SóProvas



Questões de Mundo do trabalho


ID
6889
Banca
ESAF
Órgão
MTE
Ano
2006
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

A categoria trabalho, segundo Anthony Giddens (Sociologia, Porto Alegre: Artmed, 2005) significa "a execução de tarefas que requerem o emprego de esforço mental e físico, cujo objetivo é a produção de mercadorias e serviços que satisfaçam as necessidades humanas" (p.306). Baseado nessa concepção de trabalho, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • Não é uma visão técnica mas interpretativa da questão. As opções "d" e "e" não poderiam ser em função de que a definição ao definir produção de serviçõs permitiria o trabalho doméstico e em ambas as situações o trabalho voluntário. Se é possível compreender que a definição permitiria o trabalho voluntário, na medida da satisfação das necessidades humanas para a coesão social ou por simples diletantismo, seria possível considerar a ocorrência de trabalho remunerado ou não remunerado. Nesta perspectiva, a única resposta possível é a letra "a"

ID
6895
Banca
ESAF
Órgão
MTE
Ano
2006
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

Segundo André Gorz (Metamorfoses do Trabalho: Crítica da Razão Econômica. São Paulo: Anablume, 2003), as últimas décadas do século XX testemunharam o surgimento de sociedades do desemprego em massa de forma permanente. Essas mudanças estão associadas a inovações tecnológicas e ao denominado "crescimento sem emprego". Essas mudanças não irão apenas provocar desemprego em massa, mas também alterações na estrutura de classes socioeconômicas das sociedades de emprego. Para André Gorz, uma ruptura ou "dualização" social tornou-se o aspecto dominante de todas as sociedades industrializadas a partir de meados da década de 70. Baseado nesse pressuposto teórico de uma "dualização" social com impactos sobre os trabalhadores, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • segundo Jefferson Mendes a resposta correta é a B, pois mão de obra subcontratada é justamente a dualização
  • Letra c. Ver o texto que foi retirado a questão:

    Mas, para poder garantir a seus assalariados o emprego permanente, as grandes firmas japonesas subcontratam com uma rede vasta de empresas periféricas as fabricações e prestações de serviço que a firma matriz não tem interesse vital em assumir.

    Essas empresas subcontratadas servirão de amortecedores das flutua-
    ções conjunturais; empregam ou demitem conforme a evolução da demanda, ainda mais prontamente porque seus trabalhadores não têm, em geral, proteção sindical ou social.

    Mais em http://mactreinamentos.wordpress.com/2010/02/01/0-fim-do-humanismo-do-trabalho-andre-gorz-2007/

    LOgo, envolve a dualização do trabalhador efetivo/ estável e o terceirizado/ periférico/ subcontratado.

  • Esta questão foi anulada.
  • C e B estão corretas!

  • Porquê? no mínimo e não exatamente?


ID
6901
Banca
ESAF
Órgão
MTE
Ano
2006
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

Segundo David Cattani (Greve. Dicionário crítico sobre Trabalho e Tecnologia. Petrópolis: Vozes; Porto Alegre:Ed.da UFRGS, 2002): "A partir dos anos 80, a reestruturação capitalista de orientação neoliberal alterou as instituições do trabalho e as formas da ação coletiva". Essas mudanças nos países mais industrializados, a partir da ofensiva neoliberal, podem ser percebidas tanto no setor público quanto no setor privado. Baseado nessas afirmações sobre as mudanças recentes e suas conseqüências para as instituições do trabalho e ação coletiva, assinale a afirmação falsa.

Alternativas
Comentários
  • Essa questão foi anulada pela banca. Creio que o motivo tenha sido erros na alternativa C, pois não se pode afirmar que as privatizações tenham fortalecido o sistema de bem-estar social, pelo contrário, piorou a situação para os funcionários públicos.
  • Creio que a banca errou ao pedir a afirmativa falsa. Deveria ter sido a VERDADEIRA.As respostas b) e e) são contraditórias, e uma delas tem de ser a resposta correta. Então, sobrou avaliar se as alterações devido às privatizações, flexibilização dos contratos e terceirização podem ser consideradas profundas ou pequenas. Considerando que tenham sido profundas, "e" seria a resposta correta, isso caso o enunciado fosse corrigido, claro.
  • b) O setor público sofreu alterações pequenas, devido às privatizações e à flexibilização dos contratos de trabalho e, mesmo, devido à terceirização

    As alterações no setor público foram gigantescas: aumento da carga de trabalho, reforma na previdência dos servidores públicos, tentativa de aproximação da gestão pública à gestão privada, terceirização de postos públicos, privatizações de empresas estatais

    Como o colega colocou acima as alternativas b) e e) são contraditórias

    Mas analisando a questão existe outro erro na alternativa c)

    c) O setor público sofreu alterações devido às privatizações que fortaleceram o sistema de bem-estar social.

    As alterações neoliberais da década de 80 marcaram o fim do estado do bem-estar social, o chamado welfare state.

    Desse modo, são duas questões como gabarito b) e c)
  • Questao deveria ter exigido a resposta correta, ja que a maioria das alternativas estao erradas


ID
8845
Banca
ESAF
Órgão
Receita Federal
Ano
2005
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

O debate em torno do movimento da globalização anima expressivos intelectuais do mundo contemporâneo. Discutese, entre outros, os efeitos normativos que a globalização suscita nos direitos internos. A concepção de um Direito de feição neoliberal, que comprovaria o triunfo do capitalismo, um dos aspectos que marcaria o fim da guerra fria, é denunciada ou festejada por vários pensadores, a propósito de críticos e de defensores do neoliberalismo globalizante. Entre os entusiastas do modelo neoliberal, destaca-se:

Alternativas
Comentários
  • A)# Na verdade Boa Ventura de Sousa Santos defende globalização neoliberal chamando-a de globalização contra-hegemônica(errado o termo citado pela frase)b)Baseado no conceito - O conceito de sociedade de risco se cruza diretamente com o de globalização: os riscos são democráticos, afetando nações e classes sociais sem respeitar fronteiras de nenhum tipo. Os processos que passam a delinear-se a partir dessas transformações são ambíguos, coexistindo maior pobreza em massa, crescimento de nacionalismo, fundamentalismos religiosos, crises econômicas, possíveis guerras e catástrofes ecológicas e tecnológicas, e espaços no planeta onde há maior riqueza, tecnificação rápida e alta segurança no emprego. Verifica-se que o conceito é totalmente contrário ao que a questão afirma e além disso Essa dava pra eliminar, pois fala em eliminação das diferenças entre países ricos e pobres. Isso nenhum entusiasta do capitalismo vai defender!Ulrich Beck prega que o individualismo exacerbado do modelo capitalista pode colocar em risco as liberdades.c) Francis Fukuyama, pensador ligado ao conservadorismo norte-americano, que vê na vitória do neoliberalismo o fim da história e o surgimento do último homem, metáforas utilizadas para caracterizar a inexistência de outras opções fora do capitalismo neoliberal. d)Michel Chossudovsky contrário ao neoliberalismo,realiza palestras e conferências para Defesa dos Direitos Civis e da DignidadeHumana, e prega que o momento atual do capitalismo é de “militarização”, afirmando que as diretrizes determinadas pelo BIRD e pelo FMI levam a uma “globalização da pobreza”. Segundo ele, os movimentossociais deveriam confrontar estas políticas monetáriase)Manuel Castells - sociedade da informação e sociedade informacional (Castells adota esta última, por analogia ao significado de sociedade industrial não podendo negar como diz a questão a informatização.

ID
89239
Banca
ESAF
Órgão
MTE
Ano
2010
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

Nos últimos tempos, o conceito de trabalho e ocupação tem-se alterado fundamentalmente; as certezas e obviedades fundamentais que vinculamos ao trabalho se dissolvem, se erodem (....).
(Beck, Ulrich. Liberdade ou Capitalismo, Ulrich Beck conversa com Johannes Willms, São Paulo: Editora UNESP, 2003, p. 159).

A partir do texto assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • (A) Lembra da aula de história? A sociedade grega era formada por homens livre e escravos, sendo que apenas os homens livres faziam parte da sociedade.(B) A base do capitalismo é a acumulação de capital. E como vc acumula capital? Trabalhando.(C) A sociedade de pleno emprego é aquela em que há apenas a "taxa natural de desemprego", o que significa que só está desempregado quem quer. Estamos nessa fase?(D) A flexibilização do trabalho faz com que cada trabalhador seja tratado como indivíduo. Há a abolição de contratos coletivos e, por isso mesmo, há uma multiplicação de diferentes tipos de trabalhos.(E) Quantos mestres e doutoras estão desempregados ou subempregados ou empregados em trabalhos que exigem um grau de qualificação inferior ao que eles possuem hoje em dia?
  • O trabalho era visto como algo que embrutecia o espírito, então era realizado apenas por escravos, enquanto os homens livres ficavam responsáveis pelas atividades mais nobres, como a política e filosofia.


