SóProvas


ID
28696
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Caixa
Ano
2008
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

Fidel Castro, como figura política latino-americana, chamou a atenção da opinião pública internacional, no início de 2008, por ter tomado a decisão de

Alternativas
Comentários
  • Boa noite

    Fidel Castro renunciou e agora quem está no poder é seu irmão Raúl Castro.

    "Jesus é o caminho"
  • Fidel Castro renuncia após 49 anos à frente do poder em Cuba.

    O ditador cubano, Fidel Castro, 81, anunciou nesta terça-feira sua renúncia após 49 anos à frente do poder em Cuba. Fidel, que não aparece em público desde que foi submetido a uma cirurgia intestinal, há cerca de um ano e meio, disse que não aceitará cumprir um novo mandato na Presidência após a reunião do Parlamento cubano, prevista para o próximo domingo (24).


    A ERA FIDEL
    Castro assumiu o poder em Cuba em 1959, e transformou o país em um Estado comunista.

    Durante os 49 anos à frente do poder, ele sobreviveu a tentativas de assassinato e a uma invasão da ilha apoiada pela CIA [inteligência americana]. Dez administrações americanas tentaram derrubá-lo. A mais famosa tentativa foi a invasão da Baía dos Porcos, em 1961.

    Os partidários de Fidel o admiravam pela habilidade de garantir alto nível nos serviços de educação e saúde para os cidadãos, embora permanecesse independente dos EUA. Já seus opositores o chamavam de ditador cujo governo totalitário negava as liberdades civis.

    Em 16 de abril de 1961, Fidel declarou sua revolução socialista. Um dia depois, ele derrotou a tentativa de invasão da Baía dos Porcos, apoiada pela CIA.

    Os EUA embargaram a economia de Cuba, e a inteligência americana planejou matá-lo.

    A hostilidade chegou ao seu auge em 1962, com a crise em torno dos mísseis cubanos.

    Com o colapso da ex-União Soviética, a Cuba entrou em crise econômica, mas se recuperou durante a década de 90, com o boom do turismo.

    Publicidade da Folha Online: 19/02/2008 - 13h22
  • Após 50 anos de revolução Cuba, o país parece abrir suas portas para um novo caminho, sobre tudo para o capitalismo esse processo vai ser lento, contudo ja está acontecendo!
  • Gente!!! que td mudno sabe que o homem era o chefe isso é notario!!! que as relaçoes estão se abrino para o muno Capitalista é o que esta apreciando abertura diplomatica de Cub,agora inserçõ do sistema não faz parte dos Planos de Cuba,pois o Proprio Fidel já tinha fechdo com o Chavez(Venezuela) a liderança da Revoluçõ Bolivariana que acontece na América Latina!!! a sua saída foi justamente por cansaço e problemas de Saúde!!! é no Entanto que quem assumiu foi seu Irmão Raul Castro!!!!
  • O anúncio feito por Fidel em 2008 se referia a deixar o posto de chefe de Estado de Cuba. O anúncio foi feito para o partido comunista de Cuba por meio do jornal Granma. No lugar de Fidel, seu irmão Raul Castro assumiu o cargo de presidente do país, o qual ocupa até os dias atuais, já no segundo mandato. Na última posse como presidente, em 2013, ele anunciou que esse seria seu último mandato. Desde que assumiu a presidência, Raul tem feito algumas reformas no sentido de abrir o país economicamente.

     A alternativa correta é a letra (B).