SóProvas


ID
2868016
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2018
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Acerca de estrutura organizacional, procedimentos administrativos e arquivamento, julgue o item que se segue.


A ciência clássica da administração apresenta um enfoque analítico, que possui uma orientação linear de causa e efeito.

Alternativas
Comentários
  • A Teoria Clássica (normativista) defendida por Henry Fayol enfatiza a estrutura e sua abordagem é descendente, ou seja, da direção para os executores e do todo (organização) para as suas partes componentes (departamentos), portanto busca o aumento da eficiência por meio da forma e disposição dos departamentos e de suas inter-relações estruturais. 

    A estrutura administrativa de Fayol se fundamentava em: Fragmentação do trabalho; Autoridade; Disciplina; Unidade de direção; ou seja, uma estrutura linear decorrente do princípio da unidade de comando.

  • Basta lembrar que para Fayol, a organização deveria ser linear, ou seja, as ordens partem do chefe para o subordinado com base no princípio da unidade de comando.

  • atenção ao método de trabalho, movimentos da tarefa, tempo de cada atividade ( Organização Racional do trabalho) -  adm cientifica

    atenção para a estrutura e funcionamento da organização( t. clássica).

    a estrutura da abordagem clássica é linear.

  • Discordo do gabarito e da colega, com a devida vênia: quem é analítico é Taylor (Administração Científica), por focar as tarefas. Chega a ser tão analítico que estuda os tempos e movimentos. Quem é sintético é Fayol (Teoria Clássica): ele precisa sintetizar, em seus princípios, toda a estrutura organizacional.

    "Enquanto a administração científica de Taylor tinha ênfase na tarefa realizada por cada operário, a Teoria Clássica de Fayol tinha ênfase na estrutura da organização, já que sua teoria partiu da abordagem sintética e universal da empresa". (http://www.portal-administracao.com/2014/01/fayol-e-processo-administrativo.html)

    Pelo fato de a ciência clássica também considerar Fayol, não se pode deixar de observar seu caráter sintético. Logo, em seus primórdios, essa ciência não era apenas analítica.

    OBS: Pelo visto a banca colocou tudo no mesmo saco e seguiu o baile. E o que vale é a posição dela.

    Fonte: Labuta nossa de cada dia.

  • A ciência clássica da administração apresenta um enfoque analítico, que possui uma orientação linear de causa e efeito.

    Eu compreendi ciência clássica como sinônimo de abordagem clássica. Portanto, englobando a Teoria Científica, a Teoria Clássica e a Teoria Burocrática. Todas com enfoque analítico linear no sentido de que o conjunto destas três teorias buscam realizar uma análise com objetivo de identificar causas/efeitos que conduzam a organização para um crescimento linear (eu pensei em uma produção linear crescente e um padrão alinhado de comportamento).

    Não tenho certeza desse raciocínio. Se eu estiver equivocada em algum ponto, favor mandar mensagem.

  • A primeira abordagem da teoria clássica nasceu com Henri Fayol, engenheiro francês que inaugurou a abordagem anatômica e estrutural da empresa, substituindo o enfoque analítico e concreto de Taylor por uma visão sintética, global e universal.

    Fonte: https://www.passeidireto.com/arquivo/37293422/4-administracao-classica

  • Mnemônico para associar:

    A classe fez análise das estruturas de cima para baixo.
    Os cientistas sintetizaram tarefas de baixo para cima.

    Depois que fiz essa conexão nunca mais esqueci:

    TAYLOREFAS

    FAYOLTURA

  • Taylor = Tayrefas = científica sintética

    Fayol = estruturas = clássica analítica

  • Gaba: CERTO.

    Na abordagem clássica o enfoque é analítico, visto que, Fayol focava nas estruturas hierárquicas. (ESTRUTURA - de cima para baixo)

    Na abordagem CIENTÍFICA o enfoque é sintético, pois Taylor focava nas nas tarefas dos funcionários (TAREFAS - de baixo para cima)

  • Fayol complementou o trabalho de Taylor, substituindo a abordagem analítica e concreta de Taylor por uma abordagem sintética, global e universal.

    Teoria Científica --> Taylor

    Teoria Clássica --> Fayol

  • O Guilherme Nunes tem razão. Segue uma questão que fala sobre o tema:

    Ano: 2018 Banca:  Órgão:  Prova: 

    Na abordagem clássica da administração dois teóricos se destacaram. Um deles, sintético, partiu da ênfase na estrutura, criando a teoria clássica. O outro, analítico, dando ênfase às tarefas, criou a administração científica. Trata-se, respectivamente, de:

    A Taylor e Fayol

    B Gilbreth e Ford

    C Fayol e Taylor

    D Ford e Gilbreth

  • O Guilherme Nunes tem razão. Segue uma questão que fala sobre o tema:

    Ano: 2018 Banca:  Órgão:  Prova: 

    Na abordagem clássica da administração dois teóricos se destacaram. Um deles, sintético, partiu da ênfase na estrutura, criando a teoria clássica. O outro, analítico, dando ênfase às tarefas, criou a administração científica. Trata-se, respectivamente, de:

    A Taylor e Fayol

    B Gilbreth e Ford

    C Fayol e Taylor

    D Ford e Gilbreth

  • CERTO???

