SóProvas


ID
286990
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEAD-SE (FPH)
Ano
2009
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

No tocante ao direito administrativo brasileiro, cada um dos
próximos itens apresenta uma situação hipotética seguida de uma
assertiva a ser julgada.

Juiz federal prolatou sentença decretando a suspensão dos direitos políticos nos autos de ação de improbidade movida em face de servidor de secretaria de estado da administração de determinado estado da Federação. Nessa situação, a decisão só terá efeito após o trânsito em julgado da sentença condenatória.

Alternativas
Comentários
  • Questão CORRETA.

     Constituição FEderal - Art. 5º Todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza, garantindo-se aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no País a inviolabilidade do direito à vida, à liberdade, à igualdade, à segurança e à propriedade, nos termos seguintes:

    LVII - ninguém será considerado culpado até o trânsito em julgado de sentença penal condenatória;

  • QUESTÃO CORRETA

    ART.20 DA LEI 8429

     Art. 20. A perda da função pública e a suspensão dos direitos políticos só se efetivam com o trânsito em julgado da sentença condenatória.
  • Questão CORRETA

    A CONSTITUIÇÃO FEDERAL estabelece:

    Art. 15. É vedada a cassação de direitos políticos, cuja perda ou suspensão só se dará nos casos de:

    I – cancelamento da naturalização por sentença judicial transitada em julgado;

    II – condenação criminal transitada em julgado, enquanto durarem seus efeitos;

    III – recusa de cumprir obrigação a todos imposta ou prestação alternativa, nos termos do art. 5.º., VIII;

    IV – improbidade administrativa, nos termos do art. 37, § 4.º.”
  • Fiquei em dúvida, sendo um ato práticado no ámbito estadual, não seria competencia da justiça estadual?

    Se alguém souber!!

  • Tb fiquei com essa dúvida
  • Ecredito que pode ser sim Juiz Federal, no caso por exemplo de a entidade lesada seja a União, por exemplo desviou dinheiro de fundação da união que presta auxilio a todos os estados com pesquisas.


  • gente..
    Por serem penalidades mais graves, suspensao de direitos politicos e perda do cargo, estas devem vir apenas com a decisao definitiva, haja vista o respeito ao devido processo legal e o principio da nao-culpabilidade. Vejam bem, afastamentos e ressarcimentos sao medidas que visam acautelar, visto que, afastado, o sujeito passivo tem menos poder de coacao interna corporis, e logicamente, influenciara menos no andamento do processo.
  • Gabarito: Correto

    "A efetivação da suspensão dos direitos políticos e a perda do cargo somente ocorre com o trânsito em julgado da sentença condenatória.Admite-se,no entanto, que a autoridade administrativa ou o juiz, no interesse da investigação, determine o afastamento temporário do agente, hipótese em que ele permanecerá recebendo a remuneração mesmo afastado" - Alexandre Mazza, Manual de Direito Administrativo, 1ºEd.

    Jurisprudência:

    RE 570598 AgR / PR - PARANÁ 
    AG.REG. NO RECURSO EXTRAORDINÁRIO
    Relator(a):  Min. ELLEN GRACIE
    Julgamento:  02/08/2011           Órgão Julgador:  Segunda Turma

    Publicação

    DJe-161 DIVULG 22-08-2011 PUBLIC 23-08-2011EMENT VOL-02571-01 PP-00151

    Parte(s)

    RELATORA            : MIN. ELLEN GRACIEAGDO.(A/S)          : MINISTÉRIO PÚBLICO DO ESTADO DO PARANÁPROC.(A/S)(ES)      : PROCURADOR-GERAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DO PARANÁINTDO.(A/S)         : MUNICÍPIO DE APUCARANAADV.(A/S)           : EDSON GAMA ALVES E OUTRO(A/S)ADV.(A/S)           : RONALDO ANTÔNIO BOTELHOINTDO.(A/S)         : CARLOS ROBERTO SCARPELINIAGTE.(S)            : WILSON SCAPERLINI KAMINSKIADV.(A/S)           : CÉSAR FRANCESCHI E OUTRO(A/S)

    Ementa 

    CONSTITUCIONAL E ADMINISTRATIVO. AGRAVO REGIMENTAL NO RECURSO EXTRAORDINÁRIO.IMPROBIDADE ADMINISTRATIVA. IRREGULARIDADE NA CONTRATAÇÃO DE ASSESSOR JURÍDICO DO MUNICÍPIO. MULTA E SUSPENSÃO DE DIREITOS POLÍTICOS. LEIS 8.429/92 E 8.666/93. REEXAME DE FATOS E PROVAS. SÚMULA STF 279. MATÉRIA INFRACONSTITUCIONAL. 1. O Tribunal de origem, para concluir pela ilegalidade da realização de despesas, procedeu ao cotejo das provas dos autos com a Lei de Improbidade Administrativa, questão de cunho infraconstitucional de reexame inviável na via extraordinária. Incidência da Súmula STF 279. 2. Ausência de razões novas capazes de infirmar a decisão agravada. Precedentes. 3. Agravo regimental a que se nega provimento.

    Decisão

    Agravo regimental a que se nega provimento, nos termos do voto da Relatora. Decisão unânime. Ausente, licenciado, o Senhor Ministro Joaquim Barbosa. 2ª Turma, 02.08.2011.
  • A perda da função pública e a suspensão dos direitos políticos só se efetivam com o transito em julgado da sentença condenatória. Ademais, a autoridade judicial ou administrativa competente poderá determinar o afastamento do agente público do exercício do cargo, emprego ou função, sem prejuízo da remuneração, caso seja necessário à instrução processual.

  • Art. 20. A PERDA DA FUNÇÃO PÚBLICA E A SUSPENSÃO DOS DIREITOS POLÍTICOS só se efetivam com o trânsito em julgado da sentença condenatória.

    PARÁGRAFO ÚNICO. A
    AUTORIDADE JUDICIAL ou ADMINISTRATIVA competente PODERÁ determinar o afastamento do agente público do exercício do cargo, emprego ou função, sem prejuízo da remuneração, quando a medida se fizer necessária à INSTRUÇÃO PROCESSUAL.

    CERTA!

  • Gab Certa

     

    Art 20°- A perda da função pública e a suspensão dos direitos políticos só se efetivam com o trânsito em julgado da sentença condenatória. 

  • GABARITO: CERTO

     

    LEI Nº 8429/1992 (DISPÕE SOBRE AS SANÇÕES APLICÁVEIS AOS AGENTES PÚBLICOS NOS CASOS DE ENRIQUECIMENTO ILÍCITO NO EXERCÍCIO DE MANDATO, CARGO, EMPREGO OU FUNÇÃO NA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA DIRETA, INDIRETA OU FUNDACIONAL E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS)  

     

    ARTIGO 20. A perda da função pública e a suspensão dos direitos políticos só se efetivam com o trânsito em julgado da sentença condenatória.

  • No tocante ao direito administrativo brasileiro, é correto afirmar que: Juiz federal prolatou sentença decretando a suspensão dos direitos políticos nos autos de ação de improbidade movida em face de servidor de secretaria de estado da administração de determinado estado da Federação. Nessa situação, a decisão só terá efeito após o trânsito em julgado da sentença condenatória.

    • Art 20°- A perda da função pública e a suspensão dos direitos políticos só se efetivam com o trânsito em julgado da sentença condenatória. 

  • Lei 8429/92

     

    ARTIGO 20. A perda da função pública e a suspensão dos direitos políticos só se efetivam com o trânsito em julgado da sentença condenatória.