SóProvas


ID
2869663
Banca
VUNESP
Órgão
PM-SP
Ano
2018
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

A Scania inaugura na próxima terça-feira, dia 28.08, uma nova fábrica de solda de cabinas, voltada exclusivamente para produzir a nova geração de caminhões da companhia. A unidade, em São Bernardo do Campo, Grande São Paulo, aplica o conceito de indústria 4.0, considerado a quarta revolução industrial. O investimento da Scania na nova fábrica foi de R$ 340 milhões nos últimos três anos. A fábrica tem capacidade técnica para produzir até 25 mil cabinas por ano, em 19 diferentes modelos.

(https://economia.estadao.com.br. 26.08.2018. Adaptado)


Para a indústria em questão estar inserida na quarta revolução industrial, ela deve

Alternativas
Comentários
  • e) englobar tecnologias de automação e da informação, como inteligência artificial.

    "No final do século 17 foi a máquina a vapor. Desta vez, serão os robôs integrados em sistemas ciberfísicos os responsáveis por uma transformação radical. E os economistas têm um nome para isso: a quarta revolução industrial, marcada pela convergência de tecnologias digitais, físicas e biológicas.

    ...

    Agora, a quarta mudança traz consigo uma tendência à automatização total das fábricas - seu nome vem, na verdade, de um projeto de estratégia de alta tecnologia do governo da Alemanha, trabalhado desde 2013 para levar sua produção a uma total independência da obra humana.

    A automatização acontece através de sistemas ciberfísicos, que foram possíveis graças à internet das coisas e à computação na nuvem."

    Fonte: https://www.bbc.com/portuguese/geral-37658309

  • Linha do tempo das evoluções industriais:

    Indústria 1.0 : Mecanização e máquina a vapor

    Indústria 2.0 : Linha de montagem e Produção em Massa (Fordismo)

    Indústria 3.0 : Automação e Computação (Toyotismo)

    Indústria 4.0 : Inteligência Artificial e tecnopolos

  • 1ª R.I (séc XVIII): máquinas maquinufatureiras (máquinas a vapor), ferrovias, carvão mineral;

    2ª R.I (séc XIX): indústrias petroquímicas, hidroeletrecidade, automobilística, produção em massa.

    3ª R.I (séc XX): matriz energértica continua a mesma, mas surgem novas tecnologias como química fina, telecomunicações, biotecnologia, etc.

    4ª R.I (séc XXI): inovações tecnológicas, big data, inteligência artificial, internet das coisas, automação, informática, etc.

    .

    .

    At.te

    Foco na missão ❢

     

  • Quarta REVOLUÇÃO INDUSTRIAL :

    inteligência artificial

    big data, tecnopolos

    CFO BMBA 2019

  • Um conjunto de tecnologias disruptivas como robótica, inteligência artificial, realidade aumentada, big data (análise de volumes massivos de dados), nanotecnologia, impressão 3D, biologia sintética e a chamada internet das coisas, onde cada vez mais dispositivos, equipamentos e objetos serão conectados uns aos outros por meio da internet. Algumas dessas inovações estão em sua fase de “infância” e ainda não mostraram todo o seu potencial....

    Gab: E

  • 4revolução industrial

    robotica, inteligências artificiais e banco de dados

  • o avanço da tecnologia caminha no sentido de inteligência artificial.

    APMBB

  • A terceira revolução industrial – ou revolução informacional – trouxe eletrônicos, tecnologia da informação e das telecomunicações. Partindo deste pressuposto, utilizando estas tecnologias como fundação, a indústria 4.0 tende a ser totalmente automatizada a partir de sistemas que combinam máquinas com processos digitais, aponta Klaus. É a chamada “fábrica inteligente`` que alterara todas as relações: a de produção, a de trabalho e que envolve todos os processos. Por isso ela está sendo chamada de Revolução, e conceituada com a quarta, pois rompe o paradigma da revolução informacional. Ainda segundo Klaus, ´´há três razões pelas quais as transformações atuais não representam uma extensão da terceira revolução industrial, mas a chegada de uma diferente: a velocidade, o alcance e o impacto nos sistemas.

    LETRA E

  • Excelente questão, pena que não são todas iguais. rs

    Indústria 4.0 é um termo que se refere às novas tecnologias trazidas por esse movimento, como é o caso das inovações de internet, computação, robótica, automatização industrial, mundo virtual, entre outras. A expressão surgiu na Alemanha em 2011 e inicialmente foi ligada aos processos de inovação da informática e da tecnologia da informação

    GAB. E

  • Meu resumo da explicação do professor:

    GAB E)

    -O que o texto traz? O conceito de indústria 4.0, que é a internet das coisas, automação generalizada, inteligência artificial. É um aprofundamento da terceira revolução industrial. 

    A)ERRADO, as indústrias comprar energia, logo, a responsabilidade é de quem produz. Adaptadas às políticas conservacionistas? Só para evitar multa ou fazer marketing 

    B)ERRADO, terceirização é um evento antigo, não configuraria só a quarta revolução

    C)ERRADO, ser centralizada e independente da matriz torna a alternativa contraditória. Além disso, não é apenas a administração que define a quarta revolução industrial, pois precisa de mudanças no processo produtivo. 

    D)ERRADO, é uma decisão comercial, logo, não caracteriza uma revolução industrial 

  • GABARITO - E

    A 4° Revolução Industrial adquire um modelo diferente dos anteriores, pelo fato da mesma passar a utilizar um alto nível de tecnologia e também de automação.