-
-
ESSA QUESTÃO ESTÁ MAL FORMULADA , TENDENCIA AO ERRO NO ENEM DEVERIA ANULAR ESSA QUESTÃO SEM NEXO ALGUM....
-
No site do Enembulando diz que a resposta correta é a letra A.No entanto, de acordo com o Anglo, a resposta correta é a mesma que o enem elaborou, no caso a letra D, uma vez que ''A leitura em Bizâncio era uma prática cultural, que envolvia a construção de espaços sociais e atingia todos os segmentos da sociedade. Durante a Baixa Idade Média, a influência dos intelectuais bizantinos chegou ao Ocidente, provocando os fenômenos presentes nos textos.''
-
Uns sites dizem ser A, outros dizem ser B. Questão duvidosa.
-
essa questão foi retificada no gabarito oficial do enem para a alternativa A.
-
Essa questão não faz sentido! Se estávamos numa sociedade dominada pelo poder religioso, que inclusive uma das características é a baixa divulgação de conhecimentos, justamente por nem todos saberem ler, além da Igreja querer manipular seus fiéis através disso, como no texto II. ALguém me explica por que a resposta correta é a que fala da DIVULGAÇÃO da ciência??
-
Letra E está certa
-
Visões distintas= difusão.
-
No século X vivia-se a baixa idade média onde, mesmo com os feudos e a ruralizacao social, a sociedade volta a urbanizar-se novamente
-
o professor do qconcurso disse que e a letra D
-
Essa questão retrata a Baixa idade média..Momento de fragilidade do modelo feudal, onde o comércio se fortalece com a formação dos burgos (burguesia). E a própria burguesia é também uma apoiadora da ciência, indiretamente... Tem a ver com renascimento cultural essa questão.. Achei confusa, mas acho justa a resposta ser letra A
-
A baixa Idade Media não teve início apenas no sec XI?
-
Achei essa questão super confusa, o saber não era bastante limitado ao clero?! Ambos os textos tem em comum a questão do "TER DINHEIRO" para investir. Qual a relação dos textos com a resposta. Eu tinha marcado a letra E.
-
B) A Idade Média não tinha nada de laicidade, dada a forte influência árabe e cristã. O Estado Laico imposto por Constantino foi rapidamente desfeito.
C) A competência da educação cabia à Igreja, sob o comando de um cônegos (com exceção das Universidades, que dependiam apenas do aval). As corporações de ofício têm relações estritamente internas. Todo o ensino produzido, visava à profissionalização do ofício e aos membros.
D) Estamos falando de um período chamado como "Dark Ages" por alguns estudiosos. A evolução científica ia de encontro aos ditames cristãos. Alguns falam que foi um período de trevas, sem quaisquer modos de produção científica.
E) Não havia publicidade dos escritos sagrados. O ensino produzido na Igreja, ficava na Igreja. Quem não pertencia ao clero, costumava sofrer com a analfabetismo (por isso a catequese era exercida via ícones/símbolos/quadros).
Enfim, o período é marcado pela forte influência e difusão cultural/religiosa. Além disso, havia a promoção da escrita (invenção da pontuação e das letras maiúsculas) e do sistema Carolíngio. Pessoal, lembremos que o período da Idade Média foi marcado pelas feiras comerciais e o desenvolvimento mercantil. Óbvio que o contato entre povos promove a difusão. Logo, muitos povos conheceram a arte da escrita e da leitura, mediante referido contato.
Gabarito A
-
Minha resolução, espero poder ajudar:
a) difusão da cultura favorecida pelas atividades urbanas.
Depreende-se do texto que, no século X, o conhecimento era de difícil acesso, assim a forma mais fácil de transmiti-lo era oralmente, nas cidades, já que os livros e outros meios escritos eram escassos e caros.
b) laicização do saber, que era facilitada pela educação nobre.
Estamos falando do século X, portanto é bem difícil de imaginar uma sociedade laica nessa época.
c) ampliação da escolaridade realizada pelas corporações de ofício.
Nessa época, a formação escolar era de difícil acesso. A sociedade estava longe de ser marcada pela ampliação da escolaridade, só as altas castas da sociedade tinham esse privilégio.
d) evolução da ciência que era provocada pelos intelectuais bizantinos.
Acredito que até poderia ter havido uma revolução científica, mas essa revolução dificilmente seria difundida na sociedade da época por conta da dificuldade de se transmitir o conhecimento e mesmo pela fé cristã.
e) publicização das escrituras, que era promovida pelos sábios religiosos.
Se não me engano, as escrituras só começaram a ser mais difundidas com a invenção da imprensa por Johann Gutenberg, no século XV, e também pela Reforma Protestante, que traduziu a bíblia para o alemão e diversas outras línguas.
