SóProvas


ID
2871901
Banca
FUNCAB
Órgão
PC-ES
Ano
2013
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

O método de execução de sondagens de simples reconhecimento de solos, com SPT, tem por objetivo a determinação dos tipos de solo em suas respectivas profundidades de ocorrência; a posição do nível d'água; e os índices de resistência à penetração a cada metro, sendo seu emprego de larga aplicação em Engenharia Civil. Sobre esse método, é correto afirmar:

Alternativas
Comentários
  • A) Sua determinação se dá pelo número de golpes correspondente à cravação de 30 cm do amostrador padrão, após a cravação inicial de 15 cm, utilizando-se corda de sisal para levantamento do martelo padronizado.


    B) Deve ser coletada, para exame posterior, uma parte representativa do solo, colhida pelo trado-concha durante a perfuração, até 1m de profundidade. 


    C) Não tendo ocorrido penetração igual ou maior que 45 cm,após procedimento de 6.3.6, prossegue-se a cravação do amostrador padrão até completar os 45 cm de penetração por meio de impactos sucessivos do martelo padronizado caindo livremente de uma altura de 75 cm, anotando-se, separadamente, o número de golpes necessários à cravação de cada segmento de 15 cm do amostrador padrão. 



    D) Frequentemente não ocorre a penetração exata dos 45 cm, bem como de cada um dos segmentos de 15 cm do amostrador padrão, com certo número de golpes. Na prática, é registrado o número de golpes empregados para uma penetração imediatamente superior a 15 cm, registrando-se o comprimento penetrado (por exemplo, três golpes para a penetração de 17 cm). CERTA


    E) A cravação do amostrador padrão, nos 45 cm previstos para a realização do SPT, deve ser contínua e SEM aplicação de qualquer movimento de rotação nas hastes.




    Correções feitas conforme a norma NBR 6484




  • A) Sua determinação se dá pelo número de golpes correspondente à cravação de 30 cm do amostrador padrão, após a cravação inicial de 15 cm, utilizando-se corda de sisal para levantamento do martelo padronizado.

    B) Deve ser coletada, para exame posterior, uma parte representativa do solo, colhida pelo trado-concha durante a perfuração, até 1m de profundidade. 

    C) Não tendo ocorrido penetração igual ou maior que 45 cm, prossegue-se a cravação(só depois de etapa citada abaixo) do amostrador padrão até completar os 45 cm de penetração por meio de impactos sucessivos do martelo padronizado caindo livremente de uma altura de 75 cm, anotando-se, separadamente, o número de golpes necessários à cravação de cada segmento de 15 cm do amostrador padrão. 

    Após o posicionamento do amostrador padrão, coloca-se a cabeça de bater Marca-se na haste um segmento de 45 cm dividido em 3 trechos iguais de 15 cm, em seguida o martelo de bater deve ser apoiado na cabeça de bater anotando-se eventual penetração esta penetração obtida corresponde a zero golpes.

    Não tendo ocorrido penetração > 45cm prossegue-se a cravação ate completar 45cm de penetração por meio de impacto sucessivo do martelo de 65kg caindo livremente de uma altura de 75cm , anotando-se separadamente o número de golpes necessário de cada segmento de 15 cm do amostrador padrão.

    D) Frequentemente não ocorre a penetração exata dos 45 cm, bem como de cada um dos segmentos de 15 cm do amostrador padrão, com certo número de golpes. Na prática, é registrado o número de golpes empregados para uma penetração imediatamente superior a 15 cm, registrando-se o comprimento penetrado (por exemplo, três golpes para a penetração de 17 cm). CERTA

    E) A cravação do amostrador padrão, nos 45 cm previstos para a realização do SPT, deve ser contínua e SEM aplicação de qualquer movimento de rotação nas hastes.