-
"Um sistema ERP é dividido em módulos integrados entre si, a partir de uma única base de dados. Assim, o gestor pode ter uma visão departamental (Contábil, financeiro, estoque, faturamento, etc.) e por segmento (as particularidades e especificações gerais do papel que os setores exercem dentro da organização) da organização."
Fonte: https://blog.alterdata.com.br/entenda-como-o-sistema-erp-integra-a-sua-empresa/
Gabarito: Certo
-
Discordo do gabarito. Vejamos o que o Slack (2002, p. 474) diz:
"Os sistemas de ERP permitem que as decisões e a base de dados de todas as partes da organização sejam integradas, de modo que as consequências das decisões de uma parte da organização sejam refletidas nos sistemas de planejamento e controle do restante da organização. De fato, embora a integração de várias bases de dados seja o coração da força do ERP, ela é difícil de ser alcançada na prática. Isso explica por que a implantação de um ERP pode ser muito cara. Tentar fazer novos sistemas e bases de dados dialogar com antigos sistemas pode ser muito problemático."
Agora, se a banca argumentar que a integração de várias bases de dados funciona como uma única base de dados, isso faria sentido. Dessa forma, o gabarito pode ser o que a Cespe quiser.
-
A banca errou aí hein, será se esse ganarito não foi revisado e aqui continua errado?
-
Errei a questão, mas depois entendi o que ela quis dizer. Embora o ERP possua vários módulos que integram a empresa por completo (compras, RH, logística, produção e etc...) seu banco de dados é único.