SóProvas


ID
2868112
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2018
Provas
Disciplina
Redação Oficial
Assuntos

Com base no Manual de Redação da Presidência da República (MRPR), julgue o item que se segue.


A redação oficial constitui atos normativos e comunicações do poder público necessariamente uniformes e destinados exclusivamente para órgão do serviço público.

Alternativas
Comentários
  • A redação oficial constitui atos normativos e comunicações do poder público necessariamente uniformes e destinados exclusivamente para órgão do serviço público.

    Gab: E. -> Não é exclusivamente para o poder público, pode ,inclusive, ser destinado a particulares.

  • Complementando 

     

    "As comunicações oficiais são necessariamente uniformes, pois há sempre um único comunicador (o Serviço Público) e o receptor dessas comunicações ou é o próprio Serviço Público (no caso de expedientes dirigidos por um órgão a outro) – ou o conjunto dos cidadãos ou instituições tratados de forma homogênea (o público)."

     

     

    Fonte: Manual P.R 

  • GABARITO: ERRADO

    A redação oficial não é exclusivamente para órgão do serviço público. Ela pode também ser destinada aos particulares, como fazem os ofícios.

  • Destinatários: ÓRGÃOS PÚBLICOS e PARTICULARES


    GAB. ERRADO



  • ERRADO.

    TEMOS QUE A COMUNICACAO PODE OCORRER COM ORGAOS DO PODER PRIVADO TAMBEM.
    QUE É O CASO DO OFICIO!

  • Nada de exclusivo- pois particular também pode receber.

  • Errado.

    REDAÇÃO OFICIAL

    Em uma frase, pode-se dizer que redação oficial é a maneira pela qual o Poder Público redige atos normativos e comunicações. Interessa-nos tratá-la do ponto de vista do Poder Executivo. Nesse quadro, fica claro também que as comunicações oficiais são necessariamente uniformes, pois há sempre um único comunicador (o Serviço Público) e o receptor dessas comunicações ou é o próprio Serviço Público (no caso de expedientes dirigidos por um órgão a outro) – ou o conjunto dos cidadãos ou instituições tratados de forma homogênea (o público). Portanto, particular também pode receber.

    As comunicações que partem dos órgãos públicos federais devem ser compreendidas por todo e qualquer cidadão brasileiro. Para atingir esse objetivo, há que evitar o uso de uma linguagem restrita a determinados grupos. Não há dúvida que um texto marcado por expressões de circulação restrita, como a gíria, os regionalismos vocabulares ou o jargão técnico, tem sua compreensão dificultada.

    A linguagem técnica deve ser empregada apenas em situações que a exijam, sendo de evitar o seu uso indiscriminado.

  • destinados a particulares tbm.

  • GABA ERRADO,


    O ofício pode ser destinado a particulares também.


  • Obs: Nas questões do CESPE, desconfiem quando vir o adverbio EXCLUSIVAMENTE.


    Gabarito: E

  • Exemplo de atos que não se destinam apenas ao serviço público:

    Decreto

    Edital

    Requerimento

  • O erro da questão é o exclusivamente, não é só usada em apenas orgão de serviço público mas também particular.

  • Questão errada, outras duas ajudam a responder, vejam:

     

    Prova: CESPE - 2013 - ANP - Todos os Cargos - Conhecimentos Básicos -Disciplina: Redação Oficial | Assuntos: Ofício; 

    O ofício é correspondência destinada a tratar de assuntos oficiais pelos órgãos ou entidades da administração pública entre si ou com cidadãos em geral. 

    GABARITO: CERTA.

     

     

     

    Prova: CESPE - 2013 - ANTT - Analista Administrativo - Direito -Disciplina: Redação Oficial

    Embora sejam modalidades de comunicação oficial praticamente idênticas, ofício e aviso diferenciam-se pelo fato de que o aviso é expedido exclusivamente por ministros de Estado, para autoridades de mesma hierarquia, enquanto o ofício é expedido pelas demais autoridades. Ambos destinam-se ao tratamento de assuntos oficiais pelos órgãos da administração pública entre si e, no caso do ofício, também com particulares.

