revisão. 

  • Item CERTO

  • O Código de Ética de 1986 foi o primeiro código a romper com o conservadorismo e a neutralidade.

  • GABARITO: CERTO

    Com os “ventos democráticos” dos anos 80, inaugura-se o debate da Ética no Serviço Social, buscando-se romper com a ética da neutralidade e com o tradicionalismo filosófico fundado na ética neotomista e no humanismo cristão. Assume-se claramente no Código de Ética Profissional, aprovado em 1986, a ideia de “compromisso com a classe trabalhadora”. O Código de Ética Profissional traz também outro avanço: a ruptura com o corporativismo profissional, inaugurando a percepção do valor da denúncia (inclusive a formulada por usuários).

    FORÇA, GUERREIROS(AS)!! ☺