-
-
Letra E
No texto podemos identificar a representação das duas classes, a agrária, que domina os artigos rurais como estábulo, descaroçador, carrapaticidas etc, e o a classe política, representada no texto pelo governador do Estado.
-
"DERROCADA" ...
-
essa questao é de história..
-
derrocada cara porque usar essas palavras ? A gente estuda o ano inteiro vários coisas, eles que saibmos o dicionario por completo .
-
gente do céu, derrocada é uma palavra bem comum em provas de vestibular, concursos, militares... não é arcaica não! leiam mais!!
-
vejam essa mini apostila para ajudar no vocabulário técnico de linguagens no enem e evite errar questões como essa.
https://drive.google.com/file/d/1hM2-OIEPeqdwu0Dgh8QzbvIuWpnS7XaJ/view?usp=sharing
-
Essa questão tá mais pra humanas do que pra linguagens. Letra E faz referencia a republica oligárquica. Agora, fato é que já errei algumas questões simplesmente por não saber o significado de uma palavra. O ENEM, de vez em sempre, aparece com umas palavras quase que arcaicas e de pouco uso até mesmo em textos. Aí, você que estudou, que sabe a teoria, que sabe que a questão é fácil, acaba errando.
-
Se não fosse a "derrocada" eu acertaria. 1º Republica a elite era ligada com os politicos, eles se ajudavam em tudo.
-
Pessoal, é só associar "derrocada" à palavra "derrotada". Isto é, algo que acabou, que foi destruido, que caiu... Se fosse pra eu me confundir, eu marcaria a D, pois é na Primeira República que temos fundação de várias universidades, por exemplo.
-
Questão estranha. Aliança entre elite agrária e dirigentes políticos é algo que sempre houve, antes e depois da Proclamação da República. Esse não poderia ser um diferencial da Primeira República...
-
Eu fiquei confuso e errei. Primeira República : 1889-1930, certo? Graciliano Ramos é da segunda fase do modernismo, 1930-1945, eu simplesmente ignorei que ele vivenciou e falou sobre esse período e tbm ignorei o maldito comando dizendo PRIMEIRA REPÚBLICA. Eu, que sou de humanas, me sinto envergonhado em errar uma questão tão fácil e que eu sei o assunto!