SóProvas


ID
2872003
Banca
FUNCAB
Órgão
PC-ES
Ano
2013
Provas
Disciplina
Medicina Legal
Assuntos

Rigidez cadavérica após 0 tempo previsto para a resolução desse fenômeno, observando-se, ao exame interno, hemorragias medulares e congestão generalizada das vísceras. Especulando-se uma causa tóxica, o agente etiológico mais provável é:

Alternativas
Comentários
  • R: LETRA E

    Nas células cerebrais existem receptores excitatórios e inibitórios e um dos principais neurotransmissores inibitórios é a glicina. A estricnina liga-se aos mesmos receptores que a Glicina (GlyRs) mas não tem qualquer efeito inibitório. Ao invés, impede a ligação do seu ligando natural, a glicina, impedindo assim o seu efeito inibitório (Dutertre et al. 2012). A estricnina é inibidora direta de sinapses inibitórias, um papel quase único (Toman 1963). Assim, os impulsos nervosos são desencadeados através da ligação de uma menor quantidade de neurotransmissor excitatório do que numa situação normal. A estricnina afeta particularmente os neurónios motores ao nível da medula espinal e do tronco cerebral (Wroblewski and Danysz 1989), neurónios estes que controlam a contração dos músculos. Desta forma, a estricnina desencadeia contrações musculares e convulsões extremamente violentas, que são muitas vezes fatais (Boyd et al. 1983). A morte ocorre por asfixia pois durante as convulsões há contração permanente do diafragma e de outros músculos fundamentais para a respiração (Warning et al. 2007).

  • só advinhando

  • A questão avalia os conhecimentos do candidato em toxicologia forense.

    A) ERRADO. Neuridina é sinônimo de cadaverina, uma amina é uma molécula produzida pela hidrólise proteica durante a putrefação de tecidos orgânicos de corpos em decomposição. 

    B) ERRADO. Tais achados não são compatíveis com a intoxicação por cianeto.

    C) ERRADO. Tais achados não são compatíveis com a intoxicação por escopolamina.

    D) ERRADO. Hemorragias medulares não estão associadas à intoxicação por monóxido de carbono. Além disso, a rigidez cadavérica nesse caso é de resolução mais rápida.

    E) CERTO. A estricnina é um alcalóide de origem vegetal, de efeito convulsivo. Os principais achados pós-morte são rigidez cadavérica precoce e severa e síndrome asfíctica. Normalmente, condições que diminuam a concentração de oxigênio disponível vão tornar a rigidez cadavérica mais precoce e intensa. A estricnina, no caso, atua especificamente em nível de medula espinal.

    Gabarito do professor: Letra E.
  • ESTRICNINA

    " Constitui de um pó branco presente nas iscas de raticidas. É uma substância relativamente estável, podendo persistir por um período relativamente longo em alimentos e no ambiente (GOODYEAR et al., 2013).

    Sua estrutura é semelhante à glicina, principal neurotransmissor da medula espinhal, por isso atua como antagonista competitivo da glicina, além de evitar a união da glicina aos receptores em várias reações químicas, o que leva a excitação da medula espinhal e tronco cerebral, além de estimulação incontrolada dos músculos esqueléticos (BELOW & LIGNITZ, 2003).

    A absorção pelo trato gastrointestinal é rápida após a ingestão. Esta pode ocorrer pela mucosa nasal por exposição dérmica. Depois de absorvida é amplamente distribuída pelos tecidos, portanto pequenas quantidades de estricnina podem ser detectadas no sangue. A biotransformação ocorre no fígado e a excreção pelos rins (KLAASSEN et al., 2013).

    Os sinais clínicos começam a se manifestar de 30 minutos a duas horas após a ingestão do tóxico, são característicos de síndrome nervosa, inquietação, dispneia, convulsões, midríase, opistótono, perda da consciência, a morte se dá por asfixia e exaustão (MELO et al., 2002)

    O diagnóstico é baseado nos sinais da intoxicação e análise química, pesquisando a presença de estricnina nas amostras biológicas ou iscas.O tétano é o mais importante diagnóstico diferencial para a intoxicação por estricnina (SCHIMITT & ROSSATO, 2013).

    Na necropsia geralmente as mucosas apresentam-se cianóticas, há casos que não se observam lesões, em outros se nota presença de petéquias no pâncreas, equimoses no coração e pulmão, e conteúdo digestivo pode estar pigmentado indicando a toxicose (GORNIÁK & MEDEIROS, 2008; SCHIMITT & ROSSATO, 2013)" fonte: dissertação Tália Temori

    Obs: as equimoses e petéquias podem culminar na congestão dos orgãos principalmente nos pulmoes