SóProvas


ID
2868034
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2018
Provas
Disciplina
Gestão de Pessoas
Assuntos

A respeito de relações humanas, desempenho profissional e trabalho em equipe, julgue o item a seguir.


O fenômeno denominado paradoxo de Abilene consiste na decisão coletiva tomada a partir de pressupostos errados acerca das escolhas de outros membros do grupo.

Alternativas
Comentários

  • O Paradoxo de Abilene é um paradoxo enunciado por Jerry B. Harvey, especialista em gestão e professor na Universidade George Washington, especialista em dinâmica de grupos e gestão organizacional.

    Neste paradoxo, um indivíduo toma uma decisão baseando-se na suposição de que um grupo vai agir de uma certa forma. Este individuo contrariou a sua vontade em função do grupo, para obter aceitação ou para não sofrer censura. Uma maneira coloquial de se referir a este paradoxo é o “desejo de não virar o barco”.

    Não ocorre comunicação alguma, pois este individuo tem certeza que avaliou corretamente as intenções dos outros integrantes do grupo. O paradoxo é que esta mesma situação ocorre com todos os indivíduos do grupo.


    O paradoxo de Abilene demonstra a falta de comunicação franca e honesta entre os indivíduos. Isso afeta empresas e afeta decisões. Ao colocar como premissa de que primeiro é necessário agradar aos outros e somente depois dizer o que pensa, uma pessoa corre o sério risco de acabar agindo – ou concordando, pelo menos – com aquilo que ele não quer.


  • Paradoxo de Abilene, este é o nome de um terrível e poderoso inimigo oculto, o qual ataca sorrateiramente em quase todas as organizações, sabotando projetos, degradando o desempenho de equipes inteiras, afastando todos de suas metas. Pode atacar nas mais diversas áreas da corporação, ou mesmo em toda ela. E o pior, em razão de suas características, comumente se faz presente nas equipes sem que os gestores desconfiem.

    Paradoxo de Abilene” foi o termo cunhado por Jerry B. Harvey, especialista em gestão e professor na George Washington University, em 1974, para descrever uma situação cotidiana para a maioria das pessoas, porém, situação esta a qual só trazia prejuízos aos envolvidos.

    Resumidamente, Paradoxo de Abilene diz respeito à aquela situação onde membros de um grupo, em muitos casos a maioria e até mesmo o líder do grupo, se sentem indiretamente obrigados a concordar com uma ação ou decisão, por crer que esta é a vontade do grupo, ou ao menos, que esta atitude é a correta aos olhos do grupo.

    Desta forma, em busca de aprovação ou mesmo temendo alguma censura ou repressão, este membro acaba agindo de forma a contrariar suas vontades ou convicções, apenas para evitar um possível confronto ou ruptura. A maioria dos profissionais, ao menos em seu início de carreira, já vivenciou experiências onde mesmo tendo certeza de que algo estava ou daria errado, se sentiu obrigado a compactuar com a estratégia de seu líder ou sua empresa, por temer um possível confronto.

    https://www.tiespecialistas.com.br/paradoxo-de-abilene-o-inimigo-oculto/

  • Gabarito: CERTO

  • Falta d coesão: cada um trabalha por si.

    Excesso de coesão: o grupo torna-se refratário a ideias alheias.

    Conformidade social: concordam automaticamente com uma posição se percebem que um já concordou.

    Paradoxo de Abiline: concordam com algo que discordam intimamente pro acreditarem que estão fazendo o que os outos membros esperam

  • O paradoxo de Abilene define uma situação em que um indivíduo ou um grupo de pessoas se vê forçado a agir de uma forma oposta às suas preferências. No paradoxo de Abilene todos os membros do grupo deixam-se levar por uma determinada opção, apesar de não estarem de acordo com a mesma, por acreditarem que todos os outros membros do grupo concordam. Estes indivíduos contrariam a sua vontade em função do grupo, para obter aceitação ou para não sofrer censura.

    Mas ninguém fala nada? Normalmente não, pois estas pessoas têm certeza que avaliaram corretamente as intenções dos outros integrantes do grupo. O paradoxo é que esta mesma situação ocorre com todos os indivíduos do grupo.

  • Apesar de ter acertado essa questão, fiquei surpreso, nunca tinha ouvido falar nesse "paradoxo de Abilene" gostei dos comentários acima mas para melhor entendimento seria bom um exemplo prático.

    Acredito que em determinadas situações, a vontade do grupo, deve prevalecer, exceto, quando a divergência for bastante pertinente e capaz de demostrar que a opção do grupo estar equivocada.

  • O paradoxo de Abilene é um problema que ocorre nos trabalhos em grupo em razão das deficiências de comunicação. É o que faz com que um indivíduo tome decisão de forma oposta às suas preferências por acreditar ou supor que todos os membros do grupo concordam com aquela postura, visando não sofrer censura ou obter aceitação. É quando um pai, por exemplo, decide fazer uma viagem para agradar aos filhos e chegando lá descobre que nenhum deles tinha vontade de fazer a viagem, nem ele, mas ninguém teve coragem de dizer para não desagradar, achando que o outro queria viajar.

