SóProvas


ID
2868610
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2018
Provas
Disciplina
Medicina Legal
Assuntos

Com relação a técnicas de conservação de cadáveres, julgue o item a seguir.


Na plastinação, componentes orgânicos corporais são substituídos por silicone, poliéster e epóxi, sendo a não toxicidade uma vantagem dessa técnica.

Alternativas
Comentários
  • Plastinação

     

    A plastinação é o procedimento técnico e moderno da preservação de matéria biológica, criado pelo artista e cientista Gunther von Hagens em 1977, e que consiste em extrair os líquidos corporais, tais como a água e os lípidos, através de métodos químicos (acetona fria e morna), para substituí-lo por resinas elásticas de silicone e rígidas epóxicas. Esta técnica tem numerosas vantagens, tanto quanto a conservação dos corpos, como na textura, coloração e na aproximação à coisa natural, e proporciona uma boa manipulação do corpo, sem necessidade de manutenção.

     

    (Não é permitida no Brasil)

     

    https://pt.wikipedia.org/wiki/Técnicas_anatômicas


  • "A técnica empregada, conhecida como plastinação [plastination] ou preservação por polímero [polymer preservation], é um processo que substitui a água e a gordura presentes no corpo por polímeros plásticos que acabam dando a ele um aspecto sintético característico. Conforme explica von Hagens (s/d), inventor da técnica, a plastinação de um cadáver requer que ele tenha o processo de putrefação interrompido o mais rápido possível para garantir a boa aparência do "espécime". Isto é feito embalsamando-se o corpo com uma solução de formol que é bombeada pelas artérias logo depois de sua morte. Na etapa seguinte, o cadáver é dissecado e mergulhado em uma banheira de acetona ou outro solvente capaz de dissolver a água e a gordura do corpo, os componentes que efetivamente alimentam o processo de putrefação. Após esta etapa, o cadáver é submetido a um processo a vácuo que promove a substituição da acetona por polímero líquido - tal como o silicone - que impregna os tecidos à medida que a acetona é convertida ao estado gasoso". Fonte: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext...

    GABARITO DO PROFESSOR: CERTO

  • PLASTINAÇÃO: resinas sintéticas (plásticos) substituem os tecidos orgânicos corporais.

    É possível fazer cortes com milímetros de espessura sem alterações da anatomia.

    Componentes orgânicos são substituídos por silicone, poliéster e epóxi.

    É fenômeno transformativo conservador, assim como a mumificação, saponificação, calcificação e corificação.