    GABARITO: CERTA.

  •  O que é redação oficial

    Em uma frase, pode-se dizer que redação oficial é a maneira pela qual o Poder Público redige comunicações oficiais e atos normativos. Neste Manual, interessa-nos tratá-la do ponto de vista da administração pública federal.

    A redação oficial não é necessariamente árida e contrária à evolução da língua. É que sua finalidade básica – comunicar com objetividade e máxima clareza – impõe certos parâmetros ao uso que se faz da língua, de maneira diversa daquele da literatura, do texto jornalístico, da correspondência particular etc. Apresentadas essas características fundamentais da redação oficial, passemos à análise pormenorizada de cada um de seus atributos.

    Fonte (Atualizada): http://www4.planalto.gov.br/centrodeestudos/assuntos/manual-de-redacao-da-presidencia-da-republica/manual-de-redacao.pdf

  • No caso da redação oficial, quem comunica é sempre o serviço público (este/esta ou aquele/aquela Ministério, Secretaria, Departamento, Divisão, Serviço, Seção); o que se comunica é sempre algum assunto relativo às atribuições do órgão que comunica; e o destinatário dessa comunicação é o público, uma instituição privada ou outro órgão ou entidade pública, do Poder Executivo ou dos outros Poderes. (MRPR, p. 16, ed. 2018)

    A formalidade de tratamento vincula-se, também, à necessária uniformidade das comunicações. Ora, se a administração pública federal é una, é natural que as comunicações que expeça sigam o mesmo padrão. O estabelecimento desse padrão, uma das metas deste Manual, exige que se atente para todas as características da redação oficial e que se cuide, ainda, da apresentação dos textos. (MRPR, p. 21, ed. 2018)

  • Gabarito: Errado Necessariamente uniforme sim! Mas os destinatários podem ser a Adm. Pub e particulares.
  • ERRADO

    As comunicações oficiais também podem ser destinadas a particulares.

  • No caso da redação oficial, quem comunica é sempre o serviço público (este/esta ou aquele/aquela Ministério, Secretaria, Departamento, Divisão, Serviço, Seção); o que se comunica é sempre algum assunto relativo às atribuições do órgão que comunica; e o destinatário dessa comunicação é o público, uma instituição privada ou outro órgão ou entidade pública, do Poder Executivo ou dos outros Poderes. 

    MRPR 3° ed. - 2018

  • GABARITO: ERRADO.

    A COMUNICAÇÃO PODE OCORRER COM ÓRGÃOS DO PODER PRIVADO TAMBÉM.

    QUE É O CASO DO OFICIO!

  • GABARITO ERRADO

    O destinatário dessa comunicação é o público, uma instituição privada ou outro órgão ou entidade pública, do Poder Executivo ou dos outros Poderes.

  • Pode ser usado para particulares, como por exemplo os ofícios direcionados a um particular.

    Errado

  • Essa é uma questão que exige do candidato conhecimento referente aos aspectos gerais da redação oficial, a partir do que determina o Manual de Redação da Presidência da República. Vejamos o que ele afirma:

     "No caso da redação oficial, quem comunica é sempre o serviço público (este/esta ou aquele/aquela Ministério, Secretaria, Departamento, Divisão, Serviço, Seção); o que se comunica é sempre algum assunto relativo às atribuições do órgão que comunica; e o destinatário dessa comunicação é o público, uma instituição privada ou outro órgão ou entidade pública, do Poder Executivo ou dos outros Poderes" (p.16).

    De acordo com o exposto acima, é possível verificar que a redação oficial é a maneira pela qual o Poder Público redige comunicações oficiais e atos normativos do poder público, entretanto, não são destinados exclusivamente para órgãos do serviço público, mas também para os cidadãos e instituições privadas. Portanto, a afirmação está incorreta.

