SóProvas


ID
2872243
Banca
INEP
Órgão
ENEM
Ano
2018
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Em Utopia, tudo é comum a todos. A distribuição dos bens lá não é um problema, não se vê nem pobre nem mendigo e, embora ninguém tenha nada de seu, todos são ricos. Haverá maior riqueza do que levar uma existência alegre e pacífica, livre de ansiedades e sem precisar se preocupar com a subsistência?

MORUS, T. Utopia. Brasília: UnB, 2004.


Retirado da obra de Thomas Morus, escrita no século XVI, esse trecho influenciou movimentos sociais do século XIX que lutaram para

Alternativas
Comentários
  •  ''A distribuição dos bens lá não é um problema''.

  • Pra galera que ficou em dúvida na letra A: os movimentos operários surgidos na Revolução Industrial não tinham o objetivo de inibir o crescimento da burguesia e sim a participação mais presente do trabalhador, principalmente no setor político. Houveram vários outros fatores para os movimentos, mas olhando a partir desse trecho, a letra C é a resposta.

  • Excelente obra de Thomas Morus. Recomendo a leitura.

  • nossa. na hora me lembrei das aulas do Se liga nessa História

  • Enquanto existir domínio de capital , não haverá igualdade! Alt C
  • importante lembrar que o verbo HAVER em sentido de existir é IMPESSOAL, ou seja, não flexiona, ou seja, só na terceira pessoa do singular.

    Há casa, há a turma do passinho, houve revolução, haverá distribuição gratuita da riqueza alheia como em todo governo socialista... e por aí vai... bejô, bejô!

  • ́pelo contexto dá pra perceber qure ele luta pela igualdade né, sem domínio de um classe

  • "(...) embora ninguém tenha nada de seu, todos são ricos."

  • Questão que traz a necessidade de entendimento da continuidade cronológica para entendermos como que ideias do século XVI influenciaram acontecimentos do século XIX. O texto de apoio é um fragmento da obra de Thomas Morus onde as bases do pensamento comunista utópico são lançadas ao descrever um lugar imaginário onde propriedade e posição social não são os condicionantes da vida cotidiana. O enunciado busca alternativa que trás os objetivos dos movimentos sociais influenciados por Morus.
    Análise das alternativas:
    A) No século XIX, o processo de ascensão da burguesia já estava consolidado. 
    B) Não existia esse tipo de preocupação neste formato no século XIX. Tais premissas só aparecem como reivindicações sociais ambientalistas no século XX. 
    C) A ideia de uma sociedade sem diferenciação social, propriedade e hierarquia como a idealizada por Morus influenciou muitos movimentos sociais como comunistas e anarquistas que assistiram a ascensão da burguesia e o domínio do capital nas práticas políticas. Alternativa correta.       
    D) Intolerância religiosa é fenômeno que persiste até os dias atuais em diversas situações e nesse caso significa fuga do tema já que não se relaciona com as influências sociais da obra de Morus. 
    E) Os movimentos sociais influenciados por Morus posicionaram-se contra o capitalismo basicamente e não contra a o atraso tecnológico.


    Gabarito do professor: C
  • O texto caracteriza movimentos onde não há domínio capitalista.

  • Gab. C

    Ok! Só uma observação: O nome do lugar diz bastante: UTOPIA. No mundo das ideias tudo é possível, mas do Mundo das Maravilhas ao mundo real há bastante diferença. E para não dizer que não falei das flores lá vai uma citação de Marx Weber, cobrada no ENEM de 2014 em sociologia:

    O impulso para o ganho, a perseguição do lucro, do dinheiro, da maior quantidade possível de dinheiro não tem, em si mesma, nada que ver com o capitalismo. Tal impulso existe e sempre existiu. Pode-se dizer que tem sido comum a toda sorte e condição humanas em todos os tempos e em todos os países, sempre que se tenha apresentada a possibilidade objetiva para tanto. O capitalismo, porém, identifica-se com a busca do lucro, do lucro sempre renovado por meio da empresa permanente, capitalista e racional. Pois assim deve ser: numa ordem completamente capitalista da sociedade, uma empresa individual que não tirasse vantagem das oportunidades de obter lucros estaria condenada à extinção.

    WEBER, M. A ética protestante e o espírito do capitalismo. São Paulo: Martin Claret, 2001 (adaptado).

    O capitalismo moderno, segundo Max Weber, apresenta como característica fundamental a

    gabarito: ação calculada e planejada para obter rentabilidade.

    E, para finalizar:

    Homem = impulso por crescimento.

    capitalismo = lucro

    socialismo = divisão.

    Tirem suas próprias conclusões!

  • A Letra "A" está muito restritiva ao socialismo científico de Karl Marx que prega a luta de classes e ascensão do classe operária.

    O enunciado pede "movimentos sociais", ou seja, de acordo com o texto, o que eles pregam em comum?

    Portanto, letra B.

  • Thomas Morus desenvolve uma vertente do liberalismo de Adam Smith. Para ele, pobreza e sofrimento são inerentes à humanidade, pois a população cresce em progressão geométrica, enquanto a produção de alimentos cresce em progressão aritmética. Como consequência, movimentos sociais trabalhistas e trade unions surgem, refutando a exploração capitalista do trabalho.

    Gabarito C

  • Letra C

  • Proletários do mundo, uni-vos!

    Gabarito : (C)

  • Dava pra matar a questão na primeira frase do texto.

    "Em Utopia, tudo é comum a todos."

    Se tudo é comum a todos, não existe propriedade privada e, logo, não há domínio do capital na construção da propriedade privada.

    Letra C