    CONCORDO COM OS COLEGAS....O CESPE ERROU !

    O ENFOQUE ANALÍTICO É UMA CARACTERÍSTICA DA ADM. CIENTÍFICA !

    VEJAM ESSE TRECHO DO LIVRO DO CHIAVENATO (Introdução à teoria geral da administração, ed. 2014):

     "a abordagem da Administração Científica é uma abordagem de baixo para cima (do operário para o supervisor e gerente) e das partes (operário e seus cargos) para o todo (organização empresarial). Predominava a atenção para o método de trabalho, para os movimentos necessários à execução de uma tarefa e para o tempo-padrão determinado para sua execução. Esse cuidado analítico e detalhista permitia a especialização do operário e o reagrupamento de movimentos, operações, tarefas, cargos, etc., que constituem a chamada Organização Racional do Trabalho (ORT). "

    "Enfoque analítico: é utilizado pelo reducionismo para explicar as coisas ou tentar compreendê-las melhor.O conceito de divisão do trabalho e de especialização do operário são manifestações típicas do pensamento analítico. O pensamento analítico provém do método cartesiano: vem de Descartes (1596-1650) a tradição intelectual ocidental quanto à metodologia de solução de problemas."

  • Concordo com Guilherme Nunes.

    Taylor tinha um cuidado analítico e detalhista que permitia a especialização do funcionário.

    Fayol tinha uma visão sintética, global e universal com ênfase na anatomia e fisiologia da organização.

    Fonte: livro de Elisabete Moreira.

  • CLASSICA - Na abordagem clássica da administração dois teóricos se destacaram. Um deles, sintético, partiu da ênfase na estrutura, criando a teoria clássica. O outro, analítico, dando ênfase às tarefas, criou a administração científica. Trata-se, respectivamente, de: Fayol e Taylor

    Ano: 2018 -  Banca: SELECON - Órgão: Prefeitura de Cuiabá - MT - Prova: Técnico Nível Superior - Administrador

  • Pessoal, muito cuidado ao comentar questões, acabei errando a questão abaixo porque afirmaram que Taylor -> sintético e Fayol-> analítica. Se for comentar, comente com base teórica e não em achismos.

    Pesquisei no livro do Chiavenato:

    "O cuidado analítico e detalhista permitia a especialização do operário e o reagrupamento de movimentos, operações, tarefas, cargos etc., que constituem a chamada Organização Racional do Trabalho (ORT)". (pg. 48 - Teoria Geral Chiavenato)

    "Fayol, um engenheiro francês, fundador da Teoria Clássica da Administração, partiu de uma abordagem sintética, global e universal da empresa, inaugurando uma abordagem anatômica e estrutural que rapidamente suplantou a abordagem analítica e concreta de Taylor".

    Taylor -> analítico

    Fayol -> sintético

    Q6303

    Ano: 2008 Banca: FCC  Órgão:  Prova: 

    Henry Fayol foi um dos principais formuladores da denominada Teoria Clássica das organizações. Fayol

    a) desenvolveu uma abordagem sintética onde toda empresa desenvolve seis funções básicas e a função administrativa desempenha um papel central de integração e coordenação das demais funções.

    b) procurou enfrentar o problema do desperdício das indústrias francesas, por meio do estudo detalhado dos tempos e dos movimentos dos operários, visando ao aumento da produtividade pela divisão do trabalho.

    c) definiu as características básicas da organização burocrática moderna, especialmente a legalidade, a impessoalidade e a hierarquia.

    d) contestou a teoria científica da administração, formulando uma abordagem baseada na dinâmica informal do comportamento organizacional, nas técnicas de motivação e no papel das lideranças.

    e) formulou uma teoria analítica da dinâmica organizacional centrada nas condições em que são tomadas as decisões dentro da empresa.

    Gabarito A

  • Administração Clássica - Fayol

    Com sua clara preocupação com a estrutura organizacional, Fayol apresentava a necessidade de uma estrutura do tipo linear, que é aquela baseada nas ordens que são dadas do chefe para o subordinado, de cima para baixo. Sendo que cada área termina tomando as decisões relativas ao seu próprio trabalho. Percaba que, esse tipo de estrutura termina sendo baseado nos princípios da unidade de comando, unidade de direção, centralização da autoridade e cadeia escalar.

