Qual a importância das tesouras cirúrgicas?
As tesouras cirúrgicas conferem maior segurança e controle nas manobras do cirurgião, o que garante os melhores resultados na operação.
Nesse sentido, é de extrema importância escolher o tipo correto de tesoura cirúrgica que será utilizada durante a cirurgia, garantindo que tudo ocorra conforme o planejado.
Hoje, existem vários tipos de tesouras cirúrgicas. Os mais clássicos e largamente utilizados são: Mayo, Metzenbaum, Stevens e Littauer.
A título de curiosidade, as tesouras foram nomeadas de acordo com os nomes de seus criadores ou lugares onde foram desenvolvidas. Confira mais peculiaridades sobre cada modelo:
TESOURA PONTA ROMBA são aquelas sem ponta fina, tendo sua ponta aredondada.
É o modelo mais utilizado para longos cortes em tecidos. Trata-se de um equipamento estreito, pesado, e que pode ser produzido a partir de aço inoxidável ou titânio.
Disponível nos tamanhos padrão ou extralongo, a tesoura cirúrgica Mayo pode ter lâmina curta, usada pelo cirurgião que precisa realizar um corte mais profundo, ou uma lâmina reta, que permite cortar tecidos que estejam mais próximos a uma ferida.
Esta tesoura é mais indicada para o processo de divisão dos tecidos, ou seja, da diérese. Ainda que seja parecida com a Mayo, a tesoura Metzenbaum é bem mais leve e conta com alças mais longas.
Costuma ser mais usada em tecidos delicados, mas também é indicada para cortes profundos no tecido.
Pode ser encontrada em vários tamanhos e também conta com lâminas curvas ou retas.
Outro tipo comum de tesoura cirúrgica amplamente utilizada por cirurgiões é a tesoura Littauer.
Esse equipamento foi desenvolvido especificamente para auxiliar em cortes de suturas e pontos.
Por suas lâminas serem moldadas em formato de gancho, permitem que a tesoura deslize pelos pontos e suturas de maneira mais fácil e leve.
Tal característica diminui as chances de a sutura ou ponto escorregar para longe da lâmina enquanto o profissional realiza o corte.
Feita a partir de um design especializado, essa tesoura é muito usada na realização de cirurgias mais delicadas e complexas.
A tesoura Stevens é menor, se comparada às demais tesouras cirúrgicas, e conta com lâminas mais estreitas, devendo ser manuseada com muito cuidado e atenção.