ID
89245
Banca
ESAF
Órgão
MTE
Ano
2010
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

Vinte anos de reestruturação das grandes fábricas levaram a um estranho paradoxo. Com efeito, é contemporaneamente, sobre a derrota do operário fordista e sobre o reconhecimento da centralidade de um trabalho vivo sempre mais intelectualizado, que se constituíram as variantes do modelo pós-fordista. Na grande empresa reestruturada, o trabalho do operário é um trabalho que implica sempre mais, em diversos níveis, capacidade de escolher entre diversas alternativas e, portanto, a responsabilidade de certas decisões. (Lazzarato, Mauricio & Negri, Antonio. Trabalho imaterial formas de vida e produção de subjetividade, Rio de Janeiro: DP&A, 2001, p. 25).

Baseado nos pressupostos teóricos, assinale a opção incorreta.

Alternativas
Comentários
  • Não entendi essa resposta, que afirma que o "operário fordista lutou contra o trabalho", na verdade foi a favor de melhores condições de trabalho....
    Já a letra E, não faz sentido algum!!!
  • Entendo que a letra "A" está correta porque na sociedade atual, pós-fordista, nenhum trabalho é meramente material, manual, despido de conhecimento. Todos os trabalhadores detêm certos conhecimentos que são importantes. A "sociedade do conhecimento" chega a tal ponto que existe hoje uma "intelectualidade de massa", em oposição à sociedade rígida, mecânica, sem opinião, do passado fordista. 
  • Além de leitura em diversos materiais a respeito do tema abordado na questão, é imprescindível utilizar as técnicas de leitura e compreensão de textos. Levando em conta que o gabarito está correto, todo o conjunto só faz sentido se considerarmos que o texto base menciona que "em todos os níveis do trabalho" há aprimoramento e necessidade de tomada de decisões. A letra "E" é a única que afronta o texto quando diz que o trabalho operário (atividade ligada à subjetivade - e aqui leia-se mesmo considerado operário, exige preparo intelectual) está restrito aos operários mais qualificados. O texto base diz que em diversos níveis (e não só no ultra qualificado) exige-se sempre mais. Aqui está o "erro" da afirmativa e que faz com que a letra "E", seja considerada o gabarito da questão.
  • O erro da A está em "integralmente"! Gabarito errado, ou ambivalente.

  • Concordo com Alexandre Borges.


ID
89248
Banca
ESAF
Órgão
MTE
Ano
2010
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

Ao contrário daqueles autores que defendem a perda da centralidade da categoria "trabalho" na sociedade contemporânea, as tendências em curso, quer em direção a uma maior intelectualização do trabalho fabril ou ao incremento do trabalho qualifi cado, quer em direção à desqualifi cação ou à sua subproletarização, não permitem concluir pela perda desta centralidade no universo de uma sociedade produtora de mercadorias.

(Antunes, Ricardo. Adeus ao trabalho? Ensaio sobre as metamorfoses e a centralidade do mundo do trabalho, São Paulo: Cortez; Campinas, SP: Editora da Universidade Estadual de Campinas, 1995, p. 75).

Baseado nos pressupostos teóricos, assinale a opção incorreta.

Alternativas
Comentários
  • a) A alternativa fala sobre a redução quantitativa e qualitativa do trabalho abstrato representada dentre outras razões pela mecanização e informatização da produção com a respectiva redução de posto de trabalho, pela redução da jornada de trabalho etc.
    b) Mercadorias interação de capital constante - valor de uso e capital variável - valor de troca.
    c) Realmente a crise do trabalho abstrato se dá na diminuição da utilização de trabalho vivo, ou seja da menor utilização de trabalho humano na produção, acabamento, comercialização, armazenamento e consumo e consequentemente a mudança do perfil de produção dada pela substituição do elemento trabalhador por outros como máquinas etc.
    e) A superação da sociedade do trabalho abstrato requer o auto reconhecimento do trabalhador assariado, de sua importância central, como sujeito das transformações/revoluções.
    Quanto a alternativa d) Para que haja a superação da sociedade do trabalho abstrato, com a respectiva emancipação da qualidade de submissão do capital, a que se haver necessariamente uma reviravolta nas condições de trabalho, portanto esta questão está incorreta.

ID
90589
Banca
CETRO
Órgão
SEDUC-SP
Ano
2008
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

Segundo Santos (2001), a globalização é, de certa forma, o ápice do processo de internacionalização do mundo capitalista e, para entendê-la, há que considerar dois elementos fundamentais:

Alternativas
Comentários
  • GABARITO  A. 

    Dizer o que é necessário analisar para haver o entendimento do tema (Globalização), e não suas consequências e resultados. 

  • Questão mal feita! Ou talvez o tal de "Santos" (Boaventura?) seja vacilão mesmo.


ID
213082
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
DPU
Ano
2010
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

Com relação à flexibilidade nas organizações produtivas, assinale a opção correta.

Alternativas

ID
560491
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Prefeitura de Salvador - BA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

Diante das mudanças do mundo contemporâneo, já não se pensa em formar para o posto de trabalho, mas, para a empregabilidade. Passa-se, portanto, a ideia de que, com os diversos cursos técnicos espalhados pelo país, todos os estudantes se tornarão empregáveis. Caberia às escolas e aos centros de formação profissional, desenvolver diversas competências e habilidades que gerem um novo trabalhador.

A ideia neoliberal, denominada produtivista, é considerada dominante no ensino técnico-profissional. A partir dessa visão, afirma-se que

Alternativas

ID
588934
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SAEB-BA
Ano
2011
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

Nas sociedades industriais avançadas, o mundo do trabalho caracteriza-se pela

Alternativas
Comentários
  • Errei marcando questão B: O tempo de permanência no emprego não pode ser confundido com jornada de trabalho. O primeiro diz respeito à carreira do trabalhador, o segundo à diária que este exerce ao longo do dia de trabalho.

  •        Bem, vivemos numa sociedade capitalista que está organizada a
    partir da valorização do capital, isto é, a riqueza que é propriedade do
    capitalista. Esta é empregada no processo produtivo – novas tecnologias,
    novas matérias-primas, novas fábricas – e possibilita que um novo
    acúmulo de riqueza/capital seja gerado.
           Este acúmulo ocorre a partir 
    da extração da mais-valia que pode ser absoluta quando o trabalho se
    estende em jornadas longas ou além da jornada estipulada legalmente, ou relativa
    que é gerada pela produção de mais produtos via a utilização de novas
    tecnologias que intensificam a produção.

    obs 
    Como é esta riqueza que o capital emprega? Entenda que todo trabalhador
    para executar suas atividades é contratado por um número X de horas
    que é a sua jornada de trabalho. Dentro desta jornada o que ele produz paga
    o seu salário, a matéria-prima, os impostos, água, luz, telefone, transporte
    da matéria-prima, do objeto produzido e às vezes do próprio trabalhador. Vamos
    supor que isto ocorra com metade das horas trabalhadas. A outra metade
    das horas, em que o trabalhador continua trabalhando é o lucro do patrão.

    analizando :
    O erro da b está em dizer que "
    particularmente por parte dos ocupantes de cargos de direção". Quando o que ocorre é justamente o contrário
    quem ocupa cargo de direção na maioria das vezes só permanece para fiscalizar o trabalho dos empregados.

    O erro da c está em dizer que diminui a produtividade individual , tambem ocorre o contrário.
    O erro da d esta em tudo, é absurdo o que diz a questão.
    Por eliminação acredito que a resposta seja a LETRA A, porém ainda não sei de onde saiu esta teoria, se alguém souber por favor eclareça
    grato!
  • questão muito mal formulada!


ID
588940
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SAEB-BA
Ano
2011
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

Considerando-se que o atual processo de globalização é diferente de qualquer outro que tenha acontecido anteriormente e que, com esse processo, pela primeira vez, pode-se falar em uma economia global que inclui todas as nações do mundo, é correto afirmar que, nas últimas duas décadas, o processo de globalização

Alternativas
Comentários
  • Questão relativamente simples, basta atentar para alguns eventos ocorridos na história da humanidade como CRISE DE 29
     e a CRISE DO PETRÓLEO em 1973, nas quais uma nação  ou um pequeno grupo de nações pode determinar o destino econômico do mundo inteiro na ocorrência de uma eventual instabilidade econômica ou embargos comerciais.


