SóProvas


ID
2867572
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2018
Provas
Disciplina
Nutrição
Assuntos

Considerando as diretrizes da Política Nacional de Alimentação e Nutrição (PNAN) e a Promoção da Alimentação Adequada e Saudável (PAAS), julgue o item a seguir.


Estratégias que envolvem a rotulagem e informação de alimentos comercializados, a qualidade dos alimentos e a oferta de alimentos saudáveis em pequenos comércios são diretrizes do Sistema de Vigilância Alimentar e Nutricional.

Alternativas
Comentários
  • A PAAS tem como estratégia então incentivo da criação de ambientes promotores

    de alimentação adequada e saudável, oferecendo alimentos saudáveis em escolas, ambientes

    de trabalho, pequenos comércios. Tem como estratégia a educação alimentar e nutricional

    envolvendo a rotulagem e informação melhorando o perfil nutricional dos alimentos.

  • #SEDEST2019 GAB CERTO

  • Nao entendi, pra mim este seria uma diretriz da Promoção da Alimentação Adequada e Saudável e não da diretrizes do Sistema de Vigilância Alimentar e Nutricional.

  • PAAS : O elenco de estratégias na saúde direcionadas à PAAS

    envolve a educação alimentar e nutricional que se soma às

    estratégias de regulação de alimentos - envolvendo rotulagem e

    informação, publicidade e melhoria do perfil nutricional dos alimentos

    - e ao incentivo à criação de ambientes institucionais promotores

    Política Nacional de Alimentação e Nutrição

    Vigilância Alimentar e Nutricional:

    A vigilância alimentar e nutricional consiste na descrição

    contínua e na predição de tendências das condições de alimentação

    e nutrição da população e seus fatores determinantes. Deverá

    ser considerada a partir de um enfoque ampliado que incorpore a

    vigilância nos serviços de saúde e a integração de informações

    derivadas de sistemas de informação em saúde, dos inquéritos

    populacionais, das chamadas nutricionais e da produção científica.

  • Essa questão cabe recurso, pois não conseguir achar dentro da Política Nacional de 

    Alimentação e Nutrição, algo que diz que o Sistema de Vigilância Alimentar e Nutricional é responsável pela rotulagem, no caso a banca deve ter confundido com a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), que é responsável pela rotulagem dos alimentos no Brasil, olhe as fontes:

    http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/perguntas_respostas_van.pdf

    1. O que é Vigilância Alimentar e Nutricional? Vigilância Alimentar e Nutricional contempla atividades continuadas e rotineiras de observação, coleta e análise de dados e informações que podem descrever as condições alimentares e nutricionais da população.Objetiva fornecer subsídios para as decisões políticas, auxiliar no planejamento, no monitoramento e no gerenciamento de programas relacionados com a melhoria dos padrões de consumo alimentar e do estado nutricional da população.  

    http://dab.saude.gov.br/portaldab/ape_promocao_da_saude.php?conteudo=rotulagem

    Os rótulos são elementos essenciais para os consumidores, por isso as informações devem ser objetivas e precisas para que possam orientar a escolha por alimentos seguros e saudáveis na hora da compra. Entre os dispositivos legais vigentes no País, a RDC n° 256/2002 proíbe a utilização de qualquer tipo de informação ou figura que possa levar o consumidor ao engano, como expressões em outros idiomas e mensagens tendenciosas. O repasse de informações incorretas pode gerar confusão, principalmente no que tange à informação nutricional complementar e às normas sobre alimentos para fins especiais. 

    A rotulagem nutricional tornou-se obrigatória desde 2001 por resolução publicada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), mas esse regulamento necessita de revisões e atualizações. Em 2003, a rotulagem nutricional de alimentos processados foi harmonizada pelos países membros do Mercosul com a obrigatoriedade da informação do teor de sódio, gorduras saturadas e gorduras trans, hoje internalizada ao ordenamento jurídico nacional por meio das Resoluções nº 359 e nº 360, de 23 de dezembro de 2003. 

    No Brasil, a Anvisa é o órgão responsável por fiscalizar a produção e a comercialização dos alimentos, além de normatizar a sua rotulagem. O processo de fiscalização busca garantir informações corretas e compreensíveis, em linguagem menos técnica e mais acessível ao consumidor. 

    Divulgar as informações e seu correto significado é um importante papel a ser desenvolvido pelos profissionais de saúde. O uso do rótulo precisa ser incentivado como instrumento de orientação e capacitação pelos diversos segmentos da população, aumentando seu potencial de proteção e promoção da saúde. 

