SóProvas


ID
2871166
Banca
Big Advice
Órgão
Prefeitura de Dracena - SP
Ano
2017
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Sobre as principais características da Fobia Social. Assinale a afirmação correta:

Alternativas
Comentários
  • F40.1 - FOBIAS SOCIAIS 

    Medo de ser exposto à observação atenta de outrem e que leva a evitar situações sociais. As fobias sociais graves se acompanham habitualmente de uma perda da auto-estima e de um medo de ser criticado. 

    As fobias sociais podem se manifestar por rubor, tremor das mãos, náuseas ou desejo urgente de urinar, sendo que o paciente por vezes está convencido que uma ou outra destas manifestações secundárias constitui seu problema primário. Os sintomas podem evoluir para um ataque de pânico.

    Antropofobia

    Neurose social

    F40 Transtornos fóbico-ansiosos

    Grupo de transtornos nos quais uma ansiedade é desencadeada exclusiva ou essencialmente por situações nitidamente determinadas que não apresentam atualmente nenhum perigo real. Estas situações são, por esse motivo, evitadas ou suportadas com temor.

    As preocupações do sujeito podem estar centradas sobre sintomas individuais tais como palpitações ou uma impressão de desmaio, e freqüentemente se associam com medo de morrer, perda do autocontrole ou de ficar louco. A simples evocação de uma situação fóbica desencadeia em geral ansiedade antecipatória.

    A ansiedade fóbica freqüentemente se associa a uma depressão. Para determinar se convém fazer dois diagnósticos (ansiedade fóbica e episódio depressivo) ou um só (ansiedade fóbica ou episódio depressivo), é preciso levar em conta a ordem de ocorrência dos transtornos e as medidas terapêuticas que são consideradas no momento do exame.

     

  • a) Glossofobia, medo de falar em público

    b) Agorafobia

    c) Misturou com zoofobia...

    d) Delírio persecutório

    e) OK!

  • NO DSM V tal Fobia está no quadro de TRANSTORNOS DE ANSIEDADE:

    A fobia social caracteriza-se por um medo e ansiedade de situações sociais, de ser avaliado pelos outros, de se expor ou ser notado. A fobia deve caracterizar-se por um prejuízo na vida do indivíduo, que tende a se esquivar (fugir) de situações que exigem contato social, restringindo suas atividades diárias.