    GAB LETRA A

ID
948478
Banca
INEP
Órgão
ENEM
Ano
2012
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

Uma mesma empresa pode ter sua sede administrativa onde os impostos são menores, as unidades de produção onde os salários são os mais baixos, os capitais onde os juros são os mais altos e seus executivos vivendo onde a qualidade de vida é mais elevada.

SEVCENKO, N. A corrida para o século XXI: no loop da montanha russa. São Paulo: Campanha das letras, 2001 (adaptado).


No texto estão apresentadas estratégias empresariais no contexto da globalização. Uma consequência social derivada dessas estratégias tem sido

Alternativas
Comentários
  • Penso que "direcionamento das vendas para mercados regionais" tb estaria correto, porém o texto não aborda a focalização do mercado ou do cliente. O texto fala sobre a ocupação de uma mesma empresa por diversos territórios, daí ser correta a assertiva "b"

  • De forma geral, o termo globalização quer dizer que os indivíduos do mundo todo estão cada vez mais interligados, ou seja, não é apenas a realidade local que pode afetar suas vidas, mas fatos e acontecimentos que estão distantes no espaço. Um dos fatores que permite falar em globalização é o surgimento das empresas transnacionais, que dividem o processo de produção em mais de um país com o objetivo de diminuir seus custos. São várias as consequências desse fenômeno. Muitos países diminuem a carga de impostos sobre essas empresas, para atraí-las. Desse modo, a opção “a” está incorreta. A opção “c” também está incorreta, já que essas corporações modificam suas estratégias empresariais justamente para aumentar sua competitividade. A opção “d” está incorreta, porque essas empresas estão inseridas no mercado mundial, sendo que elas podem vender seus produtos em todo o globo. A opção “e” também está incorreta, porque, com o fenômeno da globalização, as fronteiras entre as nações estão perdendo importância, como é possível ver por meio da atuação dessas empresas, diminuindo, portanto, o poder dos Estados nacionais. A opção correta é a “b”, visto que a transformação das estratégias de atuação daquelas corporações também acarreta mudanças no mundo do trabalho, como a troca constante de emprego, se comparado com outros períodos, e também com a exigência de que os indivíduos desenvolvam novas capacidades e habilidades, aumentando, portanto, a mobilidade ocupacional.   


  • O termo "mobilidade" para diremir uma transnacionalidade ou horizontalidade ocupacional / produtiva, creio não ser o mais adequado do ponto de vista do contexto em que a palavra mobilidade é usada nas discussões sociológicas. Caberia recurso nesta questão, bem como a "c" que versa sobre a redução da competitividade entre as empresas, porque na real o que temos na atualidade são poucos países produzindo, uma concentração de renda única no mundo que não teve precedente na história, portanto uma concentração produtiva drástica... etc. são coisas a se pensar para que a questão não induza a interpretações outras e não dê margens à recursos.

  • uhhu! acertei rumo ao ENEM 2018!, ótimo site, Deus abençoea todos!, obrigada por nos propocionar essa ferramenta de estudo!

  • Professor:

    Tarcila Formiga, Mestre em Sociologia (UERJ) e Doutora em Sociologia (UFRJ/New School for Social Research, Nova Iorque, EUA), de Sociologia

    De forma geral, o termo globalização quer dizer que os indivíduos do mundo todo estão cada vez mais interligados, ou seja, não é apenas a realidade local que pode afetar suas vidas, mas fatos e acontecimentos que estão distantes no espaço. Um dos fatores que permite falar em globalização é o surgimento das empresas transnacionais, que dividem o processo de produção em mais de um país com o objetivo de diminuir seus custos. São várias as consequências desse fenômeno.

    Muitos países diminuem a carga de impostos sobre essas empresas, para atraí-las. Desse modo, a opção “A” está incorreta.

    A opção “C” também está incorreta, já que essas corporações modificam suas estratégias empresariais justamente para aumentar sua competitividade.

    A opção “D” está incorreta, porque essas empresas estão inseridas no mercado mundial, sendo que elas podem vender seus produtos em todo o globo.

    A opção “E” também está incorreta, porque, com o fenômeno da globalização, as fronteiras entre as nações estão perdendo importância, como é possível ver por meio da atuação dessas empresas, diminuindo, portanto, o poder dos Estados nacionais.

    A opção correta é a “B”, visto que a transformação das estratégias de atuação daquelas corporações também acarreta mudanças no mundo do trabalho, como a troca constante de emprego, se comparado com outros períodos, e também com a exigência de que os indivíduos desenvolvam novas capacidades e habilidades, aumentando, portanto, a mobilidade ocupacional. 

  • Letra B

    O aumento da mobilidade ocupacional seria a única das respostas possíveis como uma consequência social. Os avanços em comunicação e transporte encurtaram o espaço-tempo, facilitando a mobilidade e gestão das empresas em diferentes locais.

    O texto trata da estratégia de fragmentação empresarial em busca de maiores vantagens e uma consequência social desse processo é a mobilidade urbana, visto que o avanço dos transportes e comunicações possibilitam a comunicação e as trocas, mesmo com a existência de distancias físicas.

  • Letra B

    Em poucas palavras, podemos definir mobilidade ocupacional como a transferência da sede de uma empresa para outro estado ou país. Na prática, as empresas buscam reduzir custos e para isso, se instalam em empresas ou países com baixas cargas de impostos e salários em conta.


ID
1085518
Banca
FCC
Órgão
METRÔ-SP
Ano
2010
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

O Estado-Novo (1937-1945) implantou um modelo corporativista estatal de regulação das relações de trabalho. No que se refere às relações entre sindicatos e Estado, são características desse modelo:

Alternativas

ID
1085554
Banca
FCC
Órgão
METRÔ-SP
Ano
2010
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

O reconhecimento da historicidade da situação de subdesenvolvimento requer mais do que assinalar as características estruturais das economias subdesenvolvidas. Há que se analisar, com efeito, como as economias subdesenvolvidas vinculam-se historicamente ao mercado mundial e a forma em que se constituíram os grupos sociais internos que conseguiram definir as relações orientadas para o exterior que o subdesenvolvimento supõe.

(CARDOSO, Fernando Henrique; FALETTO, Enzo. Dependência e desenvolvimento na América Latina - ensaio de interpretação sociológica. Rio de Janeiro: LTC, 1970).

Em conformidade com o excerto acima, pode-se afirmar que uma das inovações introduzidas pela linha teórica desses autores, no estudo do desenvolvimento, relaciona-se com

Alternativas

ID
1179775
Banca
VUNESP
Órgão
PM-SP
Ano
2014
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

Quais são as consequências sociais das transformações no mundo do trabalho nas últimas décadas, marcadas pela intensa racionalização, a introdução de novas tecnologias e flexibilização das relações de trabalho?

Alternativas
Comentários
  • O mundo europeu do pós-guerra ofereceu ao capital e ao trabalho uma trégua estabelecida através do modelo do Estado de bem-estar social, como apontado por John Keynes. Através de um Estado-provedor e também mediador, trabalhadores organizados em sindicatos fortes foram capazes de estabelecer condições de trabalho mais ou menos favoráveis impondo uma redistribuição da riqueza a partir de aumentos reais de salários e serviços públicos de qualidade. A partir dos anos 70 tal cenário começa a se transforma devido a uma nova visão econômica que passa a predominar. Nela, o Estado deveria se ater somente às estruturas de funcionamento básicos ligados à sua manutenção e segurança da propriedade privada dos indivíduos. As estruturas de prestação de qualquer serviço ou produto deveria ser entregue à iniciativa privada. O Estado mínimo, pregado pelos economistas neoliberais, que como os antigos liberais acreditam que o mercado deve estar livre de qualquer interferência ou regulação do Estado sendo regido por suas próprias regras, também pressupõe uma diminuição das estruturas de defesa do trabalho, como as leis trabalhistas, permitindo a flexibilização dos contratos a dando origem a relações precarizadas de trabalho. Somado a isso, cada vez menos pessoas tem sido necessárias para desempenhar funções que estão sendo cada vez mais mecanizadas, resultado de um avanço tecnológico e da racionalização dos custos de operação. O resultado destes processos produziu uma queda no rendimento do trabalhador, a precarização de sua condição laboral e o aumento do desemprego.

