SóProvas


ID
2867077
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2018
Provas
Disciplina
Engenharia de Produção
Assuntos

Ao completar setenta anos de existência, determinada organização, que tem como atividade finalística a produção de vestimentas profissionais para grandes empresas, foi transferida para um galpão próprio, de 800 m2 , onde pôde finalmente automatizar a linha de produção.

Considerando essa situação hipotética, julgue o item a seguir.


Partindo-se do princípio de que o modelo de produção adotado nas dependências antigas não apresentava qualquer automação e que as estações de trabalho eram dispostas em uma sequência lógica da linha de produção (corte, costura, acabamento, embalagem), é correto afirmar que o modelo de fluxo anteriormente adotado pela organização foi substituído pelo de produção intermitente.

Alternativas
Comentários
  • Segundo Slack (2002), em manufatura existem os seguintes tipos de processos (em ordem de volume crescente e variedade decrescente):

    1) Processos de Projeto: caracterizam-se por serem bastante customizados. Portanto possuem baixo volume e alta variedade. Ex.: construção de prédios, navios, filmes, etc.

    2) Processos de jobbing: também lidam com o baixo volume e alta variedade. Entretanto, nesse tipo de processo, os recursos de operação são compartilhados, enquanto em Projetos são exclusivos. Ex.: alfaiates, ferreiros, gráficas, etc.

    3) Processos em lotes ou bateladas (ou intermitentes): parecido com o jobbing, mas nesse caso o volume de produção é maior. Ex.: produção de peças de equipamentos, produção de alimentos congelados, produção de roupas (que é o caso da questão).

    4) Processos de produção em massa: estes são os que produzem bens em alto volume e variedade menor. Uma fábrica de automóveis, por exemplo, poderia produzir diversos modelos de carros. É, entretanto, essencialmente uma operação em massa porque as diferentes variantes de seu pró­prio produto não afetam o processo básico de produção. As atividades na fábrica de automóveis, como todas as operações em massa, são essencial­mente repetitivas e amplamente previsíveis.

    5) Processos contínuos: neste tipo de processo, o volume é ainda maior e a variedade menor também. Nor­malmente, operam por períodos de tempo muito mais longos. Às vezes, são literalmente contínuos no sentido de que os produtos são inseparáveis, e produzidos em um fluxo ininterrupto.

    Gabarito: Certo.

  • o comentário não explica a questão pois produção de roupas pode ser intermitente, pode ser em massa, etc tem que entender o conceito. Não entendi a pegadinha de questão ainda . . . .
  • Compartilho do mesmo pensamento.

  • Entendo que a produção passou do modelo de produção "jobbing" para "Intermitente/Lote/Batelada", pois como ocorreu a automatização da linha de produção, houve aumento do volume de produção em relação ao modelo anterior que não apresentava qualquer automação.

    ---

    Nesse tipo de sistema, o processo de produção é realizado por lotes, podendo ser sob encomenda (produtos únicos ou diferenciados) ou seguindo a demanda das vendas.

    No caso se a produção é feita por lotes, após um produto ser finalizado na linha de produção, outro produto irá ser produzido nas mesmas máquinas que produziram o produto recém finalizado.

    Se a produção é feita por encomendas, a companhia seguirá a produção conforme solicitado pelo cliente.

    Fonte: https://www.voitto.com.br/blog/artigo/sistemas-de-producao

  • ngm sabe dizer direito pq a pergunta ta certo ou errado, pqp!!!

  • Mais uma questão muito mal elaborada, o enunciado não dá informações suficientes para afirmar nada. Achei extrapolação esse gabarito.