SóProvas


ID
2866996
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2018
Provas
Disciplina
Administração Pública
Assuntos

Para refazer o plano de desenvolvimento institucional (PDI) de determinada universidade, foram criadas diversas equipes, compostas por representantes de todas as áreas de atuação da instituição. Em suas reuniões, as equipes estabeleceram estratégias de trabalho e prazos de execução de cada etapa, bem como estipularam momentos intermediários de discussão em conjunto e espaços de consulta pública, com a finalidade de proporcionar a participação de toda a comunidade escolar na construção do plano. Ao final do processo, uma das equipes formatou o documento, que foi submetido ao conselho superior para aprovação.

A respeito dessa situação hipotética, julgue o item a seguir, acerca de planejamento participativo.


A situação apresentada ilustra um modelo burocratizado de organização que se sustenta na divisão do trabalho e na fragmentação da ação educativa.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito Errado!


    Likert propôs, dentre outros, o modelo Participativo, caracterizado por um estilo de liderança mais democrático, onde todos participam ativamente da tomada de decisões; existe boa comunicação em todos os sentidos e atinge-se um bom nível de motivação. Este modelo não adere às organizações tradicionais mecanicistas e é mais facilmente aplicável às organizações modernas, ditas orgânicas.


    facebook.com/admfederal

  • Se foi feito em equipe com a participação de outras pessoas não pode ser burocrático!

  • A estrutura burocrática costuma não atentar ao ambiente externo. Só de citar "consulta pública" já invalida a questão. Burocracia rima com normas e procedimentos padrões.

  • GAB ERRADO

     

    MODELO BUROCRÁTICO

     

    → EXCESSIVAMENTE ADMINISTRATIVO

     

    → FORMALISMO [ ENGESSAMENTO DA AUTONOMIA

    No formalismo não há espaço para autonomia, e sim para a centralização do poder, com regras e diretrizes.

     

    →  IMPESSOALIDADE

    As pessoas não se relacionam entre si, o relacionamento ocorre entre cargos e funções. As pessoas não falam além do necessário, não se comunicam, não se conhecem.

     

    → PROFISSIONALISMO: onde as competências técnicas tem muito mais valor do que competências interpessoais.

     

    MODELO CONTEMPORÂNEO PARTICIPATIVO

     

    Já nos modelos contemporâneos, o que vale mesmo é compartilhamento, colaboração e confiança. A base da pirâmidade, que é o pessoal operacional, tem muito mais autonomia para trabalharem e, com isso, as empresas ganharam em flexibilidade e agilidade nos processos. Neste modelo, a atuação em equipes é privilegiada e a autonomia dos colaboradores é muito maior. Autonomia maior significa comprometimento maior com a empresa, refletindo na produtividade e nos resultados de uma forma geral.

     

    QUAL O MELHOR MODELO?

     

    Sem dúvida, o modelo contemporâneo. Pelo simples fato de fazer com que os colaboradores tenham autonomia e sintam-se co-proprietários dos processos organizacionais. Esta autonomia reflete em responsabilidade, comprometimento. O ambiente fabril comprometido com os resultados torna-se mais produtivo, mais amistoso, mais sociável e não menos responsável.

     

    Além disso, o ambiente contemporâneo favorece a inovação. Sabemos que muitos fatores inibidores à inovação ainda existem – tais como chefias contrárias às mudanças, cultura da empresa, recursos escassos, falta de visão da empresa, missão conflitante, etc, porém a inovação apenas ocorre em ambientes favoráveis que, como vimos é o ambiente contemporâneo, pois onde todos estão comprometidos com os objetivos da empresa, torna-se mais produtivo. E comprometimento traduz-se em atitude de aprendizado, liderança, trabalho em equipe, comunicação participativa e, principalmente em prazer ao realizar o trabalho. Tudo isto favorece a um ambiente inovador, desde que o transgressor (aquele que é considerado inovador, pois sairá da zona de conforto, do lugar comum).

     

     

    https://sandrocan.wordpress.com/2012/05/04/diferencas-entre-o-modelo-burocratico-e-o-modelo-contemporaneo-2/

  • Eu analisei a questão pela ótica de que a estrutura burocrática tem como característica uma estrutura hierárquica rígida, portanto no modelo burocrático não há que se falar em trabalho em equipe. Pelas características citadas na questão a que mais se aproxima seria a estrutura Adhocrática.

    Estrutura Adhocrática:

    • Temporária
    • Busca aproveitar as habilidades dos diferentes especialistas que existem dentro da empresa para projetos específicos
    • É uma estrutura exatamente oposta à estrutura burocrática
    • A hierarquia é deixada de lado, os empregados trabalham com um relacionamento baseado no conhecimento e na competência
    • Há bastante liberdade para executar o trabalho, isto é, existem pouquíssimas regras e procedimentos.
    • As equipes temporárias de trabalho são autônomas, autossuficientes, multidisciplinares e buscam realizar trabalhos específicos, com inovação e criatividade. O principal mecanismo de coordenação é o ajustamento mútuo, e o ponto-chave é a assessoria de apoio. É indicada para ambientes instáveis, mutáveis, complexos e dinâmicos.