SóProvas


ID
2869612
Banca
VUNESP
Órgão
PM-SP
Ano
2018
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Leia a seguir o trecho retirado do jornal O Estado de S. Paulo publicado no dia 8 de maio de 1945, à época da rendição da Alemanha nazista na Segunda Guerra Mundial:


“Comemorando a paz que afinal foi conquistada, as nossas populações, pelo muito que fizeram, hão de sustentá-la, ao lado de outros povos, com todas as suas forças e inteligência, para que o sangue generoso da mocidade, derramado nas batalhas, tenha sempre a significação que hoje todos lhe reconhecemos: o fim da opressão e o começo da liberdade, cuja existência se deve a milhões de homens, mulheres e crianças sacrificadas.”


O trecho evidencia um dos fatores que contribuiu para a crise do Estado Novo, corretamente identificado como

Alternativas
Comentários
  • Internamente, Vargas exercia o poder amparado em estruturas muito semelhantes as do facismo, sendo essa situação uma contradição com o novo pensamento geopolítico pós-guerra

  • O velhinho foi esperto, dava sinais ao nazifascismo para chamar atenção de ambos os lados, quando a USA se deu conta que "possivelmente" o Brasil poderia alinhar-se ao Eixo do Mau, tratou rapidamente subsidiar à CSN (Companhia Siderúrgica Nacional) com dinheiro proveniente do EXIMBANK, em troca dos nosso valorosos pracinhas da FEB, que modesta a parte, arrebentaram.

    Contudo, realizou uma politica paradoxal, enviou tropas para lutar contra à ditadura e o espirito antidemocrático, sendo que, no Brasil estávamos vivendo um regime autoritário similar. Por fim, na minha convicção, foi o melhor Presidente até hoje.

  • passa o whats ai rafaela

  • 1º--> Mais de 25 mil soldados enviados para ajudar na segunda guerra mundial.  Seu lema de campanha "A cobra vai fumar" era uma alusão irônica ao que se afirmava à época de sua formação, que seria "Mais fácil uma cobra fumar cachimbo do que o Brasil participar da guerra na Europa".

    2º--> Qual era objetivo da FEB-Força Expedicionária Brasileira que foi mandada a guerra?

    -Combater o fascismo, autoritarismo da Itália e Alemanha.

    3º- OPAAAA, fomos combater o autoritarismo, o fascismo , os ditadores... quando chegamos ao Brasil, encontramos um p*** "absolutista", com poder todo concentrado.

    Congresso fechado, partidos extintos... um p*** populista que se achava o Deus Vargas, que adora ser cultuado.

  • Houve uma grande CONTRADIÇÃO:

    Vargas: SENAC : Simpatizante ao Nazifascismo, Estatizante, Nacionalista, Autoritário e Centralizador.

    Internamente, Vargas exercia uma política DITATORIAL. E na Segunda Guerra Mundial, apoiou os aliados (EUA, FRANÇA, UNIÃO SUVIÉTICA E INGLATERRA), países democráticos.

    Os aliados, apoiados por Vargas com a FEB ( Força Expedicionária Brasileira) venceram os países do EIXO (Japão, Itália e Alemanha) -> Países FASCISTAS e DITATORIAIS.

    Então ocorre uma CONTRADIÇÃO, pois um país DITADOR (BRASIL) lutando contra países DITADORES (EIXO)

  • passa o whats pra o cara dkdkskdsk

  • O governo de Vargas tinha ideias fascistas e nazistas porém, na 2ª guerra mundial terminou ao lado de países que fazia oposição ao eixo roberto(Itália,Japão e Alemanha), ou seja, Vargas estava ao lado de quem lutou contra ideias que fazia parte do seu governo.

    gab: A.

  • Passa o zap pro cara ai Rafaela kkk

  • n vai passar o zap pro cara não? poh vacilou!! kskkskskksk

  • Escolhemos o lado por dois motivos:

    1. Os EUA investiram pesado e financiaram a construção da usina de volta redonda.

    2. A Alemanha nazista bombardeou navios brasileiros em nossa costa, o que fez com que nossa população se manifestasse contra o Eixo. Foram enviadas a FEB (força expedicionária brasileira) e a FAB (força aérea brasileira). Os soldados (que eram chamados pracinhas) lutaram na Itália sob o comando dos EUA.