SóProvas


ID
2867521
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2018
Provas
Disciplina
Nutrição
Assuntos

O modelo transteórico é um instrumento criado na década de oitenta do século passado para auxiliar na compreensão sobre mudanças comportamentais relacionadas à saúde. De acordo com esse modelo,


em algumas situações, o indivíduo não é capaz de se manter no mesmo estágio de mudança e nada impede que sua classificação regrida, já que as recaídas podem ser comuns e levarem a uma evolução dinâmica desse modelo.

Alternativas
Comentários
  • "Há uma tendência de analisar os estágios de mudança de comportamento como uma seqüência estática e linear. Contudo, observa-se que freqüentemente indivíduos classificados em ação não conseguem manter suas estratégias na primeira tentativa, o que promove uma nova classificação do indivíduo em estágios anteriores."

    Abordagem do modelo transteórico no comportamento alimentar.Transtheoretical model approach in eating behavior (Natacha Toral, Betzabeth Slater)

  • O modelo transteórico utiliza estágios de mudança para integrar processos e princípios de mudança provenientes das principais teorias de intervenção, o que explica o prefixo "trans" de sua nomenclatura29. Freqüentemente, é também denominado modelo de estágios de mudança de comportamento. De acordo com esse modelo, as alterações no comportamento relacionado à saúde ocorrem por meio de cinco estágios distintos: pré–contemplação, contemplação, decisão, ação e manutenção28. Cada estágio representa a dimensão temporal da mudança do comportamento, ou seja, mostra quando a mudança ocorre e qual é seu grau de motivação para realizá–la31.


    Pré-contemplação;

     Contemplação;

     Preparação;

     Ação;

     Manutenção;

     Recaída


    http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-81232007000600025