O surrealismo, uma das vanguardas artísticas europeias que aparece em poucas obras de Tarsila do Amaral, é caracterizado pela expressão do pensamento de maneira espontânea, pela valorização do ilógico, pelas relações com os sonhos (onírico).
The painting Sleep (1928) is a dreamlike representation of tropical landscape, with this major motif of her repetitive figure that disappears in the background.
A pintura Sleep (1928) é uma representação onírica da paisagem tropical, com esse motivo principal de sua figura repetitiva que desaparece ao fundo.
Os versos do poeta Murilo Mendes que também sofrem a influência dessa vanguarda europeia são: “Ao sinal do sonho a vida move direitinho as estátuas"[...] e “e invocam os pesadelos de mármore na beira do infinito"
A) O poema mostra a rotina e a família de seu Naum. Não há elementos como repetição, associação aleatória e figuras oníricas.
B) Não encontramos, no poema, influência do surrealismo, pelo contrário, a característica presente nesse poema destoa do surrealismo. Mostra um eu lírico triste, que passa “o dia inteiro pensando nuns carinhos de mulher".
C) Também não apresenta influência do surrealismo. O poema mostra um lado social.
D) Não há elementos como repetição, associação aleatória e figuras oníricas.
E) O poema apresenta claramente figuras oníricas (Ao sinal do sonho a vida move[...]), associação ilógica(Os homens largam a ação na paisagem elementar / e invocam os pesadelos de mármore na beira do infinito), que são características do surrealismo.
Gabarito do Professor: E