    Estratégia concursos

  • Creio que o comentário mais curtido (Lalys) esteja errado.

    No PDF do Estratégia, o professor diz que abordagem clássica (Taylor + Fayol) possui enfoque analítico.

    O enfoque sintético é da Teoria dos Sistemas que contrapôs o enfoque analítico da abordagem clássica.

  • Cespe errou:

    Teoria Científica --> Taylor --> Analítica

    Teoria Clássica --> Fayol --> Sintética

    Vários comentários e questões que afirmam: SINTÉTICA (FAYOL) E ANALÍTICA(TAYLOR)

    Ensinamentos Professor Rafael Barbosa

    Grancursos.

  • Q955041: Na abordagem clássica da administração dois teóricos se destacaram. Um deles, sintético, partiu da ênfase na estrutura, criando a teoria clássica. O outro, analítico, dando ênfase às tarefas, criou a administração científica. Trata-se, respectivamente, de:

    Gab.: Fayol e Taylor

    Esta questão se contradiz quanto quem criou com a característica?

  • Gente Valeu o comentário, o que seria de nós se não tivéssemos pessoas dispostas a ajudar em relação aos comentários das questões, porém gostaria de um esclarecimento sobre a questão de algum professor.

  • Colegas, solicitem o comentário do professor!

  • CERTA

    Teoria

    Científica = Analítica (TAYLO)

    Clássica = Sintética (FAYOL)

  • Administração = Ciência

    Clássica = abordagem de Taylor e Fayol

    Esse enfoque analítico que a banca cobra é a parte de analisar a organização, cada um tem sua forma de analisar, enquanto Taylor defendia uma produção linear, Fayol defendia uma gestão linear e centralizada.

    Esse é o meu entendimento quanto a questão

  • Quem está dizendo que o Cespe errou, basta ler a questão novamente, ela cita CIÊNCIA CLÁSSICA (Ciência = Taylor=Analítica) e não Teoria Clássica, que neste caso seria Fayol.

  • Vão direto para o comentário da Ana.

    Gabarito: Certo

  • Gabarito - Certo.

    Deveria ter sido mudado o gabarito , mas já que não foi , paciência.

    O correto é :

    Adm. científica (taylor) → Tarefas → Analítico;

    Adm. clássica (Fayol) → Estrutura → Sintético.

  • CESPE ERROU RUDE NESSE GABARITO.

     

    DE ACORDO COM CHIAVENATO:

    "Fayol, um engenheiro francês, fundador da Teoria Clássica da Administração, partiu de uma abordagem sintética, global e
    universal da empresa, inaugurando uma abordagem anatômica e estrutural que rapidamente suplantou a abordagem analítica e concreta de Taylor".

  • Gab. C.

    A abordagem(=ciência, para o Cespe) clássica da administração representa o gênero, que possui tanto a Teoria(ou administração) Clássica quanto a Teoria Científica, abrangendo todas as características das duas [sintética, analítica...].

    Não discordando dos comentários dos queridos colegas, creio que isso foi utilizado pela banca, tendo em vista que várias questões também foram formuladas desta maneira.

    Bom, comecei a estudar recentemente e pude constatar(não sei se correto), inclusive possui referência no livro de Chiavenato.

    Fonte de embasamento: na parte de ''conclusão'', logo no fim.

  • ABORDAGEM CLASSICA:

    ADCTAYLOR: ADMINISTRACAO CIENTIFICA DE TAYLOR: TAREFAS

    ESCOLA CLASSSICA: FAYOL:ESTRUTURA

  • CERTO

    A ciência clássica da administração apresenta um enfoque analítico, que possui uma orientação linear de causa e efeito.

  • GABARITO CERTO

    para o cespe, a teoria classica, abrange a teoria classica propria de FAYOUL, como também a teoria cientifica de TAYLON

  • CERTO

    1.1.1 ADMINISTRAÇÃO CIENTÍFICA - TAYLOR -> apresentou as técnicas de racionalização do trabalho operário, por meio do Estudo de Tempos e Movimentos. Com a condição de pagar mais ao operário que produz mais. Ênfase na TAREFA.

    1.1.2. TEORIA CLÁSSICA - FAYOL -> Enquanto na Administração Científica a ênfase era na tarefa realizada pelo operário, a Teoria Clássica se caracterizava pela ênfase na ESTRUTURA. Segundo Fayol, toda e qualquer organização deve ter um conjunto de funções, as quais fazem as organizações funcionarem de maneira adequada e saliente

  • Taylor: cientifica - tarefas - sintética

    Fayol: clássica - estrutura- analítica

  • Certo.

    O comentário mais votado está incorreto, entre outros.

