-
A fim de futuros benefícios
-
Lei 6.404
Art. 183. No balanço, os elementos do ativo serão avaliados segundo os seguintes critérios:
VIII – os elementos do ativo decorrentes de operações de longo prazo serão ajustados a valor presente, sendo os demais ajustados quando houver efeito relevante.
-
Este é o famoso Valor Em Uso de um ativo, que normalmente encontramos nos Testes de Impairment da Contabilidade. :)
-
Sabemos que os modelos mais clássicos de avaliação de ativos (como o VPL, explicado pelo Prof. Arthur Lima) partem, de fato, do pressuposto de que o valor de um ativo equivale ao valor presente dos seus fluxos futuros de caixa projetados.
Conceito similar vemos na Contabilidade, quando calculamos o valor em uso de ativo para fins de identificação do seu valor recuperável para o teste de impairment (curso do Prof. Igor Cintra). Esse valor em uso nada mais é do que valor presente dos seus fluxos futuros de caixa projetados. Lembrando que para um item ser classificado como ativo ele deve ter uma expectativa de fluxo futuro de benefícios econômicos, e esses benefícios podem vir (e quase sempre vêm) em forma de fluxos de caixa.
-
Vamos analisar a questão.
Segundo a lei n. 6.404, de 15 de dezembro de 1976, que dispõe
sobre as Sociedades por Ações, no inciso VIII, art. 183, transcrito abaixo:
Art. 183. No balanço, os elementos do ativo serão avaliados
segundo os seguintes critérios:
(...)
"VIII - os elementos do ativo decorrentes de operações de longo prazo serão ajustados a valor presente, sendo os demais
ajustados quando houver efeito relevante."
No mesmo sentido, o Comitê de Pronunciamento Técnico Contábeis, Pronunciamento Técnico - CPC 12, Ajuste a Valor Presente, em seu item 21, reforça a ideia de avaliar o ativo segundo seu valor presente dos seus fluxos futuros de caixa, assim, na literalidade o pronunciamento, os elementos integrantes do ativo e do passivo decorrentes de operações de longo prazo, ou de curto prazo quando houver efeito relevante, devem ser ajustados a valor presente com base em taxas de desconto que reflitam as melhores avaliações do mercado quanto ao valor do dinheiro no tempo e os riscos específicos do ativo e do passivo em suas datas originais.
Gabarito da Professora: CERTO.
-
Questão de Contabilidade no filtro de Matemática Financeira.
-
Essa questão não é de Contabilidade, galera. O QC não tem filtro de Finanças, por isso que deve estar em Matemática Financeira. Como é conhecimento comum e todo mundo está estudando Contabilidade, acha que é (só) de lá.
-
valor presente dos seus fluxos futuros de caixa projetados = VR EM USO, ou seja, uma das formas de mensuração de Ativos.
Bons estudos.