    Fonte: Livro Administração Geral e Pública - Elisabete de Abreu e Lima Moreira - 3ª edição (pg. 372 e 373)

  • Não entendi esse Paradoxo do Albiere não... Vai clonar gente, mano!

  • VOCÊ CHAMA SEU AMIGO AO CINEMA ACHANDO QUE ELE TÁ A FIM DE VER UM FILME DE TERROR, ELE ACEITA ACHANDO QUE VOCÊ QUERIA VER, MAS NO FINAL DAS CONTAS NINGUÉM QUERIA E SÓ FORAM PORQUE HOUVE FALHA NA COMUNICAÇÃO. NINGUÉM PERGUNTOU SE O OUTRO REALMENTE QUERIA VER O FILME.

  • é o que aquela ministra do stf fez

  • FAMOSO DEIXA QUE EU DEIXO DO VOLEI. VOCÊ ACHA QUE O TEU AMIGO VAI EM BUSCA DA BOLA E VOCÊ PENSA O MESMO. SE HÁ UMA BOA COMUNICAÇÃO A BOLA NÃO CAIRÁ NO CHÃO.

  • Incapacidade de gerenciar o concenso. Não o conflito.

    https://www.youtube.com/watch?v=uYLkx8PYNUA

  • aquela questão pra não zerar...

    a paciência

  • Além do paradoxo de Abilene, outros problemas que podem ocorrer com equipes.

      

    FALTA DE COESÃO: Cada um dos integrantes trabalha para si.

     

    EXCESSO DE COESÃO: O grupo torna-se refratário a idéias alheias.

     

    CONFORMIDADE SOCIAL: Os membros do grupo concordam automaticamente com uma proposição, se percebem que um colega já concordou.

     

    PARADOXO DE ABILENE: Os membros do grupo concordam explicitamente com uma proposição da qual discordam intimamente, por acreditarem que fazem o que os colegas esperam.

     

    PENSAMENTO GRUPAL: Os membros do grupo tomam decisões que ignoram considerações relevantes, por se acharem acima do bem e do mal.

     

    PRETORIANISMO: Uma modalidade específica de pensamento grupal. Os membros do grupo acham-se melhores que seus chefes e se rebelam contra eles.

     

    DESORGANIZAÇÃO: Os membros do grupo não conseguem dividir e coordenar tarefas.

     

    FALTA DE COMUNICAÇÃO: Os membros do grupo não conseguem ou não querem trocar informações relevantes.

  • Paradoxo de Abilene, este é o nome de um terrível e poderoso inimigo oculto, o qual ataca sorrateiramente em quase todas as organizações, sabotando projetos, degradando o desempenho de equipes inteiras, afastando todos de suas metas. Pode atacar nas mais diversas áreas da corporação, ou mesmo em toda ela. E o pior, em razão de suas características, comumente se faz presente nas equipes sem que os gestores desconfiem.

  • https://pt.wikipedia.org/wiki/Paradoxo_de_Abilene

  • O fenômeno denominado paradoxo de Abilene consiste na decisão coletiva tomada a partir de pressupostos errados acerca das escolhas de outros membros do grupo.

    Fonte: Enunciado da Questões

  • “Paradoxo de Abilene” foi o termo cunhado por Jerry B. Harvey, especialista em gestão e professor na George Washington University, em 1974, para descrever uma situação cotidiana para a maioria das pessoas, porém, situação esta a qual só trazia prejuízos aos envolvidos.

    Resumidamente, Paradoxo de Abilene diz respeito á aquela situação onde membros de um grupo, em muitos casos a maioria e até mesmo o líder do grupo, se sentem indiretamente obrigados a concordar com uma ação ou decisão, por crer que esta é a vontade do grupo, ou ao menos, que esta atitude é a correta aos olhos do grupo.

  • Eu sou a própria Albiere. Só vivo fazendo isso.

  • O PARADOXO DE ABILENE define uma situação em que um grupo de pessoas se vê forçado a agir de uma forma oposta às suas preferências. No paradoxo de Abilene todos os membros do grupo deixam-se levar por uma determinada preferência, apesar de não estarem de acordo, porque pensam que todos os outros membros concordam.

    O nome do paradoxo surge a partir de uma história em que todos os membros de uma família, estando sentados confortavelmente em sua casa, decidem ir passear em Abilene (uma cidade no Texas). A viagem foi um inferno para cada um deles, apesar de nenhum mencionar tal fato, pensando que os outros estavam a gostar. Só no regresso o problema foi levantado, mas aí era tarde de mais…Ou seja Todos aceitam uma decisão, PENSANDO QUE OS OUTROS "ACHAM" a mais correta e com esse pensamento coletivo leva a um resultado insatisfatório para coletividade

    Gab. Correta!

  • Para memorização: Paradoxo de Abilene, ou seja, "Maria vai com as outras..."

  • Neste paradoxo, um indivíduo toma uma decisão baseando-se na suposição de que um grupo vai agir de uma certa forma.

    O paradoxo é que esta mesma situação ocorre com todos os indivíduos do grupo.

