SóProvas


ID
2871979
Banca
FUNCAB
Órgão
PC-ES
Ano
2013
Provas
Disciplina
Medicina Legal
Assuntos

O “edema carminado de Lacassagne”, em necropsias relatado, refere-se ao:

Alternativas
Comentários
  • GABARITO A

  • GAB: LETRA A

    A morte produzida pela intoxicação por monóxido de carbono, em suas formas puras, não se apresenta como tal; não há a cianose característica dos asfixiados e as mucosas e lábios estão ligeiramente rosados, devido a carboxiemoglobina que tinge de vermelho escarlate os tecidos. A vermelhidão é ainda mais notada nos órgãos internos, músculos e pulmões (edema carminado de Lacasagne). O sangue é fluido e rutilante, principalmente após a morte.

  • A questão avalia os conhecimentos do candidato em toxicologia médico-legal.

    A) CERTO. Nas intoxicações por monóxido de carbono, Lacassagne chamou a atenção para o sinal que chamou de "edema acarminado": expressão de edema agudo de pulmão devido à insuficiência circulatória causada pela intoxicação.

    B) ERRADO. Esta não é a descrição de edema de Lacassagne. O edema nos casos de intoxicação por álcool é causado por conta da lesão hepática.

    C) ERRADO. Esta não é a descrição de edema de Lacassagne.

    D) ERRADO. Esta não é a descrição de edema de Lacassagne. As reações mais comuns a medicamentos são edema (inchaço) da face como nos lábios, olhos e pálpebras, urticária, angiodema, coceira, erupção na pele. 

    E) ERRADO. Esta não é a descrição de edema de Lacassagne. A reação alérgica ocorre quando o organismo interpreta erroneamente alguma susbtância como alimento, medicamento, veneno de inseto, entre outros, e o seu contato com o organismo provoca reações perigosas como o edema de glote e o choque anafilático.


    Gabarito do professor: Letra A.