    A resposta, portanto, é a letra C.
  • Letra C


ID
1196239
Banca
IBFC
Órgão
SEAP-DF
Ano
2013
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

A sociologia do trabalho é o ramo da sociologia voltado ao estudo das relações sociais no mundo do trabalho - a princípio, incluindo basicamente empresas e sindicatos - e às implicações sociais da relação entre trabalho e técnica. Para diversos autores da sociologia do trabalho, os motivos que precipitaram a crise do modelo fordista/taylorista de produção, na década de 1970, dizem respeito ao grande “acúmulo de capitais”, entre empresas automobilísticas; a queda na taxa de lucro causada pelo aumento da formação (qualificação) do trabalho; início do desemprego estrutural e, em conseqüência, da redução do consumo; crise fiscal do Estado de bem-estar e neoliberalismo/ desregulamentação de direitos e falência do setor público. Esse conjunto de fatores coincidiu com a superação do modelo fordista/taylorista e o advento do modelo toyotista de produção. Para os teóricos marxistas da sociologia do trabalho.

Com base no exposto acima, é correto atribuir como característica do toyotismo:

Alternativas
Comentários
  • De acordo com uma boa leitura do texto pode-se entender que quando o texto fala em um crise gerada pelo acúmulo de capital ( fordista/taylorista),Temos que a única saída para acabar ou reverter esse problema seria a Eliminação do desperdício e controle de qualidade total (modelo toyotista).

    A sociologia do trabalho é o ramo da sociologia voltado ao estudo das relações sociais no mundo do trabalho - a princípio, incluindo basicamente empresas e sindicatos - e às implicações sociais da relação entre trabalho e técnica. Para diversos autores da sociologia do trabalho, os motivos que precipitaram a crise do modelo fordista/taylorista de produção, na década de 1970, dizem respeito ao grande “acúmulo de capitais”, entre empresas automobilísticas; a queda na taxa de lucro causada pelo aumento da formação (qualificação) do trabalho; início do desemprego estrutural e, em conseqüência, da redução do consumo; crise fiscal do Estado de bem-estar e neoliberalismo/ desregulamentação de direitos e falência do setor público. Esse conjunto de fatores coincidiu com a superação do modelo fordista/taylorista e o advento do modelo toyotista de produção. Para os teóricos marxistas da sociologia do trabalho. 



  • Toyotismo x Fordismo

    Estoque mínimo x Estoque

    Trabalho em equipe x Cada trabalhador é responsável por uma parte da produção

    Presença de Rida (líder) x Ausência de Rida

    Eliminação dos "tempos mortos" x Presença dos tempos mortos

    Eliminação do desperdício x Presença do desperdício

  • toyotismo tem o estoque mínimo como característica.


ID
1304014
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
UNB
Ano
2014
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

Este ano celebra-se o centenário de uma conflagração de dimensões continentais. Também se cumpre o 25.º aniversário da implosão do império soviético. Os acontecimentos de 1914 e 1989 condicionaram o século XX. Os primeiros 13 anos do século passado podem ser considerados um prolongamento do século XIX. A década posterior a 1990 se confunde com o início do século XXI. O período entre 1914 e 1989 se identifica com o surgimento dos totalitarismos, o enfrentamento militar entre as grandes potências e o fim da hegemonia europeia.
Rodrigo Botero Montoya. Lições da Grande Guerra e da Queda do Muro de Berlim. In: O Globo, 3/3/2014, p. 14.

Tendo o fragmento de texto acima como referência, julgue o item, relativos à história mundial contemporânea e a aspectos linguísticos do texto.

Ao declínio da ordem bipolar está associada a dificuldade das superpotências de acompanhar a modernização tecnológica advinda da Terceira Revolução Industrial.

Alternativas
Comentários
  • Superpotências não têm dificuldades de acompanhar a modernização tecnológica, visto que, são, em grande parte, promovidas por elas.

ID
1304017
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
UNB
Ano
2014
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

Da mesma forma que a sociologia do trabalho como disciplina específica surgiu há poucas décadas, levando o sociólogo a interagir com outras áreas das ciências humanas, a sociologia do esporte é também muito recente. No Brasil, o mais popular dos esportes — o futebol — praticamente começou a ser objeto de estudo nos meios acadêmicos com o antropólogo Roberto Da Matta, esforço que continua e avança com historiadores do Núcleo de Memória Social dos Esportes, da Universidade Federal do Rio de Janeiro, e com o Núcleo de Sociologia do Futebol, da Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

A partir dessas informações e considerando as transformações em curso no campo de trabalho da sociologia, julgue o item seguinte.

Dado que cada civilização constrói suas próprias referências, gestos aparentemente simples e banais, como andar, cantar, chorar e comer, podem ser praticados das mais diversas formas.

Alternativas

ID
1304020
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
UNB
Ano
2014
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

Da mesma forma que a sociologia do trabalho como disciplina específica surgiu há poucas décadas, levando o sociólogo a interagir com outras áreas das ciências humanas, a sociologia do esporte é também muito recente. No Brasil, o mais popular dos esportes — o futebol — praticamente começou a ser objeto de estudo nos meios acadêmicos com o antropólogo Roberto Da Matta, esforço que continua e avança com historiadores do Núcleo de Memória Social dos Esportes, da Universidade Federal do Rio de Janeiro, e com o Núcleo de Sociologia do Futebol, da Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

A partir dessas informações e considerando as transformações em curso no campo de trabalho da sociologia, julgue o item seguinte.

Ainda que uma Copa do Mundo sediada no Brasil impulsione e motive estudos, pesquisas e debates, a Sociologia do Futebol está longe de constituir um campo de estudo em expansão, sobretudo por ainda não ter conseguido vencer as barreiras impostas pelo mundo acadêmico.

Alternativas

ID
1304023
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
UNB
Ano
2014
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

Da mesma forma que a sociologia do trabalho como disciplina específica surgiu há poucas décadas, levando o sociólogo a interagir com outras áreas das ciências humanas, a sociologia do esporte é também muito recente. No Brasil, o mais popular dos esportes — o futebol — praticamente começou a ser objeto de estudo nos meios acadêmicos com o antropólogo Roberto Da Matta, esforço que continua e avança com historiadores do Núcleo de Memória Social dos Esportes, da Universidade Federal do Rio de Janeiro, e com o Núcleo de Sociologia do Futebol, da Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

A partir dessas informações e considerando as transformações em curso no campo de trabalho da sociologia, julgue o item seguinte.

Nas décadas finais do século XX e neste início de século XXI, cada vez mais, o futebol tende a ser considerado como uma espécie de metáfora social: além de tornar-se segmento econômico de importância, ele promove o diálogo entre o local e o universal, entre a identidade nacional e o mercado globalizado.

Alternativas

ID
1304026
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
UNB
Ano
2014
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

Da mesma forma que a sociologia do trabalho como disciplina específica surgiu há poucas décadas, levando o sociólogo a interagir com outras áreas das ciências humanas, a sociologia do esporte é também muito recente. No Brasil, o mais popular dos esportes — o futebol — praticamente começou a ser objeto de estudo nos meios acadêmicos com o antropólogo Roberto Da Matta, esforço que continua e avança com historiadores do Núcleo de Memória Social dos Esportes, da Universidade Federal do Rio de Janeiro, e com o Núcleo de Sociologia do Futebol, da Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

A partir dessas informações e considerando as transformações em curso no campo de trabalho da sociologia, julgue o item seguinte.

As pesquisas relativas ao mundo do trabalho e à estruturação das atividades produtivas tendem a diversificar-se, ultrapassando, por exemplo, o estudo das técnicas de produção.

Alternativas

ID
1304029
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
UNB
Ano
2014
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

Da mesma forma que a sociologia do trabalho como disciplina específica surgiu há poucas décadas, levando o sociólogo a interagir com outras áreas das ciências humanas, a sociologia do esporte é também muito recente. No Brasil, o mais popular dos esportes — o futebol — praticamente começou a ser objeto de estudo nos meios acadêmicos com o antropólogo Roberto Da Matta, esforço que continua e avança com historiadores do Núcleo de Memória Social dos Esportes, da Universidade Federal do Rio de Janeiro, e com o Núcleo de Sociologia do Futebol, da Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

A partir dessas informações e considerando as transformações em curso no campo de trabalho da sociologia, julgue o item seguinte.

Uma sociologia voltada para aspectos da vida cotidiana, tais como exercer uma atividade profissional e assistir a uma partida de futebol, fundamenta-se no caráter imutável das normas e dos valores que guiam as ações humanas.

Alternativas
Comentários
  • Caráter mutável


ID
1396348
Banca
FUNCAB
Órgão
SEE-AC
Ano
2014
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

As transformações por que passou o mundo do trabalho na era moderna se tornaram objeto de grande interesse da Sociologia. NÃO figura entre essas transformações:

Alternativas

ID
1396351
Banca
FUNCAB
Órgão
SEE-AC
Ano
2014
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

Os estudiosos das sociedades contemporâneas chamaram a atenção para aspectos inteiramente novos da produção e do trabalho. Entre os aspectos observados estão:

Alternativas

ID
1414096
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEE-AL
Ano
2013
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

   O mundo moderno tem sido objeto de estudos sistemáticos da sociologia desde a origem dessa ciência empírica, no século XIX. Temas como globalização da economia e da cultura, papel do Estado na sociedade, influência de doutrinas como o socialismo e o neoliberalismo, surgimento e expansão da cultura de consumo nas chamadas sociedades pós-modernas e identidade cultural e nacional e suas transformações têm sido descritos e analisados no âmbito da moderna pesquisa social.