    Quando o enuciado da questão se refere "A ciência clássica da administração", faz alusão à Abordagem clássica, ou seja, engloba tanto a teoria clássica quanto a teoria da administração científica. Tendo assim a teoria clássica ênfase na estrutura, com especial cuidado com a sítese e com a visão global para permitir a melhor maneira de subdividir a empresa sob a centralização de chefe principal, além dessa, tem também a teoria da administração científica com ênfase nas tarefas, ou seja, predominava a atenção para o método de trabalho, isto é, cuidado analítico e detalhista. Portanto, "A ciência clássica da administração" por englobar as duas teorias tem a característica de ser analítica.

  • Pessoal, sou o Prof. Adriel, do Gran e Tec. Estou aqui para tentar ajudá-los nessa questão. Vamos lá?

     

    Gabarito: CERTO.

     

    A questão é maliciosa e tendenciosa! Ela pode, com certeza, ser analisada à luz da abordagem clássica, mais especificamente da teoria clássica. Nesse sentido, ela estaria incorreta. Observe as palavras do mestre Idalberto Chiavenatto:

     

    "Fayol, um engenheiro francês, fundador da Teoria Clássica da Administração, partiu de uma abordagem sintética, global e universal da empresa, inaugurando uma abordagem anatômica e estrutural que rapidamente suplantou a abordagem analítica e concreta de Taylor.".

     

    Ou seja, corrigindo a questão, como base nesse argumento, teríamos: "A ciência clássica da administração (leia-se Teoria Clássica) apresenta um enfoque analítico (sintético), que possui uma orientação linear de causa e efeito (isso se refere à administração científica)."

     

    Ocorre que o embasamento da banca não é esse! Note que o enunciado fala em "estrutura organizacional, procedimentos administrativos e arquivamento", e o foco aqui é a abordagem estruturalista. Acompanhe comigo:

     

    Sabemos que a abordagem estruturalista concebe a organização como um sistema que está em constante relação com o ambiente. De uma forma geral, o estruturalismo trouxe várias contribuições para a teoria da administração. Uma dessas contribuições foi a visão ampla da estrutura total da organização, como um sistema social, mudando o foco da clássica, que era nas tarefas e na estrutura, e das relações humanas, que era no grupo (MOTTA e VASCONCELOS, 2006).

     

    Agora, de onde a banca retirou a questão:

     

    (...) segundo Bertalanffy, a tecnologia e a sociedade tornaram-se tão complexas que as soluções tradicionais não são mais suficientes. É necessário utilizar abordagens de natureza holística ou sistêmica, generalistas ou interdisciplinares. (...) a teoria geral dos sistemas é a reorientação do pensamento e da visão de mundo com base na introdução dos sistemas como um novo paradigma científico, que contrasta com o paradigma analítico, mecanístico e linear de causa e efeito da ciência clássica. Como viria a dizer Ackoff, os sistemas devem ser estudados como entidades, e não como ajuntamentos de partes.".

     

    Esse é o contexto da questão. Infelizmente, uma questão para esquecermos. Ah, sei que não serve de consolo, mas eu também erraria essa questão! (rsrsrs).

     

    MOTTA, F. C. P.; VASCONCELOS, I. F. G. Teoria geral da administração. 3. ed. São Paulo: Thomson Learning, 2006.

    MAXIMIANO, A. C. Introdução à administração. 5. ed. São Paulo: Atlas, 2000.

  • A banca considerou a expressão "científica" para caracterizar a Administração científica de Taylor, a qual é ANALÍTICA.

    TAYLOR - ANALÍTICA

    FAYOL - SINTÉTICA

  • Para mim o gabarito é CERTO sem problema.

    A abordagem clássica é analítica no meu material.

    Vejam essa questão. Q280861

    Apesar de sua grande contribuição, o modelo clássico de administração, baseado no paradigma analítico e em um pensamento mecânico e linear, foi suplantado pelo enfoque sistêmico, segundo o qual a realidade só pode ser retratada a partir da análise das relações de interdependência dos elementos de um sistema.

  • Acertei a questão por presumir que o examinador seria simplório. Mas fato é que a maioria desses assuntos de administração permitem duas interpretações. Por exemplo, a expressão linear não parece ser adequada para a teoria clássica, posto que essa abordagem se baseia na ideia do processo administrativo planejamento - organização - direção - controle, e esses processos são cíclicos e não lineares.

  • Pensei que, ao falar na administração clássica, se referia à de Fayol (SINTÉTICA). Mas, pelo visto, o examinador se utilizou do termo "ciência" para dar outro sentido..

  • infelizmente certo:

    trecho retirado do livre Chiavenato

    Fayol, um engenheiro francês, fundador da Teoria Clássica da Adminis�tração, partiu de uma abordagem sintética, global e universal da empresa, inaugurando uma abordagem anatômica e estrutural que rapidamente suplantou a abordagem analítica e concreta de Taylor