SóProvas


ID
2871982
Banca
FUNCAB
Órgão
PC-ES
Ano
2013
Provas
Disciplina
Medicina Legal
Assuntos

Um cadáver autopsiado não exibe nenhum sinal aparente de violência, ao exame externo. Informa 0 perito criminal que o mesmo foi encontrado dentro de uma cisterna. Admitindo-se morte por intoxicação dentro da cisterna, pode-se sugerir, etiologicamente, intoxicação por:

Alternativas
Comentários
  • Concentrações moderadas de dióxido de carbono (CO2) em ambientes fechados promovem dores de cabeça e fadiga. Altas concentrações podem gerar náuseas, vômitos e tonturas. Em altíssimas concentrações o gás carbônico pode gerar a perda de consciência.

  • Cisterna é : depósito, abaixo do nível da terra, para receber e conservar as águas pluviais.

  • A questão avalia os conhecimentos com o candidato em toxicologia forense.

    A) ERRADO. De acordo com as informações do enunciado, não foi identificada nenhuma fonte de monóxido de carbono (ex.: incêndios) no local.

    B) CERTO. De acordo com as informações do enunciado, depreende-se que o indivíduo morreu por asfixia, visto que cisterna é um reservatório de água subterrâneo, o que provavelmente fez com o que o indivíduo ficasse sem acesso a oxigênio. Assim, as trocas respiratórias dióxido de carbono (CO2) <> oxigênio não ocorreram de forma satisfatória, o que levou o indivíduo a se intoxicar com o excesso de CO2 produzido pelo seu próprio organismo. Este é um tipo de asfixia por confinamento, em que não não há renovação do ar respirável.

    C) ERRADO. De acordo com as informações do enunciado, não foi identificada nenhuma fonte de ácido cianídrico (cianeto) no local.

    D) ERRADO. De acordo com as informações do enunciado, não foi identificada nenhuma fonte de sulfeto de hidrogênio no local.

    E) ERRADO. De acordo com as informações do enunciado, não foi identificada nenhuma fonte de gás sulfídrico no local.

    Gabarito do professor: Letra B.
  • Gabarito: B