Tendo o texto acima como referência inicial e considerando os diversos temas por ele suscitados, julgue o próximo item.

Na perspectiva neoliberal, o atual processo de globalização da economia exige crescente fortalecimento do papel do Estado na regulamentação dos mercados.

Alternativas
Comentários
  • Pelo contrário, o neoliberalismo é compreendido como um conjunto de idéias políticas e econômicas capitalistas que defende a não participação do estado na economia. De acordo com esta doutrina, deve haver total liberdade de comércio (livre mercado), pois este princípio garante o crescimento econômico e o desenvolvimento social de um país.

  • Neoliberalismo- Estado Mínimo

  • Quanto menos estado melhor! PM BA 2019.


ID
1475755
Banca
FGV
Órgão
SEDUC-AM
Ano
2014
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

A sociedade industrial foi analisada pelos sociólogos e filósofos morais do seculo XIX que testemunharam a sua formação.
A respeito dessas avaliações, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • Erros das alternativas:

    a) Adam Smith fala de um livre mercado, não de mercado regulado;

    b) Bentham foi um utilitarista de corrente liberal, logo, não há porque falar em bem comum;

    d) A acumulação PRIMITIVA do capital se refere a fases anteriores do regime industrial;

    e) O Antigo Regime não é democrático, tanto que Tocqueville é a base para a revolução americana, um salto na democracia, justamente contra o Antigo regime


ID
1475839
Banca
FGV
Órgão
SEDUC-AM
Ano
2014
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

Os componentes necessários para produzir as bolas de tênis utilizadas no torneio de Wimbledon provém da Indonésia (estanho), da Malásia (borracha), do Japão (carbonato de magnésio), da Coreia do Sul (enxofre), da Grécia (silicio), da Nova Zelândia (lã), dos Estados Unidos (argila) e da Grã Bretanha (pigmentos e tecido de lã). O exemplo deste enorme percurso ilustra a nova lógica pós-moderna das cadeias produtivas no capitalismo global.

A esse respeito, assinale V para a afirmativa verdadeira e F para a falsa.

( ) O exemplo ilustra a fragmentação da cadeia produtiva, com o partilhamento da produção em várias plantas mundiais e o recurso a acordos de terceirização e franquias.
( ) O exemplo ilustra o processo de integração vertical da produção e o decorrente estimulo à formalização do trabalho.
( ) O exemplo ilustra a mobilidade crescente da tecnologia e do capital que se deslocam em busca de vantagens nos diferentes fatores da produção oferecidas em diversos países.

As afirmativas são, respectivamente,

Alternativas

ID
1586887
Banca
VUNESP
Órgão
APMBB
Ano
2010
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

A globalização dos mercados tem estimulado a migração entre países muito diferentes, agravando os chamados choques culturais. Compreender cientificamente o conceito de cultura, básico para a formação do pensamento sociológico, tornou-se crucial para aqueles que lidam com conflitos e problemas sociais. Sobre a relação entre os indivíduos e sua cultura, é possível afirmar:

Alternativas
Comentários
  • Letra B


ID
1586896
Banca
VUNESP
Órgão
APMBB
Ano
2010
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

Em pesquisa realizada pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), a participação da renda gerada pelo trabalho informal no Brasil caiu de 16,9% para 14,9%, entre 2003 e 2008, e o percentual de trabalhadores informais também caiu, de 25,8% para 22,8%. No entanto, os trabalhadores informais ainda são um contingente expressivo no mercado.


Assinale a alternativa que caracteriza o trabalho informal

Alternativas
Comentários
  • Gabarito (D)

    Trabalho informal é o trabalho sem vínculos registrados na carteira de trabalho ou documentação equivalente, sendo geralmente desprovido de benefícios.

    Bons estudos!

  • O trabalho informal não é dotado de nenhum direito trabalhista, porém até mesmo desempregados podem contribuem para a previdência social

    GAB D

    apmbb


ID
1623910
Banca
IF-RS
Órgão
IF-RS
Ano
2015
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

Sobre a temática da Educação para os Direitos Humanos, é INCORRETO afirmar que:

Alternativas
Comentários
  •  c) Torna-se fundamental conduzir a discussão sobre o princípio da igualdade que, sendo fundamental para os Direitos Humanos, implica em uma uniformidade entre todos os seres humanos, o que vem, progressivamente, entrando em contradição com a emergência do chamado Direito à Diferença.  


ID
1623913
Banca
IF-RS
Órgão
IF-RS
Ano
2015
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

Acerca da relação entre Trabalho e tecnologia nas sociedades contemporâneas, afirma-se que:

Alternativas

ID
1650028
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEDU-ES
Ano
2010
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

Acerca da problemática da divisão sexual do trabalho na sociedade, julgue o item seguinte.


A exploração econômica, ou das relações de classe, é aquela em que se exerce, simultaneamente, o poder dos homens sobre as mulheres.

Alternativas
Comentários
  • Marquei errado e deu como certo: ou eu não estou entendendo nada ou quem formulou a questão é que não está. Quando se fala de exploração econômica (ou de relações de classe), se está falando da exploração de uma classe sobre a outra, ou seja, da burguesia sobre o proletariado.

    A questão do poder dos homes sobre as mulheres é uma discussão sobre gênero e não sobre classe social.

  • No contexto da problemática da divisão sexual do trabalho na sociedade, a exploração econômica, ou das relações de classe, é simultânea ao poder dos homens sobre as mulheres, em outras palavras, dominação de gênero.

ID
1650088
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEDU-ES
Ano
2010
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

Com relação aos processos de trabalho, sociedade e relações sociais, julgue o item a seguir.


Novas condições e relações de trabalho se combinam com as antigas no padrão fordista-taylorista renovado, como as redes de produção e distribuição no espaço mundial.

Alternativas

ID
1650091
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEDU-ES
Ano
2010
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

Com relação aos processos de trabalho, sociedade e relações sociais, julgue o item a seguir.


As condições e relações de trabalho caracterizadas por reduzida jornada, alta remuneração e estabilidade ocupacional se expandem, hoje, de forma generalizada, pelo mundo.

Alternativas
Comentários
  • Errado!

    No mundo atual, As condições e relações de trabalho caracterizadas por aumento da jornada, baixa remuneração e instabilidade ocupacional


ID
1650094
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEDU-ES
Ano
2010
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

Com relação aos processos de trabalho, sociedade e relações sociais, julgue o item a seguir.


A terceirização da mão de obra constitui um a estratégia que permite descentralizar parcela importante dos riscos de produção e distribuição de bens e serviços.

Alternativas

ID
1650097
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEDU-ES
Ano
2010
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

À luz dos pensamentos de Ulrich Beck acerca da globalização, julgue o item que se segue.


Segundo esse autor, a globalização resume-se ao problema da americanização do mundo e da emergência do novo imperialismo.

Alternativas

ID
1650100
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEDU-ES
Ano
2010
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

À luz dos pensamentos de Ulrich Beck acerca da globalização, julgue o item que se segue.


Na globalização, com o número cada vez maior de fenômenos de colonização invertida, o Estado nacional é submetido a desafios semelhantes na América do Sul, Ásia, Europa e América do Norte

Alternativas
Comentários
  • Globalização do terceiro-mundismo

ID
1650103
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEDU-ES
Ano
2010
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

À luz dos pensamentos de Ulrich Beck acerca da globalização, julgue o item que se segue.


A globalização reflexiva provém do exterior, sendo considerada uma ameaça à identidade comum de um a nação.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: Errado

    A modernização reflexiva se expressa de duas formas: a reflexividade estrutural, em que a ação reflete as regras e recursos da estrutura social, e a auto reflexividade, em que a ação reflete à, e, em si mesma. 

    Referência:

    GIDDENS, Anthony; BECK, Ulrich; LASH, Scott. Modernização reflexiva: política, tradição e estética na ordem social moderna. Tradução de Magda Lopes. São Paulo: Editora da Universidade Estadual Paulista, 1997

  • Se é reflexiva, não provém do exterior, é interna. É característica das sociedades na segunda modernidade esse movimento de entrada de novos agentes políticos por baixo - carregando consigo todas as suas particularidades culturais - e às margens da política oficial, discutindo e disputando os rumos da coletividade. Assim, para Becker, a imagem da mudança social surge como emergência: do interior ao exterior e de baixo pra cima.

