SóProvas


ID
2868010
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2018
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Acerca de estrutura organizacional, procedimentos administrativos e arquivamento, julgue o item que se segue.


A estrutura organizacional matricial combina a competência técnica da estrutura funcional com a ação orientada para o resultado da organização de projeto.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: Certo



    A estrutura organizacional matricial é a combinação da departamentalização funcional com a departamentalização por projeto/funcional/produtos/processos, sendo que o gerenciamento fica dividido entre gerências funcionais e gerências de projetos, buscando a ação integrada para a realização dos objetivos empresariais (Vasconcelos ft Hemsley, 1986).

    Há dois ou mais chefes, visto que, verticalmente, as ordens são dadas pelo chefe da estrutura funcional e, horizontalmente, as ordens são dadas pelo coordenador do projeto (dupla subordinação). Rompe-se, deste modo, a unidade de comando característica da estrutura funcional.

  • ✅CORRETA

    ESTRUTURA MATRICIAL = DEPARTAMENTAIZAÇÃO FUNCIONAL + DEP. POR PROJETOS / PRDUTOS.

    ESTRUTURA MATRICIAL:

    - É HÍBRIDA.

    - NÃO HÁ UNIDADE DE COMANDO.

    - DUPLA SUBORDINAÇÃO.

    - MELHORA A COMUNICAÇÃO.

    - MAIS FLEXÍVEL.

    - ESPECIALIDADES DISTINTAS.

    BONS ESTUDOS!!!! ❤️✍

  • matricial é a queridinha das bancas porque é uma novidade, na administração geral. Este tipo de departamentalização tem uma característica muito clara e específica: o hibridismo. Ela pegará um tipo de departamentalização verticalizada (geralmente a funcional) e misturará com um outro tipo de departamentalização horizontalizada (geralmente a por projetos).

    Assim, cada setor terá duas chefias: a funcional e a por projetos.

    Não existe hierarquia entre essas duas chefias. Em outras palavras, os dois mandam do mesmo jeito.

    A diferença entre uma chefia e outra é que a funcional será especializada na função do setor e a por projetos cuidará dos assuntos relacionados ao projeto.

     

    Apesar de geralmente ser dito que as estruturas matriciais são feitas com a estrutura funcional + por projetos, há três possibilidades diferentes:

    funcional + por projetos;

    funcional + por processos;

    funcional + geográfica.

     

    Vantagens da departamentalização matricial

    → pega as vantagens das estruturas funcional e por projetos (ou por processos ou geográfica, dependendo do caso);

    → maior capacidade de resposta a mudanças;

    → é menos estática;

    → maior estabilidade para os empregados (em relação à departamentalização por projetos);

    → permite maior inovação.

     

    Desvantagens da departamentalização matricial

    → problemas de comunicação, devido à grande mistura de chefia;

    → duplicação de autoridade: um chefe para a parte funcional e um chefe para o projeto (isso gera conflito)

    Fonte: Prof. Heron Lemos - Apostila de Administração – Tiradentes Online

  • Gabarito: Certo.

    A estrutura matricial combina a competência técnica da estrutura funcional com a estrutura em projetos

  • Certo.

    Departamentalização matricial: É um tipo híbrido de agrupamento de atividades em que os empregados de várias especialidades se agrupam para realizar tarefas em tempo limitado. Esse tipo é composto por estrutura funcional e de projetos (começo, meio e fim), compostas por pessoas de diversas especialidades, tem como objetivo de realizar tarefas com características temporárias. Ela evoluiu a partir da Departamentalização Funcional tradicional, aliada a dinamicidade das estruturas de projeto ou produto.

