SóProvas


ID
2866963
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2018
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Considerando que, ao planejar um curso de formação continuada de docentes, a equipe pedagógica de uma instituição de ensino opte por adotar uma metodologia sob a perspectiva dialética, julgue o item subsequente.

De acordo com a metodologia sob a perspectiva dialética, o conhecimento é construído pelo sujeito na sua relação com os outros e com o mundo; assim, sob essa perspectiva, para que o conteúdo apresentado pelo professor se transforme em conhecimento do aluno, esse conteúdo deve ser trabalhado e reelaborado pelo educando.

Alternativas
Comentários
  • Gab: CERTO


    Uma metodologia na perspectiva dialética baseia-se em outra concepção de homem e de conhecimento. Entende o homem como um ser ativo e de relações. Assim, entende que o conhecimento não é "transferido" ou "depositado" pelo outro (conforme a concepção tradicional), nem é "inventado" pelo sujeito (concepção espontaneísta), mas sim que o conhecimento é construído pelo sujeito na sua relação com os outros e com o mundo. Isto significa que o conteúdo que o professor apresenta precisa ser trabalhado, refletido, re-elaborado, pelo aluno, para se constituir em conhecimento dele. Caso contrário, o educando não aprende, podendo, quando muito, apresentar um comportamento condicionado, baseado na memória superficial.


    Fonte: http://www.celsovasconcellos.com.br/Textos/MDSA-AEC.pdf

  • Dialética é uma palavra com origem no termo em grego dialektiké e significa a arte do diálogo, a arte de debater, de persuadir ou raciocinar.

    Assim, a dialética é um debate onde há ideias diferentes, exposição de pensamento e, claro, onde há direito de resposta. Na metodologia dialética em uma perspectiva pedagógica, o objeto do conhecimento implica uma ação educativa no sentido de desafiar, estimular, provocar e auxiliar o sujeito (aluno) a estabelecer uma relação significativa com o objeto (conteúdo). Freire (1996) nos diz sobre isso, quando aponta a curiosidade ingênua de um aluno se tranformando em uma curiosidade crítica e cada vez mais independente e transformadora.

  • O construtivismo tem uma relação ambígua entre origem e derivação do conhecimento. A

    concepção construtivista afirma que a aprendizagem se dá na medida em que se constrói algum

    conhecimento novo, agindo e problematizando para que de fato ocorra a aprendizagem. Esta tese

    epistemológica defende o papel ativo do sujeito na criação e modificação de suas representações

    do objeto do conhecimento. A aprendizagem, nessa concepção, ocorre por meio de movimento

    dialético em que o sujeito influencia o meio e vice-versa. Nesse contexto, o Construtivismo dá ênfase

    à interação sujeito – objeto.

    A concepção epistemológica construtivista influenciou a Pedagogia Histórico-Crítica de Dermeval

    Saviani (ou também chamada de Tendência pedagógica Progressista “crítico-social dos conteúdos”,

    conforme classificação de Libâneo).

  • Visões sobre o conhecimento, o saber:

    O conhecimento é transferido pelo professor para o aluno = concepção tradicional.

    O conhecimento é construído entre professor e aluno considerando o mundo ao redor = concepção dialética, prestigiada atualmente.