-
Gabarito do QC: A
Gabarito do Professor: D
Marquei: E
Próximo
-
Acredito que seja a A pelo fato de, no texto II, o autor falar que nem sabe o motivo de ter livros e nem conseguir entende-los, mas sabe que é importante os ter pelas exigências da boa sociedade.
OU seja
Ele recebeu a informação (difusão da cultura favorecida pelas atividades urbanas) e sabe que é importante pratica-la
-
"favorecidas pelas atividades urbanas". Mas elas não vieram a ocorrer no século X.
-
Gente, cuidado com os estereótipos sobre a Idade Média. O ENEM curte, tanto na prova de linguagens quanto na prova de humanas, pegar um assunto repleto de clichês e desconstruí-lo; trazendo, assim, pontos de vistas dissidentes. Idade Média não foi só feudos, invasões bárbaras e peste negra.
Havia sim cidades e difusão cultural na Alta Idade Média. O século X está inserido no dito Renascimento Islâmico, quando os árabes chegaram a dominar a Península Ibérica (percebam que o Texto II faz referência a Córdoba, importante cidade nesse contexto). Como o próprio nome Renascimento deixa evidente, foi um período em que inovações culturais e científicas floresceram, bem como o comércio e as cidades (Córdoba, Toledo, Granada, Sevilha etc. Isso para ficar apenas na Espanha).
Além disso, esse movimento também é visível, na Europa, em outras cidades que mesmo com a Idade Média nunca abandonaram seu caráter citadino e comercial (Gênova e Veneza, por exemplo. Para ficar apenas na Itália). O Texto I faz alusão a essa dinâmica: o cara fala que gastou muito dinheiro para pagar copistas e livros. Dinheiro significa comércio. E muito dinheiro implica o acúmulo de capital. Resumindo: cidades.
(Edit: nossa visão da Idade Média é muito induzida pelo que aconteceu na França no período, visto que a nossa historiografia é influenciada pelos franceses. A Idade Média não é homogênea nem no tempo nem no espaço).
Gabarito : (A)
Nível de Dificuldade : Difícil
-
Acredito que a "A" seja o item correto, não só pelos fatos históricos e pelo Renascimento Urbano, mas também pela própria interpretação de ambos os textos, os mesmos falam sobre cidades e meio urbano.
-
Oi, gente! Vou deixar esse comentário explicando a questão aqui.
Esse comentário é de:William Halsted / plataforma app.estuda
Gostei bastante, então quis disseminar aqui.
No primeiro texto temos uma necessidade prática " preciso do conhecimento pra falar" e no segundo texto uma necessidade imposta pela sociedade da época " preciso do livro pra parecer top"
a) Correta. A partir do século XI o renascimento comercial, urbano e cultural começam a tomar forma. Contudo, esse processo começou antes e um de seus principais expoentes foi as cruzadas que começaram no século IX. Essas possibilitaram uma troca de culturas e expansão econômica nas rotas do Mar Mediterrâneo e ai a história seguiu. Logo, houve a difusão da cultura.
b)A laicização do conhecimento remete à ideia de apartá-lo da religião. Contudo, durante toda a Alta Idade Média ( Século V até o X mais ou meninhos) a vida era focalizada em Deus, um Teocentrismo, ao passo que somente na baixa idade média essas coisas começam a mudar com os renascimentos ( cultural, comercial e urbano), mas a religião sempre esteve presente. Não obstante, naquele período havia o estudo da Patrística com Agostinho> Portanto, não podemos pensar em um distanciamento da religião Na Idade média, nem mesmo após o renascimento.
c) A escolaridade continuou voltada aos nobres ( e ao clero) enquanto as corporações de ofício "formavam profissionais" e tabelavam os preços entre as diversas corporações. Além disso, a escolaridade pode ser pensada a partir da escolástica e no seu ensino em monastérios, onde se aprendia o Trívio( linguagem e a retórica) e Quadrívio ( as matemáticas e música).
d) de fato a ciência foi muito mais rica no lado do oriente( principalmente na alta idade média), mas não podemos dizer que o ocidente não fez nada. Na baixa idade média teve todos os renascimentos, como foi citado, e principalmente o cultural. Algo que reforça isso é a medicina do ocidente comparada com o pequeno Canone de Avicena, do oriente.
e)As escrituras dos sábios religiosos ( bíblia) não eram públicas. As igrejas tinham um "porão" com vários e vários rolos de papel que precisavam ser rescritos pra passarem a outras igrejas e ficavam restritas ao clero.
-
Fiquei em dúvida entre A e E, marquei a E, pois pensei, erroneamente, que o Renascimento Urbano ocorreu apenas no século XII, quando esse ocorreu, na verdade, no século X. Nesse sentido, o texto evidencia, entre outros, as trocas culturais que a urbanização promove.