SóProvas


ID
2867569
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2018
Provas
Disciplina
Nutrição
Assuntos

Considerando as diretrizes da Política Nacional de Alimentação e Nutrição (PNAN) e a Promoção da Alimentação Adequada e Saudável (PAAS), julgue o item a seguir.


A PNAN apresenta diretrizes que indicam as linhas de ação para a promoção da saúde da população e discute práticas alimentares apropriadas aos aspectos biológicos e socioculturais dos indivíduos, além do uso sustentável do meio ambiente.

Alternativas
Comentários
  • Diretrizes da PNAN:

    1. Organização da Atenção Nutricional;

    2. Promoção da Alimentação Adequada e Saudável;

    3. Vigilância Alimentar e Nutricional;

    4. Gestão das Ações de Alimentação e Nutrição;

    5. Participação e Controle Social;

    6. Qualificação da Força de Trabalho;

    7. Controle e Regulação dos Alimentos;

    8. Pesquisa, Inovação e Conhecimento em Alimentação e

    Nutrição;

    9. Cooperação e articulação para a Segurança Alimentar e

    Nutricional.

    A segunda diretriz de forma abrangente:

    2 . Promoção da Alimentação Adequada e Saudável Entende-se por alimentação adequada e saudável a prática alimentar apropriada aos aspectos biológicos e socioculturais dos indivíduos, bem como ao uso sustentável do meio ambiente. 

  • CERTO


    "A PNAN apresenta diretrizes que indicam as linhas de ação para a promoção da saúde da população e discute práticas alimentares apropriadas aos aspectos biológicos e socioculturais dos indivíduos, além do uso sustentável do meio ambiente."


    A parte após a vírgula só serviu pra confundir (quase erro essa), mas na diretriz 4.2 da PNAN (Promoção da Alimentação Adequada e Saudável, página 31) tem-se uma transcrição quase que literal da assertiva do Cespe:


    "Entende-se por alimentação adequada e saudável a prática alimentar apropriada aos aspectos biológicos e socioculturais dos indivíduos, bem como ao uso sustentável do meio ambiente. [...].

  • 4.2 Promoção da Alimentação Adequada e Saudável: Entende-se por alimentação adequada e saudável a prática alimentar apropriada aos aspectos biológicos e socioculturais dos indivíduos, bem como ao uso sustentável do meio ambiente. Ou seja, deve estar em acordo com as necessidades de cada fase do curso da vida e com as necessidades alimentares especiais; referenciada pela cultura alimentar e pelas dimensões de gênero, raça e etnia; acessível do ponto de vista físico e financeiro; harmônica em quantidade e qualidade; baseada em práticas produtivas adequadas e sustentáveis com quantidades mínimas de contaminantes físicos, químicos e biológicos.

    http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/politica_nacional_alimentacao_nutricao.pdf

    PAG - 31

  • Dentre as diretrizes do PNAN, estão a PAAS ( Promoção de Alimentação Adequada e Saudável) é uma das vertentes da promoção a saúde, conjuntos de ações (estratégias) que proporcionem aos indíviduos e coletividades a realização de práticas alimentares apropriadas aos seus aspectos biológicos, e socioculturais, bem como ao uso sustentavel do meio ambiente. 

  • 4.2 Promoção da Alimentação Adequada e Saudável

    Entende-se por alimentação adequada e saudável a prática alimentar apropriada aos aspectos biológicos e socioculturais dos indivíduos, bem como ao uso sustentável do meio ambiente. Ou seja, deve estar em acordo com as necessidades de cada fase do curso da vida e com as necessidades alimentares especiais; referenciada pela cultura alimentar e pelas dimensões de gênero, raça e etnia; acessível do ponto de vista físico e financeiro; harmônica em quantidade e qualidade; baseada em práticas produtivas adequadas e sustentáveis com quantidades mínimas de contaminantes físicos, químicos e biológicos.

    A Promoção da Alimentação Adequada e Saudável (PAAS) é uma das vertentes da Promoção à Saúde. No SUS, a estratégia de promoção da saúde é retomada como uma possibilidade de enfocar os aspectos que determinam o processo saúde-doença em nosso país. Assim, as ações de promoção da saúde constituem se formas mais amplas de intervenção sobre os condicionantes e determinantes sociais de saúde, de forma intersetorial e com participação popular, favorecendo escolhas saudáveis por parte dos indivíduos e coletividades no território onde vivem e trabalham. 

    http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/politica_nacional_alimentacao_nutricao.pdf