    Exemplo:

    .Você vai passear pela praia supondo que todos os seus parentes querem ir nesse passeio.

    .Na realidade você não quer ir à praia, nem nenhum dos seus parentes quer ir. Dessa forma o passeio é um fracasso.

    Se alguém questionar a suposição, o paradoxo desfaz-se.

    Este paradoxo só existe num ambiente em que a comunicação é falha. Em empresas, o ambiente de projetos é especialmente vulnerável a este paradoxo.

  • Neste paradoxo, um indivíduo toma uma decisão baseando-se na suposição de que um grupo vai agir de uma certa forma.

    O paradoxo é que esta mesma situação ocorre com todos os indivíduos do grupo.

    Exemplo:

    .Você vai passear pela praia supondo que todos os seus parentes querem ir nesse passeio.

    .Na realidade você não quer ir à praia, nem nenhum dos seus parentes quer ir. Dessa forma o passeio é um fracasso.

    Se alguém questionar a suposição, o paradoxo desfaz-se.

    Este paradoxo só existe num ambiente em que a comunicação é falha. Em empresas, o ambiente de projetos é especialmente vulnerável a este paradoxo.

  •  define uma situação em que um grupo de pessoas se vê forçado a agir de uma forma oposta às suas preferências. No paradoxo de Abilene todos os membros do grupo deixam-se levar por uma determinada preferência, apesar de não estarem de acordo, porque pensam que todos os outros membros concordam.

  • ALBILENEEEEEEE DISGRAMADA

  • Abilene pode cair na minha prova sua linda :**

  • E quando você erra por não ter entendido a redação da questão?

    Turu pom Interpretação de textos? aff

    Gabarito: Errado!

  • Gabarito: Certo

  • Grave : Albilene é mulér do cão ! não presta ! se falar que é boa , não marque !

  • CERTO

    O paradoxo de Abilene define uma situação em que um grupo de pessoas se vê forçado a agir de uma forma oposta às suas preferências. No paradoxo de Abilene todos os membros do grupo deixam-se levar por uma determinada preferência, apesar de não estarem de acordo, porque pensam que todos os outros membros concordam.

  • E quando você nunca ouviu falar disso? Onde encontro pra estudar?????
  • Paradoxo de Abilene = agir de forma oposta às suas preferências.

  • Paradoxo de Abilene = fazer aquilo que é o "correto" aos olhos dos demais, sem que haja uma comunicação expressa com os integrantes da equipe/ grupo. O que se quer muitas vezes é evitar ser censurado pelos demais.

    Exemplo: existe uma praxe na equipe/ grupo, mas que, em certa medida, contraria os interesses da organização como um todo. O líder/ gerente faz "vista grossa", e não corrige, para não se indispor com aquela equipe/grupo.

  • Como é que um fi lho da pu ta decora esse tanto de coisa?

  • Certo

    Paradoxo de Abilene é um paradoxo enunciado por Jerry B. ... Neste paradoxo, um indivíduo toma uma decisão baseando-se na suposição de que um grupo vai agir de uma certa forma. Este indivíduo contrariou a sua vontade em função do grupo, para obter aceitação ou para não sofrer censura.

  • Um grupo de 3 amigos viajaram para Albilene, uma cidadezinha do interior. A ideia da viagem partiu do integrante mais jovem, acreditando que agradaria os outros dois amigos, mas ele mesmo não gostava daquele lugar.

    A estrada é horrível, cheia de buracos. No único hotel da cidade, havia uma infestação de baratas e ratos. A cachoeira estava interditada e a comida do restaurante estava horrível. Todos odiaram.

    Ao retornar o que o mais novo disse que a ideia era exclusivamente agradar os dois amigos. Os outros dois disseram a mesma coisa: só foram a Albilene só para agradar o restante do grupo e não exatamente de fato por vontade própria.

    Resumo: ninguém estava a fim de ir para Albilene, mas todos pensaram, de forma equivocada, que estavam agradando os amigo.

    Acredito que contando uma estória é mais fácil de aprender do que decorar teoria.

    Bons estudos!

  • O paradoxo de Abilene ocorre quando os membros do grupo são “forçados” a agirem de determinada maneira (mesmo contra a sua vontade), por acreditarem que os demais membros do grupo “concordam” com essa situação.

    Em outras palavras, os membros do grupo concordam com determinada situação (da qual, na verdade, intimamente discordam) por acreditarem que estão fazendo o que os demais membros esperam.

  • CERTO

    Exemplo prático no youtube:

    https://www.youtube.com/watch?v=652jCf31tU0

  • Resumidamente, Paradoxo de Abilene diz respeito á aquela situação onde membros de um grupo, em muitos casos a maioria e até mesmo o líder do grupo, se sentem indiretamente obrigados a concordar com uma ação ou decisão, por crer que esta é a vontade do grupo, ou ao menos, que esta atitude é a correta aos olhos do grupo.

    Desta forma, em busca de aprovação ou mesmo temendo alguma censura ou repressão, este membro acaba agindo de forma a contrariar suas vontades ou convicções, apenas para evitar um possível confronto ou ruptura.