    Gabarito: ERRADO

  • ERRADO. Segundo a MRPR, O Ofício é um documento que pode ser destinado ao público, como segue em sua redação: No caso da redação oficial, quem comunica é sempre o serviço público (este/esta ou aquele/aquela Ministério, Secretaria, Departamento, Divisão, Serviço, Seção); o que se comunica é sempre algum assunto relativo às atribuições do órgão que comunica; e o destinatário dessa comunicação é o público, uma instituição privada ou outro órgão ou entidade pública, do Poder Executivo ou dos outros Poderes. 

  • Errado

    Quem comunica é sempre o serviço público (este/esta ou aquele/aquela Ministério, Secretaria, Departamento, Divisão, Serviço, Seção); o que se comunica é sempre algum assunto relativo às atribuições do órgão que comunica; e o destinatário dessa comunicação é o público, uma instituição privada ou outro órgão ou entidade pública, do Poder Executivo ou dos outros Poderes.

  • O destinatário da comunicação oficial pode ser um órgão público, uma instituição privada e o público em geral – particulares.

    Resposta: ERRADO

  • Pode também ser destinada ao particular.

  • Errado. O remetente sempre será o serviço público; entretanto, os destinatários podem ser órgãos públicos, órgãos privados e até mesmo cidadãos.

  • ERRADO. Segundo a MRPR, O Ofício é um documento que pode ser destinado ao público, como segue em sua redação: No caso da redação oficial, quem comunica é sempre o serviço público (este/esta ou aquele/aquela Ministério, Secretaria, Departamento, Divisão, Serviço, Seção); o que se comunica é sempre algum assunto relativo às atribuições do órgão que comunica; e o destinatário dessa comunicação é o público, uma instituição privada ou outro órgão ou entidade pública, do Poder Executivo ou dos outros Poderes. 

    Gostei

    (6)

    Reportar abuso

  • O remetente sempre será o o Serviço Público, porém os destinatários poderão ser tanto o Serviço Público quanto o Privado e até o Particular.
  • O "exclusivamente" fez o enunciado ficar errado!
  • ERRADO

  • Não é exclusivo do poder público.

  • De acordo com o exposto acima, é possível verificar que a redação oficial é a maneira pela qual o Poder Público redige comunicações oficiais e atos normativos do poder público, entretanto, não são destinados exclusivamente para órgãos do serviço público, mas também para os cidadãos e instituições privadas. Portanto, a afirmação está incorreta.

    Gabarito: ERRADO

  • Poder público --> é quem emite sempre !!

    Pode ter como destinatários --> particulares, PFs ou PJs, os próprios servidores ou outros órgãos etc.

  • Alguém que comunique > EXCLUSIVAMENTE o Serviço Público ( destinatário ).

    Algo a ser comunicado > Algum assunto relacionado às atribuições dos órgãos.

    Aguém que recebe a comunicação > Serviço público, instituições privadas, órgãos / entidades públicas do poder executivo ou dos outros poderes.

    • Remetente (Origem) ➡ Sempre a Administração Pública
    • Destinatário (Destino) ➡ Órgãos Públicos, Particulares/Sociedade, Entidades.

    Gabarito: Errado

  •  "No caso da redação oficial:

    1. Quem comunica: é sempre o serviço público (este/esta ou aquele/aquela Ministério, Secretaria, Departamento, Divisão, Serviço, Seção);
    2. O que se comunica: é sempre algum assunto relativo às atribuições do órgão que comunica; e o
    3. Destinatário dessa comunicação: é o público, uma instituição privada ou outro órgão ou entidade pública, do Poder Executivo ou dos outros Poderes"
  • A redação oficial constitui atos normativos e comunicações do poder público, esses atos são uniformes e destinados para órgão ou entidade pública, ou até mesmo uma instituição privada.

  • Um outro erro da questão é dizer que é necessariamente uniforme. O e-mail, por exemplo, não tem uma estrutura definida.

  • ERRADO

    Segundo a professora Dayanna Menezes,

    A redação oficial é a maneira pela qual o Poder Público redige comunicações oficiais e atos normativos do poder público, entretanto, não são destinados exclusivamente para órgãos do serviço público, mas também para os cidadãos e instituições privadas.

  • As exigências da clareza, precisão, formalidade, impessoalidade é aplicada justamente para ser acessível a todos.