SóProvas


ID
2866087
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2018
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

A respeito da associação de agentes químicos contaminantes liberados no ambiente e seus efeitos no ser humano, julgue o item subsecutivo.


Trabalhadoras de tinturaria, responsáveis pelo setor de lavagem a seco, podem apresentar distúrbios neurológicos e problemas no ciclo menstrual devido à manipulação do solvente hidrocarboneto aromático percloroetileno.

Alternativas
Comentários
  • pessoas que trabalham com tintas, até de cosméticos pode ter esse problema menstrual.

  • CERTO!

    "O solvente tetracloroeteno, comercialmente conhecido como percloroetileno ou simplesmente PERC (sigla em português) ou PCE (sigla em inglês), é usado largamente na indústria de lavagem a seco como agente de limpeza.

    Esse solvente também é utilizado em tinturarias, indústrias têxteis, indústrias de limpeza, fábricas de borrachas laminadas como desengraxantes de metais e por fabricantes do gás clorofluorcarbonetos (CFC) (Anvisa, 2004).

    Em homens e mulheres, são três as principais vias de contaminação desse solvente: por inalação de seus vapores, por absorção pelo trato gastrointestinal e por absorção pela pele. Dentro de certas condições de trabalho, um excesso de exposição ao percloroetileno pode causar irritação de pele, olhos, garganta e nariz e provocar dores de cabeça, tonturas e náuseas."