  • Essa questão ficou confusa

    São diretrizes da PNAN

    4.7 Controle e Regulação dos Alimentos

    A rotulagem nutricional dos alimentos constitui-se em instrumento central no aperfeiçoamento do direito à informação. O acesso à informação fortalece a capacidade de análise e decisão do consumidor, portanto, essa ferramenta deve ser clara e precisa para que possa auxiliar na escolha de alimentos mais saudáveis. Apesar do avanço normativo da rotulagem nutricional obrigatória, ainda é possível se deparar com informações excessivamente técnicas e publicitárias que podem induzir à interpretação equivocada. Dessa forma, é preciso aprimorar as informações obrigatórias contidas nos rótulos dos alimentos de forma a torná-las mais compreensíveis e estender o uso da normativa para outros setores de produção de alimentos.

    O monitoramento da qualidade dos alimentos deve considerar aspectos sanitários, como o microbiológico e o toxicológico, e aspectos do seu perfil nutricional, como teores de macro e micronutrientes, articulando-se com as estratégias de fortificação obrigatória de alimentos e de reformulação do perfil nutricional de alimentos processados com vistas à redução de gorduras, açúcares e sódio.

    4.2 Promoção da Alimentação Adequada e Saudável

    A oferta de alimentos saudáveis também deve ser estimulada entre pequenos comércios de alimentos e refeições da chamada “comida de rua”.

  • 4.7 Controle e Regulação dos Alimentos

    O planejamento das ações que garantam a inocuidade e a qualidade nutricional dos alimentos, controlando e prevenindo riscos à saúde, se faz presente na agenda da promoção da alimentação adequada e saudável e da proteção à saúde. A preocupação em ofertar o alimento saudável e com garantia de qualidade biológica, sanitária, nutricional e tecnológica à população é o produto final de uma cadeia de processos, desde a produção (incluindo a agricultura tradicional e familiar), processamento, industrialização, comercialização, abastecimento até a distribuição, cuja responsabilidade é partilhada com diferentes setores de governo e da sociedade.

    A atual complexidade da cadeia produtiva de alimentos coloca a sociedade brasileira diante de novos riscos à saúde, como a presença de agrotóxicos, aditivos, contaminantes, organimos geneticamente modificados e a inadequação do perfil nutricional dos alimentos. O avanço da tecnologia contribui para maior oferta e variedade de alimentos no mercado e alto grau de processamento dos alimentos industrializados - cuja composição é afetada pelo uso excessivo de açúcar, sódio e gorduras, gerando alimentos de elevada densidade energética. Essas novas formulações, aliadas ao aumento de consumo de refeições fora do lar, exigem adequações na regulação de alimentos.

  • 4.7 Controle e Regulação dos Alimentos 

    ...

    A PNAN e o Sistema Nacional de Vigilância Sanitária – SNVS se convergem na finalidade de promover e proteger a saúde da população na perspectiva do direito humano à alimentação, por meio da normatização e do controle sanitário da produção, comercialização e distribuição de alimentos.

  • "Estratégias que envolvem a rotulagem e informação de alimentos comercializados, a qualidade dos alimentos e a oferta de alimentos saudáveis em pequenos comércios são diretrizes do Sistema de Vigilância Alimentar e Nutricional."

    Na minha opinião, essa questão está errada, pois ele fala que são diretrizes do SISVAN, sendo que o SISVAN é um sistema e não tem caráter de promover a saúde e sim subsidiar as políticas que o fazem. Essa estratégia citada é do PNAN!

    14. Vigilância Alimentar e Nutricional é um programa de intervenção? Não. A Vigilância Alimentar e Nutricional consiste em um sistema de informações que poderá monitorar os programas de intervenção na área de alimentação e nutrição. Estas informações podem, e devem, ser utilizadas, para avaliar o impacto de outros programas de intervenção ou programas sociais em âmbito populacional ou individual. 

    Site: http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/perguntas_respostas_van.pdf

  • "A PNAN e o Sistema Nacional de Vigilância Sanitária – SNVS se convergem na finalidade de promover e proteger a saúde da população na perspectiva do direito humano à alimentação, por meio da normatização e do controle sanitário da produção, comercialização e distribuição de alimentos. O Controle e Regulação dos alimentos contemplam uma série de..."

    é o SNVS e não o SISVAN!!