    A Departamentalização Matricial caracteriza-se pela fusão entre a Departamentalização Funcional com a Departamentalização de Projeto ou Produto. Nesse tipo de departamentalização, uma equipe de trabalho é estabelecida e cruza as fronteiras organizacionais, um gerente de projeto é definido para cada projeto, e estes são geridos como atividades distintas, focadas em seus objetivos. Os problemas de coordenação que atormentam outras estruturas de projetos, são minimizados pela Departamentalização Matricial, pois as pessoas mais importantes para a consecução de um objetivo, trabalham em grupo com hierarquia definida na matriz de projetos. Nesta estrutura, as pessoas permanecem vinculadas as suas respectivas unidades funcionais e movimentam-se na organização apenas para desenvolver um determinado projeto. Sendo assim, caso os projetos interdisciplinares demandados pelo órgão sejam poucos e apresentem baixo grau de prioridade, o diretor deve optar pela estrutura matricial funcional.

  • Gab. CERTO

    Só para complementar os demais comentários.

    Geralmente as estruturas Matriciais são: Funcionais + Por Projetos

    -Estrutura Matricial Fraca: o gerente Funcional é mais forte que o Por Projetos. (O gerente de Projetos se assemelha a um coordenador ou facilitador. Não toma decisões nem executa o projeto por conta própria).

    -Estrutura Matricial Forte: o gerente de Projetos tem grande autonomia e atua em tempo integral no projeto. (Há uma grande autoridade, mas não é autoridade total)

    -Estrutura Matricial Balanceada: o gerente de Projetos tem suas necessidades reconhecidas, mas não tem autoridade total sobre o projeto. (Equipe Funcional tem a autoridade).

  • Matricial → MISTURADA

  • CERTO

    "A essência da matriz é combinar as duas formas de departamentalização – a funcional com a departamentalização de produto ou projeto – na mesma estrutura organizacional. Trata-se, portanto, de uma estrutura mista. Ou melhor, híbrida."

    Introdução à teoria geral da administração - CHIAVENATO

  •  MATRICIAL Hibridismo  ( projeto/produto)  Não tem unidade de comando.  Junção de pessoas de diversas especialidades  Atividades temporárias 
  • GAb C

    Ela é chamada de matricial porque seu aspecto é parecido com o de uma matriz. Sua criação foi

    uma tentativa de conciliar em uma estrutura rígida e hierárquica a flexibilidade de uma

    estrutura temporária.

    Fonte: Estratégia

  • ESTRUTURA MATRICIAL.

    MODELO MISTO (FUNCIONAL + HORIZONTAL), QUE SE REFERE A UM PROJETO, UMA DIVISÃO ESPECÍFICA OU A UM PRODUTO. 

    GAB: CERTO.

  • CERTO

    Estrutura Matricial

    A estrutura matricial é um modelo misto, que comporta ao mesmo tempo uma estrutura funcional com uma estrutura horizontal, que normalmente se refere a um projeto, uma divisão específica ou um produto. Nesse modelo, tenta-se juntar as vantagens das duas estruturas (funcional e por projeto) de forma a juntar os especialistas em cada área nos projetos ou produtos que sejam necessários no momento. A lógica desse modelo é o que se chama autoridade dual, ou seja, o funcionário responde a dois chefes ao mesmo tempo! 

  • Estrutura matricial

    *Hierarquia paralela por projeto/ produto.

    *Contém vários setores/ especialidades distintas.

  • departamentalização por matriz, matricial ou em grade é a combinação das formas de departamentalização funcional com a de projeto ou com a de produtos e serviços, na mesma estrutura organizacional. Logo, estamos falando de uma estrutura mista, híbrida, em forma de dupla entrada: a organização funcional é verticalizada e a organização por projeto ou por produto ou serviço é horizontalizada, ambas se superpondo (multidimensionalidade).

     

  • Cespe ja cobrou também:

    Matricial -> comando plural:

    -Horizontal: comando de projeto(temporária)

    -Vertical: comando funcional(permanente)

  • GABARITO: CERTO

    A estrutura matricial pode ser chamada também estrutura ou organização em grade ou ainda matricial funcional. Ela é composta por duas departamentalizações, uma funcional e uma de projetos, ou produtos ou processos. Neste caso, o gerenciamento fica dividido entre gerências funcionais e gerências de projetos, buscando a ação integrada para a realização dos objetivos empresariais (Vasconcelos ft Hemsley, 1986). A estrutura matricial é multidimensional. Trata de maximizar as virtudes e minimizar os defeitos das estruturas anteriores. Para isso combina a clássica estrutura vertical funcional com outra estrutura sobreposta a ela, horizontal ou transversal: a dos projetos, produtos ou processos.

