SóProvas


ID
2868172
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2018
Provas
Disciplina
Engenharia Elétrica
Assuntos

Em uma residência, um chuveiro de 2.200 W, um ferro de passar roupas de 880 W e um liquidificador de 440 W foram conectados, em paralelo, à rede elétrica de corrente alternada de 220 V.

Considerando que haja apenas esses dispositivos elétricos nessa residência e que todos os elementos sejam ideais, julgue o próximo item.

Fios elétricos de baixa condutividade requerem corrente elétrica maior para a alimentação do circuito e, consequentemente, para manter os aparelhos em adequado funcionamento.

Alternativas
Comentários
  • Essa afirmativa está errada, pois a característica de baixa condutividade vai implicar apenas em uma queda de tensão maior. Para contornar esta situação seria necessário maior tensão e não corrente. A corrente sempre vai ser demandada pela carga.

  • A princípio pensei como vc Italo, porém, sob o ponto de vista de que um fio de baixa condutividade tem maior potência dissipada e consequente "desperdício" de corrente, realmente seria necessária uma corrente maior para atingir a potência útil necessária aos aparelhos.

  • Essa questão está bem confusa, entendi o ponto de vista dos dois. Mas a dúvida é que nesse caso você tem que considerar o ponto de vista para responder a questão sobre ele. E torcer para escolher o do Davi, hahaha.

  • Normalmente, Os circuitos já possuem a sua tensão nominal. Não é Prático está interferindo nessa tensão que já é fornecida. Nos resta dimensionar corretamente os condutores, Pois se a tensão que chega para alimentar o equipamento `for menor que a tensão nominal deste equipamento, este, por sua vez, necessitará de uma corrente maior para manter a sua potência, ocasionando, assim, uma sobrecorrente no circuito em questão.

  • Corroboro com o comentário do Italo Gusmão. Um resistência adicional em série no circuito caracteriza um elemento limitador de corrente. Afirmativa está ERRADA.

  • Questão confusa, mas nesse caso como ele fala dos aparelhos da residência primeiro e de um valor de tensão fixa você pegando um fio de alta resistência você tem mais perdas e menos corrente na carga, você precisaria de uma corrente maior para o aparelho funcionar corretamente. Isso tudo com a tensão fixa.

  • Também errei a questão, realmente confusa. Lendo com atenção tá certíssima.

    Ele fala em corrente maior para alimentar adequadamente (na tensão nominal) carga usando fios de baixa condutividade. Então se a queda de tensão é maior, posso aumentar a corrente para compensar e garantir a tensão nominal na carga.

    Galera, o importante aqui não é avaliar a solução apontada, apenas acertar a questão.

  • Essa questão é um tanto quanto estranha... mas uma forma que pendei foi, existem diferentes tipos de carga: impedância cte, I cte e potência cte...

    Se pensarmos no caso Pcte e um circuito simples com Rl (imp. do condutor) e Rc (carga), a potência da carga será dada por:

    Pc = V.I = Vf . Zc . I / (Zl + Zc)

    f = fonte, e aplicado divisor de tensão...

    Logo, > Zl, para manter P = cte, deveria aumentar > Vf ou I, se a fonte tiver tensão cte, I deveria aumentar.