SóProvas


ID
2872231
Banca
INEP
Órgão
ENEM
Ano
2018
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

A antiga Cidade Livre foi idealizada por Bernardo Sayão, em 1956, para ser um centro comercial e recreativo para os trabalhadores de Brasília. Ganhou esse nome porque lá era permitido não só residir como também negociar, com isenção de tributação. A perspectiva era de que a cidade desaparecesse com a inauguração de Brasília. Com isso, os lotes não foram vendidos, mas emprestados em forma de comodato àqueles interessados em estabelecer residência ou comércio. A partir de 1960, os contratos de comodato foram cancelados e os comerciantes, transferidos para a Asa Norte. Os terrenos desocupados foram invadidos por famílias de baixa renda. Em 1961, o governo, pressionado pelo movimento popular, cria oficialmente a cidade com o nome de Núcleo Bandeirante.

CARDOSO, H. H. P. Narrativas de um candango em Brasília. Revista Brasileira de História, n. 47, 2004 (adaptado).


Essa dinâmica expõe uma forma de desigualdade social comum nas cidades brasileiras associada à dificuldade de ter acesso

Alternativas
Comentários
  • Lote > Imobiliario

  • O enunciado apenas refere-se as condições de vida relacionadas à moradia.

    "Com isso, os lotes não foram vendidos, mas emprestados em forma de comodato àqueles interessados em estabelecer residência ou comércio."

    "Os terrenos desocupados foram invadidos por famílias de baixa renda. Em 1961, o governo, pressionado pelo movimento popular,"

    Portanto, única alternativa pertinente é a letra B.

  • Questão que mescla Geografia Urbana com aspectos históricos do desenvolvimento da capital federal Brasília. Texto de apoio trazendo descrição do planejamento urbano de Brasília e demonstrando que entre o o planejado e o resultado final ocorreram mudanças causadas pela dinâmica populacional e urbana da nascente metrópole. Enunciado busca a alternativa que aponte uma dificuldade social de acesso que corresponda as informações contidas no texto.

    Análise das alternativas:

    A) Lazer gratuito é parte importante e integrante do planejamento urbano, mas o texto não aborda este aspecto em momento algum. 

    B) A formalização da propriedade da terra ocupada é uma das questões mais complexas do planejamento urbano que normalmente precisa lidar com a ocupação precedendo a regularização. As dificuldades para a população ocupante são relacionadas principalmente as  exigências formais para o financiamento como a comprovação de renda, análise de crédito e documentação em geral. Alternativa correta.
    C) O transporte público se insere no debate urbano sobre mobilidade e é muito importante para a qualidade de vida da população em geral, mas não tem relação com a situação exposta no texto. 
    D)  Acesso a água potável é sempre questão problemática em ocupações urbanas irregulares, mas o texto claramente se refere a questão da formalização de propriedade.
    E) A informalidade é o tipo ocupação mais comum entre os residentes em áreas de posse e invasão. No entanto, essa característica não possui relação com as informações disponíveis no texto. 
     



     Gabarito do professor: B
  • P/ fins de contextualização: p quem nao sabe o DF foi projetado em formato de um avião, tendo a asa, a parte traseira e etc. e na frente, onde seria a cabine do piloto, temos os 3 poderes, legislativo, judiciario e o executivo! vale a pena pesquisar imagens.

  • Olá, tudo bem? Caso não tenha conseguido resolver essa questão não fique triste, continue tentando, tenha fé e vc conseguirá tirar um notão no vestibular ou outra prova que for fazer. Bom antes de resolver a questão deixarei um macete que gosto de realizar para ir bem nas questões:

    1 - Eu leio o que a questão me pede

    2 - eu leio o texto e tento compreende-lo

    3 - e por fim eu leio as alternativas, isso porque depois deu ler o texto eu terei uma visão mais ampla sobre o assunto e se poderei eliminar outras alternativas mais fácilmente.

    Vamos para a resolução?

    Após você ler o texto, você terá sua própria visão sobre o assunto. Colocarei o meu entender aqui sobre a mensagem do texto:

    O texto abordou implicitamente o conceito de segregação socioespacial. Esse conceito está relacionado ao " uso e preço do solo urbano", fazendo com que pessoas de classes mais baixas morem em áreas periféricas, com péssima qualidade de transporte público, condiçoes precárias de rede de esgoto, sem área de lazer. Em contra pártida, as pessoas ricas vão morar mais pertos da cidade - onde é o nucleo economico do local - tem melhores acessos aos transportes públicos, a qualidade de esgoto, áreas de lazer e etc.. Esse processo ocorre devido ao mercado imubiliário, pois como os centros urbanos são mais desenvolvidos seus prédios ou casas serão bem mais caros, logo a população mais pobre não consegue pagar por um aluguel ou comprar uma casa nessas áreas e elas se veem obrigada a morar nas periferias, em contra partida, a população rica pode pagar e acaba morando nas melhores áreas.

    Interessante ressaltar também esse ponto do texto: "Os terrenos desocupados foram invadidos por famílias de baixa renda." - ou seja essas pessoas não começaram a morar lá pq quiseram, mas pq foram "obrigadas", pois se não morassem nessas terras elas não teriam para onde ir. Brasilía, estava cara já. Eles invadiram lá, pois não podiam pagar por alugueis ou comprar casas nessas áreas desenvolvidas.

    Nesse link tem uma explicação muito boa sobre "segregação socioespacial" -> https://www.preparaenem.com/geografia/segregacao-socioespacial.htm

    E por fim, agradeço por ter estado aqui nessa resolução de exercícios e por querer compreender o porque você errou. Dica: faça um caderno de erros ajuda muito. E termino com essa frase : " sempre há um lugar no sol para aqueles que nunca desistem."

  • Brasília, país dentro de outro país.