SóProvas


ID
2872162
Banca
INEP
Órgão
ENEM
Ano
2018
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Vez por outra, indo devolver um filme na locadora ou almoçar no árabe da rua de baixo, dobro uma esquina e tomo um susto. Ué, cadê o quarteirão que estava aqui? Onde na véspera havia casinhas geminadas, roseiras cuidadas por velhotas e janelas de adolescentes, cheias de adesivos, há apenas uma imensa cratera, cercada de tapumes. [...]

Em breve, do buraco brotará um prédio, com grandes garagens e minúsculas varandas, e será batizado de Arizona Hills, ou Maison Lacroix, ou Plaza de Marbella, e isso me entristece. Não só porque ficará mais feio meu caminho até a locadora, ou até o árabe na rua de baixo, mas porque é meu bairro que morre, devagarinho. Os bairros, como os homens, também têm um espírito. [...]

Às vezes, no fim da tarde, quando ouço o sino da igreja da Caiubi badalar seis vezes, quase acredito que estou numa cidade do interior. Aí saio para devolver os vídeos, olho para o lado, percebo que o quarteirão desapareceu e me dou conta de que estou em São Paulo, e que eu mesmo tenho minha cota de responsabilidade: moro no segundo andar de um prédio. [...] Ali embaixo, onde agora fica a garagem, já houve uma cratera, e antes dela o jardim de uma velhota e a janela de um adolescente, cheia de adesivos.

PRATA, A. Perdizes. In: Meio intelectual, meio de esquerda. São Paulo: Editora 34, 2010.


Na crônica, a incidência do contexto social sobre a voz narrativa manifesta-se no(a)

Alternativas
Comentários
  • O enunciado quer saber como se manifesta a incidência do contexto social na voz do narrador.

    Após a leitura atenta do texto-base concluímos que:

    Não existe o sentimento de decepção por causa do progresso como afirma a alternativa A.

    O erro da alternativa B é a especificidade, não é só a demolição das casas antigas. Por exemplo, no texto fala sobre um jardim que hoje é uma garagem.

    A alternativa D e a Alternativa E são absurdas, nada se tem a ver com hábitos e estrangeirismos.

    A alternativa correta é a letra C pois se pode notar no texto que o bairro que ele mora está perdendo suas características originais (demolição de casas, jardins...)

  • Tiva dúvida quanto à expressão "incidência do contexto social na voz do narrador". Alguém poderia me ajudar a melhor interpretá-la?

  • Utilizei essa parte do texto para responder a questão: percebo que o quarteirão desapareceu e me dou conta de que estou em São Paulo,  GAB: C

  • Quem faz esse tipo de questão deve ter problemas mentais é um ser desprezível.

  • "...mas porque é meu bairro que morre, devagarinho. Os bairros, como os homens, também têm um espírito..."

    O bairro caracteriza uma coletividade, e essa coletividade está perdendo sua identidade Alternativa C

  • "...e que eu mesmo tenho minha cota de responsabilidade: moro no segundo andar de um prédio. [...] Ali embaixo, onde agora fica a garagem, já houve uma cratera, e antes dela o jardim de uma velhota e a janela de um adolescente, cheia de adesivos."

    Péssima questão para qualquer tipo de teste.

  • Ué, cadê o quarteirão que estava aqui? Onde na véspera havia casinhas geminadas, roseiras cuidadas por velhotas e janelas de adolescentes, cheias de adesivos, há apenas uma imensa cratera, cercada de tapumes. 

  • Mais uma questão com duas respostas bem próximas.

    <- Essa questão é igualzinha, com duas alternativas bem próximas.

  • Acredito que a galera ficou mais entre alternativa B e C ( ja que sao duas bem proximas), mas na alternativa B não está completa para ser considerar como a certa. Veja :

    "sentimento de nostalgia causado pela demolição das casas antigas."

    realemnte obteve sentimentos de saudade, so que nao foi apenas de casas antigas ja que ele cita o restaurante árabe tambem e outros, portanto, altertina C está mais adequada para a questao!

  • "Aí saio para devolver os vídeos, olho para o lado, percebo que o quarteirão desapareceu..."

    Vi a palavra PERCEBO e relacionei com a letra C.

  • Locadora de filmes? Vixe... Me sentindo idoso aqui, peguei essa época.

    Gabarito : (C)