SóProvas


ID
2872213
Banca
INEP
Órgão
ENEM
Ano
2018
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

O Morro do Vidigal é um clássico do Rio de Janeiro. A vista dá para Ipanema e a favela é pequena e relativamente segura. Aos poucos, casas de um padrão mais alto estão sendo construídas. Artistas plásticos e gringos compraram imóveis ali. Os moradores recebem propostas atraentes e se mudam. Não são propostas milionárias. Apenas o suficiente para se transferirem para um lugar mais longe e um pouco melhor. Os novos habitantes, aos poucos, impõem uma nova rotina e uma nova cara.

NOGUEIRA, K. O que é gentrificação e por que ela está gerando tanto barulho no Brasil. Disponível em: www.diariodocentrodomundo.com.br. Acesso em: 7 jul. 2015 (adaptado).


O texto discute um processo em curso em várias cidades brasileiras. Uma consequência socioespacial desse processo é a

Alternativas
Comentários
  • Quase não há ideologia nessa questão!

  • Como não ?

    Chega ser obvia , vamos lá.

    Tentarei lhe ajudar Dário.

    a ) expansão horizontal da área local. = Crescimento horizontal é a expansão dos centros urbanos, ocorre com a ocupação de áreas antes desocupadas e essas áreas não estavam desocupadas!

    b) expulsão velada da população pobre.= correta!

    c) alocação imprópria de recursos públicos. = ninguém falou de recursos públicos.

    d) privatização indevida do território urbano. = privatização de casa de moradores ?

    e) remoção forçada de residências irregulares. = forçada ? se eles estão comprando.

    Espero ter ajudado !

    Bons estudos.

  • Trata-se de uma desfragmentação da concentração de classe, que após a venda de propriedades, passa a ocupar um estado financeiro suficiente para se realocar em um bairro com maior poder aquisitivo. Quando a alternativa trata da "expulsão velada", entende-se de uma uma forma pacífica e progressiva.

  • Ou se diz que os moradores recebem propostas e se mudam, ou se diz que eles são expulsos da FAVELA. Os dois não dá, amiguinho.

  • Achei o termo expulsão muito pesado, visto que foi feito uma proposta e eles aceitaram. eu heim ! É tão simples, se não quiser sair é só não vender.
  • O termo "expulsão velada" tem que ser levado em conta.

  • O texto refere-se ao fenômeno de Gentrificação, o qual consiste num processo de transformação de centros urbanos através das mudanças dos grupos sociais ali existentes, onde sai a comunidade de baixa renda e entram moradores das camadas mais ricas. O termo "expulsão velada" é contestável. No entanto, ainda assim, trata-se da opção mais coerente.

  • expulsão velada é um termo um pouco forte, mesmo velada nesse contexto assumindo um sentido de encoberto ou escondido..porém ainda é a melhor alternativa dentre as outras

  • Gente, o gabarito NÃO contradiz com o trecho "os moradores recebem propostas atraentes e se mudam" porque é justamente uma expulsão VELADA, acordem pra vida!!

    Quando o povo com mais dinheiro começa a se mudar para um lugar onde originalmente vivia um povo mais simples, os custos de vida e o preconceito AUMENTAM CONSIDERAVELMENTE (entre outras coisas), então não vem com "se não quiser sair é só não vender" porque se fosse você que estivesse passando por situações constrangedoras, falta de emprego e fome no dia a dia, você também venderia sua casa pro primeiro que oferecesse qualquer valor e daria o fora dali, mesmo não querendo!

    Vamos começar a ter mais empatia, compaixão e carinho ao olhar pra situação dos outros. Nem tudo se resume à política (sou de esquerda, sou de direita, sou de centro, sou da put@ que pariu e esse monte de besteira que tem colocado tanto uns contra os outros há tantos e tantos anos)

  • O velado é no sentido de escondido. Faz um pouco de sentido.

  • “O que é gentrificação e por que ela está gerando tanto barulho no Brasil”

    Conforme o título, certamente o texto vai tratar de uma prática de enobrecimento de alguma região.

    Esse enobrecimento é sustentado pela compra e a consequente “expulsão velada” dos moradores

  • nesses comentários da pra ver certinho quem tem consciência do nível da pobreza no brasil e ao que a pobreza submete o cidadão e quem não entende nada disso, porque tem empatia social zero

    expulsão velada = gentrificação = lentamente comprar os terrenos e transformar o que antes era uma área de classe c e d em classe a e b, justamente o narrado no texto

    LETRA B

  • Questão clássica, já perdi a conta de quantas vezes essa questão já caiu na UERJ. Inclusive, é tradição do Rio de Janeiro expulsar as pessoas dos locais onde moram. Dica que dou pra vocês: Fação provas de outros vestibulares, em especial o da UERJ, que é uma prova magnífica e razoavelmente parecida com o ENEM. Com isso, vocês podem responder questões que ainda não caíram no ENEM, mas que podem vir a cair no futuro. Pra quem gosta de exatas, a prova de UNICAMP é excelente, pois exige muito conhecimento e as questões (algumas) são bastante complexas. Isso é importante, uma vez que as provas do ENEM estão se tornando cada vez mais conteudistas.

  • Como é possível nos comentários aqui acharem que há ideologia na questão? Como assim kkkkk. É apenas a realidade brasileira, e não há nenhum posicionamento político em dizer a realidade do que ocorre. Como já disseram, pesquisem sobre gentrificação e não vai haver mais dúvidas em questões como essa.

  • Fulano errou a questão.

    O que deveria fazer → prestar atenção às dicas dos colegas, ler sobre o assunto, ampliar os horizontes, aprender

    O que faz → reclama da "ideologia" da questão

  • Olhem o assunto do texto: processo de gentrificação = marginalização = expulsão velada da população pobre.

  • Fiquei em dúvidas entre a A e a B.

    Mas ai vi que o povo que tá vendendo a sua casa tá indo pra um local mais distante já estabelecido, e não criando um local novo, ou seja, não estão atuando como um frente pioneira.