SóProvas


ID
2868613
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2018
Provas
Disciplina
Medicina Legal
Assuntos

Com relação a técnicas de conservação de cadáveres, julgue o item a seguir.


A técnica de glicerinar peças anatômicas para estudo, como forma de conservação destas, é vantajosa, se comparada às técnicas históricas, devido à melhor manutenção da coloração das peças e, em especial, à não toxicidade das peças.

Alternativas
Comentários
  • Técnicas anatômicas são utilizadas para manter peças anatômicas conservadas, pois o uso de peças cadavéricas são indispensáveis para o ensino, contribuindo com a melhora das habilidades aplicativas, assimilativas e compreensivas de disciplinas de anatomia ou histologia. 

     

    Glicerinação 

    A glicerinação é uma técnica anatômica de preparação e conservação que permite preservar os tecidos úmidos e ao mesmo tempo sem a imersão em soluções conservadoras. essa técnica teve inicio com o descobrimento da glicerina em 1779, pelo químico sueco Karl Wilhelm Scheele (1742-1786). Em 1884 o italiano Carlo Giacomini  propôs sua utilização em peças anatômicas. A publicação de Laskowski (1886) mostrou a eficácia da combinação da glicerina com outros compostos conservantes, o que favoreceu a inclusão de cadáveres e de peças com grandes quantidades de tecido biológico. 

     

    https://pt.wikipedia.org/wiki/Técnicas_anatômicas

  • "O nome glicerina foi dado comercialmente a um produto que diz respeito à substância glicerol, possuindo pureza acima de 95%. O glicerol é um composto orgânico pertencente à função álcool, de forma líquida a temperatura ambiente (25o C), higroscópico, inodoro, viscoso e de sabor adocicado (Silva 2008). A glicerina tem a capacidade de desidratação celular, atuando como fungicida e bactericida. A técnica de glicerinação proporciona melhor preservação das peças anatômicas com diversas vantagens como: a leveza que as mesmas adquirem no processo de conservação, a morfologia é preservada o mais próximo da forma original e a coloração, facilitando a identificação de várias estruturas de difícil visualização. Além disso, a glicerina é uma substância inodora, não irrita as mucosas, não é carcinogênica e não possui um risco de contaminação ambiental tão elevado em comparação ao formol (An et al. 2012, Krug et al. 2011). Como desvantagem esta técnica mostra um custo consideravelmente elevado, dados mostram um custo de no mínimo R$ 0,52 o litro de formol, enquanto a glicerina mostra no mínimo um valor de R$ 5,36 o litro, sendo esse o principal fator de ainda não ter sido padronizada em todas as universidades e laboratórios de anatomia (Krug et al. 2011)". Fonte: http://www.scielo.br/pdf/pvb/v36n7/1678-5150-pvb-3...

    GABARITO DO PROFESSOR: CERTO

  • Gabarito: Correto.

  • Existem técnicas de conservação extremamente tóxicas, irritantes e cancerígenas como por exemplo o formol.