-
Cadeia de valor consiste na criação de um fluxograma dos conjuntos de atividades essenciais para a agregação de valor ao produto ou serviço.
Com a cadeia de valor a empresa consegue identificar quais as etapas de produção responsáveis por agregar valor ao produto e, com isso, desenvolver uma estratégia que ajude a potencializar esses setores e os processos que não agregam nenhum valor podem ser revistos, seja como alvo de reestruturação ou corte.
De acordo com o esquema proposto por Porter, a cadeia de valor pode ser dividida em dois principais grupos de atividades:
1) Atividades primárias: logística interna; operações; logística externa; marketing; vendas; e serviço (pós-venda).
2) Atividades de apoio: aquisição; desenvolvimento de tecnologias; gerência de recursos humanos; e infraestrutura da empresa.
-
Michael Porter no livro “Vantagem Competitiva” criou um quadro de referência para diagnosticar como uma empresa pode implementar as estratégias genéricas.
Um conceito central nessa implantação é o de vantagem competitiva. Vantagem competitiva corresponde à diferença de valor agregado que uma organização entrega para seus clientes em comparação a seus concorrentes.
O que Porter propõe é um modelo de referência para identificar as fontes de vantagem competitiva, ou seja, qual é o setor ou atividade dentro da empresa que justificaria essa vantagem competitiva que a Apple possui?
Para responder a essa pergunta utilizamos o modelo denominado de cadeia de valor.
Para melhor compreensão vejamos um trecho da obra de Porter: " A vantagem competitiva não pode ser compreendida observando-se a empresa como um todo. Ela tem sua origem nas inúmeras atividades distintas que uma empresa executa no projeto, na produção, no marketing, na entrega e no suporte de seu produto. Cada uma destas atividades pode contribuir para a posição dos custos relativos de uma empresa, além de criar uma base para a diferenciação (Porter, 1989, p.31)."
Note, portanto, que diferentes atividades podem atuar como base para diferenciação de uma empresa, por isso é relevante que haja uma atuação do gestor tanto nas atividades primárias (aquelas que entregam valor diretamente ao cliente) quanto nas atividades secundárias (apoio).
Gabarito: CERTO
-
Certo.
A cadeia de valor relaciona as diversas atividades estratégicas relevantes da organização e as segmenta em atividades principais/primárias (processos essenciais) e atividades de apoio/secundárias (processos de apoio).
De fato, ao pensar na cadeia de valor, a organização deve considerar ambas as atividades.
-
Gabarito Certo
complementando
Cadeia de valor pode ser conceituada como as atividades físicas e tecnológicas que a empresa desempenha para a criação de um produto final para seus clientes. Em outras palavras, é um conjunto de atividades que a empresa realiza para elaborar, produzir e comercializar os seus produtos e serviços. Ou seja, ela demonstra todas as etapas, desde a entrada da matéria-prima e sua transformação em produto, até a chegada deste produto ao cliente final.
A cadeia de valor relaciona as diversas atividades estratégicas relevantes da organização e as segmenta em atividades principais (ou primárias) e atividades de apoio (ou secundárias).
-Atividades principais (ou primarias): são aquelas relacionadas ao “caminho” completo que um produto percorre, ou seja, vai desde a recepção da matéria-prima, fabricação do produto, comercialização deste produto no mercado, distribuição aos clientes e, inclusive, o serviço de pós-venda.
As atividades primárias são as seguintes:
- Logística interna (ou Logística de entrada);
- Operações;
- Logística externa (ou Logística de saída);
- Marketing e Vendas;
- Serviços.
-Atividades de apoio (ou secundárias): são aquelas que dão suporte às atividades primárias. Vejamos quais são elas:
- Aquisição (compras);
- Desenvolvimento de tecnologia;
- Gerência de Recursos Humanos;
- Infraestrutura da empresa.
fonte: material estratégia concursos - Prof. Stefan Fantini