PRINCÍPIOS:
A terapia cognitivo-comportamental enfatiza a colaboração e a participação ativa.
A terapia cognitivo-comportamental é educativa, tem como objetivo ensinar o paciente a ser seu próprio terapeuta e enfatiza a prevenção de recaída.
A terapia cognitivo-comportamental visa ser limitada no tempo
A terapia cognitivo-comportamental enfatiza inicialmente o presente:
A terapia começa por um exame dos seus problemas no aqui e agora, independentemente do diagnóstico. A atenção se volta para o passado em duas circunstâncias. A primeira, quando o paciente expressa uma forte preferência por fazer assim e quando não fazer isso possa colocar em perigo a aliança terapêutica. A segunda, quando os pacientes ficam “emperrados” no seu pensamento disfuncional, quando um entendimento das raízes infantis de suas crenças poderá ajudar a modificar suas ideias rígidas.
Tal terapia é educativa, enfatizando a prevenção de recaída.
II - Enfatiza a colaboração e participação ativa.
III - Inicialmente enfatiza o presente. (ERRADA)
IV- Visa a ter um tempo ilimitado.
Visa ter um tempo limitado não está incorreto, a tcc é limitada no tempo, segundo cordiolli a tcc é breve , pois de forma geral , após 16 a 20 sessões, já ocorre melhora visível nos transtornos.
A tcc é voltada para o aqui-agora, independente do começo ou do fim da terapia. Trabalha pensamentos, sentimentos e comportamentos atuais do paciente, usando dados da história passada apenas quando contribuem para uma compreensão mais acuradas das crenças do paciente.
Algaé Menezes, cuidado para não prejudicar os colegas. O item de que é limitada no tempo não está incorrenta. Livro do cordioli Psicoterapia: abordagens atuais esclarece.