ID
1650106
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEDU-ES
Ano
2010
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

À luz dos pensamentos de Ulrich Beck acerca da globalização, julgue o item que se segue.


No contexto da globalização, os Estados nacionais tendem à extinção.

Alternativas
Comentários
  • não tendem a extinção, sim a diminuição de suas importâncias?


ID
1776109
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2013
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

Com relação ao mundo do trabalho na era da reestruturação produtiva e da mundialização do capital, julgue o item a seguir.

Uma das consequências da reestruturação produtiva foi o fortalecimento das formas de organização dos trabalhadores e do comprometimento político dos mesmos.

Alternativas
Comentários
  • ERRADO.Segundo a professora Ana Paula de Oliveira(Estratégia concursos), o processo de reestruturação produtiva teve como consequência  "a flexibilização, a desmontagem dos direitos do trabalho criando um processo de enorme fragmentação junto à classe trabalhadora."


ID
1776112
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2013
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

Com relação ao mundo do trabalho na era da reestruturação produtiva e da mundialização do capital, julgue o item a seguir.

A nova lógica de organização da produção afasta as antigas formas de exploração do trabalho, como o salário por peça, para instituir novos processos de trabalho com base na desterritorialização e cooperação.

Alternativas

ID
2004907
Banca
EXATUS
Órgão
PM-RJ
Ano
2014
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

Leia as seguintes proposições:
Proposição I
A sociedade comunitária geralmente é de limitada diferenciação de papéis, com relações sociais duradouras, com contatos sociais primários.
Proposição II
Sociedades societárias caracterizam-se pela acentuada divisão do trabalho, com muitos papéis sociais, organizados numa complexa estrutura social.
Proposição III
Na sociedade societária, o comportamento é regulado pelo costume e as pessoas envolvidas compartilham as experiências individuais.

Assinale:

Alternativas
Comentários
  • Sociedade societária encarna princípios e estruturas das sociedades modernas sendo eles o exacerbado individualismo, a perda de uma noção do todo social, a complexificação de postos e funções, a deconexão do coletivo e uma percepção pouco clara quanto às regras.
    Já as sociedades comunitárias possuem maior homogeneidade, maior conciência coletiva e regras e costumes claros e estabelecidos.
    A resposta, portanto, é a letra B, 
    pois as afirmações I e II estão corretas e a III se equivoca ao afirmar uma característica da sociedade comunitária como sendo da sociedade societária.
  • Des dee quando a sociedade comunitária tem contato primário? Contato primário é com a família


ID
2188861
Banca
IBADE
Órgão
Prefeitura de Rio Branco - AC
Ano
2016
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

“Uma arma ideológica forjada como resposta à crise industrial de fins da década de 1960 [...] [cuja] extração da mais-valia depende agora da economia da inovação perpétua (MORRIS-SUZUKI, Tessa, apud KUMAR, Krishan (2006) Da Sociedade Pós-industrial à Pós-moderna. Novas Teorias sobre o Mundo Contemporâneo Rio de Janeiro, Jorge Zahar, p.56).

O conceito ao qual a caracterização acima refere-se é o de:

Alternativas
Comentários
  • Sociedade da Informação é um termo que surgiu no século XX, no momento em que a tecnologia teve grandes avanços. A importância que conquistou, fez com que a tecnologia se tornasse essencial na determinação do sistema social e econômico.

    Após o “boom” das telecomunicações e informática na década de 1970, a sociedade apresentou novas condições para o processamento de informação.

     

    https://www.todamateria.com.br/sociedade-da-informacao/

     


ID
2201173
Banca
IF-TO
Órgão
IF-TO
Ano
2016
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

Entre os gregos antigos não havia uma palavra que correspondesse ao que chamamos de trabalho. Cada atividade era definida conforme a finalidade a qual visava o trabalho de determinado profissional. Nesse sentido, conforme Arendt, os gregos usavam as concepções labor, poiesis e práxis para definir as relações do ser humano com a transformação do mundo. Assinale a alternativa que representa a poiesis no contexto contemporâneo

Alternativas
Comentários
  • LABOR: esforço físico empregado para garantir a sobrevivência do corpo.

    POIESIS: corresponde ao ato de de criar algum produto a partir do trabalho manual (atividade fabril).

    PRÁXIS: significa que o discurso é a melhor forma para encontrar soluções voltadas para o bem estar dos cidadãos.


ID
2201176
Banca
IF-TO
Órgão
IF-TO
Ano
2016
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

As corporações de ofício na Idade Média regularam todo o processo de distribuição da força de trabalho, da produção de mercadorias. Assinale a alternativa correta que corresponde, em certa medida, na atualidade, à corporação de ofício medieval.

Alternativas

ID
2201179
Banca
IF-TO
Órgão
IF-TO
Ano
2016
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

A partir do início do século XX, a organização dos sistemas de produção passou a obdecer os princípios do Taylorismo/Fordismo. Os impactos nas relações de trabalho e consequentemente na organização social foram intensos. Esse sistema consistia basicamente em, exceto:

Alternativas
Comentários
  • Na horizontalização da produção a empresa foca seus investimentos somente na sua atividade principal, comprando insumos de terceiros, sendo uma maneira de produtividade característica do toyotismo, modelo introduzido pela Toyota.

    A verticalização foi predominante no início do século passado e perdurou até a década de 1970, quando a própria Ford passou a adotar a horizontalização.

    fonte: http://mameconomia.com/2016/09/19/verticalizacao-ou-horizontalizacao-da-producao-qual-e-mais-vantajoso/

    GabaritoC


ID
2216698
Banca
FUNCAB
Órgão
MPE-RO
Ano
2012
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

O trabalho informal cresce continuamente no Brasil, gerando várias polêmicas. Entre as questões colocadas, destaca-se o trabalho informal como alternativa de sobrevivência, para o indivíduo que dele faz uso. Sobre a questão pode-se afirmar que:

Alternativas

ID
2216707
Banca
FUNCAB
Órgão
MPE-RO
Ano
2012
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

De acordo com Ricardo Antunes, os processos de intensificação do uso de novas tecnologias e de novas formas de organização de produção, na era pós-fordismo, possibilitam um trabalho mais qualificado e revalorizado, acarretando, entretanto, o desemprego e exclusão dos trabalhadores. Isso ocorre devido:

Alternativas
Comentários
  • Por que não a C, oráculos de sabedoria?

  • LION! Não faz sentido que a PROCURA DA MÃO DE OBRA gere desemprego, é contraditório.

    D) À redução dos custos e ao aumento da produção e da procura da mão de obra.

    a parte negritada torna a opção errada.

  • O trabalhador polivalente, como alguns autores classificam, faz parte do processo do atual cenário mercadológico. Além de possuir um alto grau de especialização, esse trabalhador deve possuir muita resiliência para alternar entre as diversas tarefas que desempenha no dia a dia, como também uma capacidade de aprendizagem que permita atuar em vários setores. Isso, além de trazer danos ao trabalhar, ocasiona a diminuição dos postos de trabalho. Outra denominação é: Trabalhador Multiskill.


ID
2231962
Banca
IBADE
Órgão
SEDUC-RO
Ano
2016
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

David Harvey, 1996, valendo-se diretamente da análise de Alain Lipietz concernente aos modos de regulamentação, concebe, da seguinte forma, um regime de acumulação: “um regime de acumulação 'descreve a estabilização, por um longo período, da alocação do produto líquido entre consumo e acumulação; ele implica alguma correspondência entre a transformação tanto das condições de produção como das condições de reprodução de assalariados'”. É correto dizer, com base nessa análise, que, entre os anos de 1950 e 1970, prevaleceu o modo de regulamentação caracterizado como:

Alternativas
Comentários
  • Fordismo de 1950  a 1970?? Nessa época já se estava nas modificações Toyotistas. 

  • Concordo com Denire D'Holanda!

  • Sim, Fodismo. Analise as informações que constam no texto:
    ...um regime de acumulação.
    ...por um longo período, da alocação do produto.
    ... entre consumo e acumulação

    O Toyotismo não acumulava produtos, isso era uma característica
    do Fordismo, lembre-se do Just-in-time.

  • O sistema fordista conhece uma transformação importante que faz surgir e se consolidar o modelo flexível de acumulação, após apenas a década de 1970, como resultado de seu próprio sucesso. Ainda que se possa querer fazer uma historiografia desse processo e confundir fordismo (expressão cunhada por Gramsci para denominar um regime amplo de transformação sociais e econômicas) com o trabalho de Henry Ford (que é marcadamente do início do século XX) e, dessa forma, ignorar que toda a economia capitalista mundial se modificaria radicalmente pela consolidação do modelo de produção e consumo de massas criado por Ford entre o fim da segunda guerra até a década 1970, não se poderia ignorar que a resposta correta para a questão proposta é a letra C.

