SóProvas


ID
2872267
Banca
INEP
Órgão
ENEM
Ano
2018
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

A maioria das necessidades comuns de descansar, distrair-se, comportar-se, amar e odiar o que os outros amam e odeiam pertence a essa categoria de falsas necessidades. Tais necessidades têm um conteúdo e uma função determinada por forças externas, sobre as quais o indivíduo não tem controle algum.

MARCUSE, H. A ideologia da sociedade industrial: o homem unidimensional. Rio de Janeiro: Zahar, 1979.


Segundo Marcuse, um dos pesquisadores da chamada Escola de Frankfurt, tais forças externas são resultantes de

Alternativas
Comentários
  • Esse texto é de 1979. Importância de ler a Referência Bibliográfica.

  • Não sou assinante, mas eu acho que deve ser a letra A.

  • Letra D- Interesses de ordem socioeconômica.

  • Letra D - Interesses de ordem socioeconômica.

  • O texto pode ser analisado sob a ótica do consumismo. Na sociedade capitalista, as mercadorias( tanto materiais como imateriais) não são adquiridas por sua utilidade, mas sim para se conseguir projeção social por meio delas (interesses socioeconômicos).

    Como a questão diz, são as falsas necessidades.

  • Gab. D

    Falou de escola de Frankfurt = associar com Marxismo. Crítica ao capitalismo.

    O enunciado já discorre sobre o homem como sendo um "produto do meio em que vive". O que o marxismo tanto critica? Resposta: Interesses capitalistas. Burguesia contra proletariado. Logo, as forças externas que repercutem negativamente segundo os estudiosos da Escola de Frankfurt são os interesses de ordem socioeconômica. É o capitalismo opressor... mimimi...

  • A questão se refere à crítica de Herbert Marcuse às sociedades industriais modernas. Em sua obra, Marcuse procurou discutir acerca do estabelecimento de uma sociedade de consumo em grande escala que passou não apenas a afetar os modos de produção e consumo, mas também a psicologia social e individual, as relações humanas e a relação entre sociedade e natureza. O filósofo argumenta que nas sociedades industriais há uma tendência à uniformização a partir de uma normatização dos gostos, opiniões e práticas e também uma padronização do estilo de vida determinados pela lógica da ordem socioeconomica dominante. É o que o autor denomina de "sociedade unidimensional".
    Slavoj Zizek, psicanalista e filósofo estoniano, utiliza-se de um filme de John Carpenter chamado "Eles vivem" (1988) para exemplificar o funcionamento da ideologia imposta a partir de uma sociedade industrial moderna. A função da ideologia é justamente a de impor uma maneira de ver o mundo. É possível encontrar esse video disponível e legendado no YouTube.

    A resposta, portanto, é letra D.

  •  questão se refere à crítica de Herbert Marcuse às sociedades industriais modernas. Em sua obra, Marcuse procurou discutir acerca do estabelecimento de uma sociedade de consumo em grande escala que passou não apenas a afetar os modos de produção e consumo, mas também a psicologia social e individual, as relações humanas e a relação entre sociedade e natureza. O filósofo argumenta que nas sociedades industriais há uma tendência à uniformização a partir de uma normatização dos gostos, opiniões e práticas e também uma padronização do estilo de vida determinados pela lógica da ordem socioeconomica dominante. É o que o autor denomina de "sociedade unidimensional".

    Slavoj Zizek, psicanalista e filósofo estoniano, utiliza-se de um filme de John Carpenter chamado "Eles vivem" (1988) para exemplificar o funcionamento da ideologia imposta a partir de uma sociedade industrial moderna. A função da ideologia é justamente a de impor uma maneira de ver o mundo. É possível encontrar esse video disponível e legendado no YouTube.

    A resposta, portanto, é letra D.

  • Resolvi essa questão sem ao menos ler sobre esse conteúdo kkk

  •  A ideologia da sociedade industrial -> entrega a questão

  • A ideologia da sociedade industrial: já direciona para uma alternativa que relacione ao trabalho/ condições socioeconomicas

  • A ideologia da sociedade industrial: o homem unidimensional. " É uma OBRA que se remete a uniformização que a industria moderna impõe sobre o mundo sempre intigando as pessoas ao consumo exacerbado de forma a sempre gerar lucros para as empresas. Essa força externa seria isso " os interesses de ordem socioeconômica." que motivam o homem a sempre querer coisas ate que não precisa. GAB::d