     

    FONTE: ADMINISTRAÇÃO GERAL E PÚBLICA - Giovanna Carranza

  • Assertiva incompleta, pois falta as combinações FUNCIONAL+PRODUTOS/SERVIÇOS e a FUNCIONAL+GEOGRÁFICA. Porém CESPE incompleta NÃO SIGNIFICA ERRADA. Escrevendo aqui pra me lembrar.

  • A questão em análise nos apresenta um assunto relacionado às estruturas organizacionais. Segundo Oliveira (2011), “estrutura organizacional é o instrumento administrativo resultante da identificação, análise, ordenação e agrupamento das atividades e dos recursos das empresas, incluindo os estabelecimentos dos níveis de alçada e dos processos decisórios, visando ao alcance dos objetivos estabelecidos pelos planejamentos das empresas".

    Nesse contexto, a questão nos pergunta sobre a estrutura organizacional matricial. Esse desenho é um modelo misto. Para Rennó (2015), ela se compõe de uma combinação entre a estrutura funcional (organizada por função, como marketing, finanças ou logística) e uma estrutura horizontal (normalmente se refere a um projeto ou um produto). Essa estrutura é multidimensional em que as unidades de trabalho são os projetos e os órgãos permanentes (funcionais) atuam como prestadores de serviços nos projetos. A organização de cada projeto é temporária.

    Essa estrutura apresenta maior versatilidade e otimização dos recursos humanos, porém não há unidade de comando, pois a autoridade é dual, o que dificulta a coordenação da organização e é potencial foco de conflitos. Em face do exposto, podemos afirmar que a questão está correta.

    GABARITO DO PROFESSOR: “CERTO".

    FONTES:
    OLIVEIRA, Djalma de Pinho Rebouças de. Estrutura Organizacional. 2ª Edição. São Paulo: Atlas, 2011.
    RENNÓ, Rodrigo. Administração Geral para Concursos. 2ª Ed. – Rio de Janeiro: Método, 2015.
  • Gab: CERTO

    Organização Matricial é a superposição de uma ou mais formas de departamentalização sobre a estrutura organizacional existente. É uma estrutura organizacional tradicional modificada com o propósito de completar algum tipo específico de projeto.

    Introdução à Teoria Geral da Administração, Chiavenato, 7° Ed. pág 558

  • Eu acertei, mas na prova poderia errar. É que essa questão pode confundir o candidato, pois é como se ela dissesse que só existe esse tipo de estrutura matricial, sendo que não é assim. A matricial representa a junção de 2 tipos de departamentalização, mas nem sempre será funcional + projetos.

  • CERTO

  • As 2 respostas mais curtidas estão contraditórias! Afinal, na departamentalização matricial ocorre problemas de comunicação ou melhora a comunicação entre os departamentos?

  • leva pra prova MATRICIAL É HIBRIDA

  • Estrutura Matricial

    É um modelo misto, que comporta ao mesmo tempo uma estrutura funcional com uma estrutura horizontal, que normalmente se refere a um projeto, uma divisão específica ou um produto.

    * Função de duas estruturas (funcional e por projetos) matriz

    * Presença de autoridade dual, não há unidade de comando na estrutura 2 chefes.

    GABA certo

  • GABARITO: CERTO

    As estruturas matriciais podem ser formadas também por meios de outras estruturas além da de projetos. Veja:

    FUNCIONAL + PROJETOS

    FUNCIONAL + PROCESSOS

    FUNCIONAL + GEOGRÁFICA

    Note, para formar uma estrutura matricial é a funcional + outra.