  • O referido período é a transição dos anos finais da predominância do fordismo para a acumulação flexível.

    "O problema da configuracao e uso próprios dos poderes do Estado só foi

    resolvido depois de 1945. Isso levou o fordismo a maturidade como regime de

    acumulacão plenamente acabado e distintivo. Como tal, ele veio a formar a base

    de um longo periodo de expansao pós-guerra que se manteve mais ou menos

    intacto ate 1973."

    Fonte: David Harvey; A Condição Pós-Moderna

  • @Denire D´Holanda Você deve estar se confundindo, pois apesar do fordismo ter passado por um momento de crise, ele se continuou em vigor e liderança até os anos 70, quando o toyotismo entrou totalmente na cena.


ID
2234695
Banca
FGV
Órgão
SME - SP
Ano
2016
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

A sociedade da informação, para usar a expressão de Manuel Castells, corresponde às transformações técnicas, organizacionais e administrativas que têm como principal fator os insumos baratos de informação propiciados pelos avanços tecnológicos na microeletrônica e telecomunicações. As transformações em direção à sociedade da informação definem um novo paradigma, o da tecnologia da informação, que expressa a transformação tecnológica em curso e suas implicações com a economia e a sociedade.

Em relação às características do paradigma da tecnologia da informação, analise as afirmativas a seguir.

I. Graças às novas tecnologias, predomina a lógica das redes, uma vez que pode ser implementada em qualquer tipo de processo.
II. A tecnologia digital favorece a flexibilidade, já que permite modificar os processos em função de sua alta capacidade de reconfiguração.
III. A convergência das tecnologias mostra a interligação entre diversas áreas de saber, graças, por exemplo, à microeletrônica, à robótica e à inteligência artificial.

Assinale:

Alternativas

ID
2234707
Banca
FGV
Órgão
SME - SP
Ano
2016
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

O processo de globalização, em curso desde o final da década de 1980, incluiu a difusão dos fluxos econômicos em escala planetária, em decorrência da mundialização do capitalismo.

Nesse sentido, a economia globalizada

Alternativas

ID
2337250
Banca
Quadrix
Órgão
SEDF
Ano
2017
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

    A expressão “divisão social do trabalho” tem sido usada no sentido cunhado por Karl Marx e também referendada por autores como Braverman e Marglin para designar a especialização das atividades presentes em todas as sociedades complexas, independentemente de os produtos do trabalho circularem como mercadoria ou não. Designa a divisão do trabalho social em atividades produtivas, isto é, ramos de atividades necessárias para a reprodução da vida. Marx, em O Capital, afirma que a divisão social do trabalho diz respeito ao caráter específico do trabalho humano. Um animal faz coisas de acordo com o padrão e a necessidade da espécie a que pertence. Enquanto a aranha é capaz de tecer e o urso de pescar, um indivíduo da espécie humana pode ser, simultaneamente, tecelão, pescador, construtor e mil outras coisas combinadas. Essa capacidade de produzir diferentes coisas e até de inventar padrões diferentes dos dos animais não pode ser exercida individualmente, mas a espécie como um todo acha possível fazer isso, em parte pela divisão do trabalho.

Internet: <www.sites.epsjv.fiocruz.br> (com adaptações).

Com base no texto e nas diferentes dimensões do trabalho, julgue o item a seguir.

O termo divisão social do trabalho é um termo que se refere ao modo como os homens transformam a natureza, produzem e reproduzem a vida.

Alternativas
Comentários
  • Certo

    divisão social do trabalho é o modo como se distribui o trabalho nas diferentes sociedades ou estruturas sócio-económicas e que surge quando grupos de produtores realizam actividades específicas em consequência do avanço dum certo grau de desenvolvimento das forças produtivas e de organização interna das comunidades.


ID
2337253
Banca
Quadrix
Órgão
SEDF
Ano
2017
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

    A expressão “divisão social do trabalho” tem sido usada no sentido cunhado por Karl Marx e também referendada por autores como Braverman e Marglin para designar a especialização das atividades presentes em todas as sociedades complexas, independentemente de os produtos do trabalho circularem como mercadoria ou não. Designa a divisão do trabalho social em atividades produtivas, isto é, ramos de atividades necessárias para a reprodução da vida. Marx, em O Capital, afirma que a divisão social do trabalho diz respeito ao caráter específico do trabalho humano. Um animal faz coisas de acordo com o padrão e a necessidade da espécie a que pertence. Enquanto a aranha é capaz de tecer e o urso de pescar, um indivíduo da espécie humana pode ser, simultaneamente, tecelão, pescador, construtor e mil outras coisas combinadas. Essa capacidade de produzir diferentes coisas e até de inventar padrões diferentes dos dos animais não pode ser exercida individualmente, mas a espécie como um todo acha possível fazer isso, em parte pela divisão do trabalho.

Internet: <www.sites.epsjv.fiocruz.br> (com adaptações).

Com base no texto e nas diferentes dimensões do trabalho, julgue o item a seguir.

A divisão social do trabalho apresenta e já apresentou, ao longo da história, diferentes critérios para a sua realização, entre eles as diferenças sexuais.

Alternativas
Comentários
  • Certo: Há distinções salariais entre homens e mulheres, por exemplo.


ID
2337301
Banca
Quadrix
Órgão
SEDF
Ano
2017
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

    O caminho da vida pode ser o da liberdade e da beleza, porém, desviamo-nos dele. A cobiça envenenou a alma dos homens, levantou no mundo as muralhas do ódio e tem-nos feito marchar a passo de ganso para a miséria e os morticínios. Criamos a época da produção veloz, mas nos sentimos enclausurados dentro dela.

    A máquina, que produz em grande escala, tem provocado a escassez. Nossos conhecimentos fizeram-nos céticos; nossa inteligência, empedernidos e cruéis.

    Pensamos em demasia e sentimos bem pouco.

    Mais do que de máquinas, precisamos de humanidade; mais do que de inteligência, precisamos de afeição e doçura!

    Sem essas virtudes, a vida será de violência e tudo estará perdido.

Charles Chaplin. Internet: <www.klepsidra.net> (com adaptações).

Considerando o texto como motivação inicial, julgue o item subsequente.

O dueto homem-máquina é a prova da harmonia existente na relação entre produção e ganhos que norteia o sistema capitalista de produção.

Alternativas
Comentários
  • Não há, no texto, tal evidência dessa harmônia entre o dueto homem-máquina. Percebe-se o processo de desencantamento do mundo, conforme descreveu Max Weber, em que o processo racional capitalista predomina sobre os fatores biológicos. Outro ponto que vai de encontro com a harmônia do dueto homem-máquina foi o desenvolvimento do movimento ludista, também conhecido como quebradores de máquinas, que ocorreu nos primórdios da revolução industrial.


ID
2555080
Banca
INEP
Órgão
ENEM
Ano
2017
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

Uma sociedade é uma associação mais ou menos autossuficiente de pessoas que em suas relações mútuas reconhecem certas regras de conduta como obrigatórias e que, na maioria das vezes, agem de acordo com elas. Uma sociedade é bem ordenada não apenas quando está planejada para promover o bem de seus membros, mas quando é também efetivamente regulada por uma concepção pública de justiça. Isto é, trata-se de uma sociedade na qual todos aceitam, e sabem que os outros aceitam, o mesmo princípio de justiça.

RAWLS, J. Uma teoria da justiça. São Paulo: Martins Fontes, 1997 (adaptado).


A visão expressa nesse texto do século XX remete a qual aspecto do pensamento moderno?

Alternativas
Comentários
  • Letra A

    John Rawls é um teórico de tendência liberal que reflete sobre a teoria da justiça a partir de um diálogo com os contratualistas. A partir do liberalismo faz uma relação entre liberdade e autonomia.

  • Letra A

    O filósofo John Rawls era um defensor do liberalismo politico, em que irá formular sua teoria da justiça e esta como um valor de equidade. A liberdade seria o valor maior irá conduzir o individuo, ou seja, nas esferas pulicas existam mecanismos que consigam garantir as liberdades individuais.

    Fonte: descomplica.

  • John Rawls é um neocontratualista cujos princípios aludem ao liberalismo clássico.

    Gabarito : (A)

    Nível de Dificuldade : Médio

  • Leu Rawls - associa a liberalismo.


