SóProvas


ID
2870230
Banca
VUNESP
Órgão
UNESP
Ano
2018
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

A profilaxia pré-exposição (PrEP) ao vírus HIV é um tratamento que consiste no consumo diário do antirretroviral Truvada® e tem como público-alvo pessoas com maior vulnerabilidade a adquirir o vírus. Segundo o Ministério da Saúde, o uso correto do medicamento reduz o risco de infecção por HIV em mais de 90%. Esse uso, porém, não barra a entrada do vírus no organismo, apenas bloqueia a ação da enzima transcriptase reversa.

(https://g1.globo.com. Adaptado.)

O tratamento com Truvada®

Alternativas
Comentários
  • A profilaxia significa prevenir ou controlar a disseminação de uma doença. A profilaxia pré-exposição (PrEP) ao vírus HIV previne a infecção, caso ocorra exposição ao vírus. A aids é a doença causada pelo vírus da imunodeficiência humana (HIV) em que o sistema imunológico é atacado, atingindo os linfócitos T e CD4+. Ele altera o DNA da célula e faz cópias de si mesmo sempre buscando novos linfócitos para aumentar a infecção. Esses medicamentos da PrEP reduzem a quantidade de vírus circulante no corpo da pessoa com HIV, chegando no nível de carga viral indetectável, onde a possibilidade de transmitir para outras pessoas é extremamente baixa. (Prevenção combinada, PrEP. Ministério da saúde, 2019)

    a) o uso desse medicamento não combate o agente transmissor, ele bloqueia a ação da enzima transcriptase reversa. Incorreta.
    b) o medicamento bloqueia a enzima capaz de produzir o DNA viral. Correta.
    c) a própria questão informa que o uso não barra a entrada do vírus, não dispensando, portanto, o uso de métodos contraceptivos de barreira principalmente para prevenir outras doenças sexualmente transmissíveis. Incorreta.
    d) a questão informa que a entrada do vírus não é impedida pelo tratamento. Incorreta.
    e) esse tratamento é específico para o tipo de profilaxia pré-exposição ao vírus HIV. Incorreta.

    Gabarito do professor: Letra B.
  • A transcriptase reversa é a enzima que transcreve um molécula de DNA a partir de uma de RNA.

  • O vírus HIV é um vírus de RNA. Para que ele consiga se reproduzir dentro da cédula hospedeira, ele precisa produzir uma molécula de DNA capaz de sintetizar novos RNAs que geraram novas proteínas virais, daí a necessidade da enzima transcriptase reversa para produzir a molécula de DNA a partir do RNA do próprio vírus.

  • RESOLUÇÃO I

    A transcríptase reversa é a enzima que permite que o DNA seja sintetizado a partir do RNA dos retrovírus. Se o medicamento bloqueia a ação da enzima, deve evitar portanto que a célula infectada produza molécula do DNA viral.

    RESOLUÇÃO II

    O vírus do HIV é um retrovírus, portanto é composto por RNA. O bloqueio da transcriptase reversa, realizado pela medicação profilática, evita que a célula infectada pelo vírus produza moléculas de DNA viral a partir de moléculas de RNA viral (transcrição reversa).

    GABARITO:

    (B) evita que a célula infectada produza moléculas de DNA viral.

    Fonte: https://www.indagacao.com.br/2018/11/unesp-2019-profilaxia-pre-exposicao-prep-ao-virus-hiv-e-um-tratamento-que-consiste-no-consumo-diario-do-antirretroviral-truvada.html?m=1