SóProvas


ID
2872153
Banca
INEP
Órgão
ENEM
Ano
2018
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

A orquestra atacou o tema que tantas vezes ouvi na vitrola de Matilde. Le maxixe!, exclamou o francês [...] e nos pediu que dançássemos para ele ver. Mas eu só sabia dançar a valsa, e respondi que ele me honraria tirando minha mulher. No meio do salão os dois se abraçaram e assim permaneceram, a se encarar. Súbito ele a girou em meia-volta, depois recuou o pé esquerdo, enquanto com o direito Matilde dava um longo passo adiante, e os dois estacaram mais um tempo, ela arqueada sobre o corpo dele. Era uma coreografia precisa, e me admirou que minha mulher conhecesse aqueles passos. O casal se entendia à perfeição, mas logo distingui o que nele foi ensinado do que era nela natural. O francês, muito alto, era um boneco de varas, jogando com uma boneca de pano. Talvez pelo contraste, ela brilhava entre dezenas de dançarinos, e notei que todo o cabaré se extasiava com a sua exibição. Todavia, olhando bem, eram pessoas vestidas, ornadas, pintadas com deselegância, e foi me parecendo que também em Matilde, em seus movimentos de ombros e quadris, havia excesso. A orquestra não dava pausa, a música era repetitiva, a dança se revelou vulgar, pela primeira vez julguei meio vulgar a mulher com quem eu tinha me casado. Depois de meia hora eles voltaram se abanando, e escorria suor pelo colo de Matilde decote abaixo. Bravô, eu gritei, bravô, e ainda os estimulei a dançar o próximo tango, mas Dubosc disse que já era tarde, e que eu tinha um ar fatigado.

CHICO BUARQUE. Leite derramado. São Paulo: Cia. das Letras, 2009.


Os recursos expressivos de um texto literário fornecem pistas aos leitores sobre a percepção dos personagens em relação aos eventos da narrativa. No fragmento, constitui um aspecto relevante para a compreensão das intenções do narrador a

Alternativas
Comentários
  • Alguém poderia explicar? Pq não a D?

  • Ianka, porque no texto o narrador demonstra que valsa é o único estilo de dança que ele sabe então fica entendido que ele tô dança. E a critica em relação ao exibicionismo da mulher e por causa do ciúme que ele sente por ela. Alternativa D então está errada. Se eu tiver ajudado, grato.

  • Pessoal, não pode ser a D já que ele mesmo diz que "só sabia dançar a valsa". Ele não tem qualquer tipo de desprezo pela dança, apenas não sabia dançar esse ritmo.

    Ele começa a criticar o francês justamente após notar que ele e sua esposa se entendem com perfeição na dança. O trecho "e foi me parecendo que também em Matilde, em seus movimentos de ombros e quadris, havia excesso", demonstra que ele estava incomodado com os passos da mulher. Logo após dizer isso, ele começa a reclamar da repetição da música que nunca parava e dos movimentos vulgares (ou seja, ele achava que a "coisa" estava erotizada demais e passou a ficar incomodado = ciumes). B

  • A parte que introduz o ciume é do trecho 'Era uma coreografia precisa, e me admirou que minha mulher conhecesse aqueles passos" até "pela primeira vez julguei meio vulgar a mulher com quem eu tinha me casado."

  • "Ar fatigado", Dubosc notara que isso era Ciúmes

  • O povo erra mais português do que matemática, incluindo eu

  • Posha meu irmão. Até eu fiquei com ciume lendo essa narrativa, mas mesmo assim marquei a letra C não sei porque.
  • Procura-se o francês, conhecido também como Vitão.

  • Subtexto, meus amigos.

    Gabarito : (B)

    Nível de Dificuldade : Médio