Certo.
Muitos profissionais buscam técnicas e rotinas para tornar a estrutura de serviços de uma empresa mais eficiente. Nesse sentido, diferentes abordagens podem ser definidas de acordo com a forma como os problemas são evitados ou solucionados.
Em alguns casos, os gestores podem optar por uma abordagem reativa, evitando sistemas de monitoramento que podem levar à detecção prévia de falhas. Em outros, analistas podem trabalhar buscando uma gestão pautada na proatividade. Com o auxílio de algumas ferramentas, eles atuarão tentando prevenir e eliminar qualquer brecha que possa converter-se em prejuízos para a companhia e em queda de produtividade.
Naturalmente, cada estratégia possui as suas vantagens e desvantagens. O foco excessivo na proatividade pode levar a execução de tarefas que não contribuem efetivamente para a melhoria dos serviços operacionais da empresa. Já a busca por muita reatividade pode causar problemas na resolução de problemas graves.
Gerenciamento de reativo: principais características
A gerência reativa é definida pela resposta aos problemas diários após a sua detecção. Esse tipo de política não terá como principal objetivo o uso de políticas e programas que permitem a resolução de vulnerabilidades antes que elas se tornem grandes problemas.
Gerenciamento proativo: principais características
O departamento com alta proatividade busca antecipar tendências, padrões de mal funcionamento e descobrir vulnerabilidades com alta agilidade. Para atingir esse objetivo, soluções de monitoria são adotadas para identificar mais facilmente qualquer tipo de problema e novos serviços são criados para antecipar as necessidades dos usuários.
Para que uma empresa consiga atingir o real objetivo de governança, o ideal é que a corporação busque o equilíbrio entre estratégias proativas e reativas. Dessa forma, os profissionais do setor serão capazes de atender às demandas dos usuários e entender melhor como otimizar os seus serviços mais facilmente. Além disso, a tecnologia poderá ser incorporada às estratégias de negócio, agregando mais valor aos produtos finais da empresa.
Bons estudos!
A Administração (gerenciamento) da transformação e da mudança é um dos desafios da gestão de pessoas no mundo contemporâneo.
Aprofundando: as mudanças reativas são aquelas que ocorrem “após” determinado evento (ou seja, elas ocorrem como reação a determinado acontecimento, com o objetivo de adaptar a organização a esse acontecimento). As mudanças proativas, por sua vez, são aquelas que ocorrem “antes” de determinado evento (ou seja, elas ocorrem com o objetivo de “preparar” a organização para determinado acontecimento “futuro”).
Gabarito: correta.
Fonte: Professor Stefan Fantini - Estratégia