ID
2574379
Banca
CPCON
Órgão
UEPB
Ano
2017
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

Trabalho escravo: “Há fazendas com hospitais para o gado, mas o trabalhador não tem nem água tratada”


Há dez dias, a chamada “lista suja” do trabalho escravo, que revela o nome de empregadores envolvidos em contratações análogas à escravidão, voltou a ser publicada. Em entrevista concedida ao jornal El País, o Procurador-geral do Trabalho, Ronaldo Fleury, falou sobre a atualidade do tema no Brasil. Abaixo, alguns trechos da entrevista.

“Faltava a exposição pública dessas empresas para que a própria sociedade possa ter a consciência de que aquele produto foi produzido com mão de obra escrava. Por exemplo: eu vou comprar um vestido para a minha mulher ou um terno para mim, se eu sei que aquela loja já foi condenada por trabalho escravo eu não vou comprar naquela loja.” “O que se pretende no projeto que tramita no Senado Federal é restringir o trabalho escravo a apenas o trabalho com restrição de liberdade. Esse conceito é o que a gente tinha quando a Lei Áurea foi editada. Se isso passar, vamos ter um atraso de uns 130 anos na história. Eles querem tirar o conceito de jornada exaustiva e de trabalho degradante da norma. Claro que jornada exaustiva não é a de 10, 12 horas. É a de 18, 20 horas por dia. Condição degradante é o trabalhador ser obrigado a se alimentar com comida podre, a beber água de rio, fazer as necessidades no meio do mato. É ele se machucar e ser jogado no meio do mato. Já peguei um caso no Tocantins que o trabalhador estava operando uma serra elétrica, que pegou um nó na madeira, pulou e quase arrancou a perna dele. E o empregador falou: 'isso não é problema meu, se vira'. Achamos esse trabalhador se arrastando na estrada. Isso não é o que se faz nem com um animal. Há fazendas de criação de gado que têm até instalações hospitalares para o gado, mas o trabalhador não tem, sequer, uma cama para dormir ou água tratada.”

(https://brasil.elpais.com/brasil/2017/03/29/politica/1490822084_983546.html acesso em 16/10/2017)


Sobre o trabalho em condições análogas à escravidão, avalie as proposições como verdadeiras (V) ou falsas (F).


( ) Devido à alta carga de impostos e à ausência de linhas de crédito a juros baixos, o empregador se vê obrigado a “economizar” com o trabalhador, que representa o maior custo de uma empresa, justificando, assim, o trabalho escravo.

( ) O governo pode ser conivente com o trabalho análogo à escravidão à medida que propõe ao congresso reformas que permitem o empregador cortar direitos e benefícios do trabalhador ao mesmo tempo que aumenta sua jornada de trabalho e reduz seu horário de almoço.

( ) Segundo o Procurador-Geral do Trabalho, a divulgação da lista suja do trabalho escravo é necessária pois é pedagógica. Apopulação passa a conhecer as empresas que exploram seus trabalhadores e violam seus direitos.

( ) Uma forma de a população colaborar para a diminuição do trabalho em condições de escravidão no Brasil consumindo os produtos de empresas que usam mão-de-obra em regime semelhante à escravidão.

( ) O financiamento privado de campanhas políticas também contribui para existência do trabalho análogo à escravidão, pois os políticos eleitos com dinheiro das empresas não tomam as medidas necessárias contra essas mesmas empresas que violam os direitos trabalhistas.

Alternativas
Comentários
  • Gab. E


ID
2623639
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ABIN
Ano
2018
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

      Uma nova economia surgiu em escala global nas duas últimas décadas. Chamo-a de informacional e global para identificar suas características fundamentais e diferenciadas e para enfatizar sua interligação. É informacional porque a produtividade e a competitividade dependem basicamente de sua capacidade de gerar, processar e aplicar de forma eficiente a informação baseada em conhecimentos. É global porque as principais atividades produtivas, o consumo e a circulação, assim como seus componentes, estão organizados em escala global, diretamente ou mediante uma rede de conexões entre agentes econômicos.

Manuel Castells. A sociedade em rede. São Paulo: Paz e Terra, 1999, p. 87 (com adaptações).  

Considerando o texto precedente e os múltiplos aspectos a ele relacionados, julgue o item que se segue.


No contexto da denominada modernidade tardia, os estudos sobre a dinâmica cultural da globalização demonstram que a diversidade social tem se valido das formas tradicionais de fazer política, fortalecendo os atores tradicionais e as formas consolidadas de representação.

Alternativas
Comentários
  • O que as novas dinâmicas das sociedade modernas, organizadas em rede e em escala global, apresentadas pelo pensamento de Manuel Castells têm evidenciado é que cada vez mais as formas tradicionais de atuar e agir politicamente não correspondem a formas de representação tradicionais. A globalização não soterrou as identidades locais, mas as evidenciou e passou a questionar modelos tradicionais, sejam os locais, sejam os globais. A era informacional tem oferecido cada vez mais maneiras de organizar a sociedade politicamente colocando em atrito com as tradições assentadas.


    Resposta, Errado.

    Gabarito do Professor: ERRADO.




ID
2623642
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ABIN
Ano
2018
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

      Uma nova economia surgiu em escala global nas duas últimas décadas. Chamo-a de informacional e global para identificar suas características fundamentais e diferenciadas e para enfatizar sua interligação. É informacional porque a produtividade e a competitividade dependem basicamente de sua capacidade de gerar, processar e aplicar de forma eficiente a informação baseada em conhecimentos. É global porque as principais atividades produtivas, o consumo e a circulação, assim como seus componentes, estão organizados em escala global, diretamente ou mediante uma rede de conexões entre agentes econômicos.

Manuel Castells. A sociedade em rede. São Paulo: Paz e Terra, 1999, p. 87 (com adaptações).  

Considerando o texto precedente e os múltiplos aspectos a ele relacionados, julgue o item que se segue.


Paralelamente à tendência de homogeneização, própria da formação de uma cultura globalizada, têm ressurgido, desde o final do século XX, os discursos nacionalistas e outras formas de particularismo.

Alternativas
Comentários
  • O processo de globalização econômica, ou seja a interconexão entre diversas partes do globo dentro das cadeias produtivas e financeiras não resultou, como se pensava, em uma homogeneização cultural. Contrário a essa força de homogeneização provocada pela cultura globalizada, tem surgido respostas locais e de grupos que afirmam suas identidades podendo ser elas nacionais, tribais, de gênero, culturais e etc.


    O item está Certo.

    Gabarito do Professor: CERTO.

  • exatamente a minha dúvida


ID
2663701
Banca
INEP
Órgão
ENEM
Ano
2014
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

O próprio movimento operário não pode ser reduzido a um conflito de interesses econômicos de interesses econômicos ou a uma reação contra a proletarização. Ele é animado por uma imagem de "civilização" industrial, pela ideia de um progresso das forças de produção utilizado para o bem de todos. O que é bem diferente da utopia igualitarista simples, pouco preocupada com as condições de crescimento.
TOURAINE, A. Os movimentos sociais. In: FORRACHI, M. M.; MARTINS, J. S. (Org.). Sociologia e sociedade. Rio de Janeiro: Livros Técnicos e Científicos, 1997.

Considerando a caracterização apresentada pelo texto, a busca pela igualdade pressupõe o(a)

Alternativas
Comentários
  • kkkkkkk forçou a barra!

  • kkkkkkk forçou a barra!

  • " Ele é animado por uma imagem de "civilização" industrial, pela ideia de um progresso das forças de produção utilizado para o bem de todos."

  • O movimento operário não pode ser reduzido a um conflito de interesses econômicos(...) O que é bem diferente da utopia igualitarista.

    Considerando a caracterização apresentada pelo texto, a busca pela IGUALDADE pressupõe o(a)

    Intensificação do crescimento econômico

    LETRA: D

  • "(...) ideia de um progresso das forças de produção utilizado para o bem de todos (...)" - a resposta encontra-se no texto, leiam com atenção.

  • mas pq não é coletivização dos meios de produção? onde está o erro dessa alternativa? se alguém souber, me ajude!

  • Letra E

    A questão diz respeito ao movimento operário, elucidando no texto que suas reivindicações não são utópicas, mas buscam melhores condições de crescimento e acesso econômico. A busca pela igualdade estão só pode ocorrer com melhores condições de produção e intensificação do acesso ao crescimento econômico.

  • A galera lê "operário" ou "proletário" e já pensa em foice, em martelo e em Marx.

    Onde há, no texto, ideias marxistas?

    Pelo contrário, o autor está contextualizando que o movimento operário não deve ser reduzido a essa interpretação.

    E, de fato, se você visitar o chão de fábrica de alguma indústria, a grande maioria dos trabalhadores nem deve saber quem é Marx. Nem deve ligar para política.

    O texto tem um viés liberal (crescimento econômico como promotor do desenvolvimento social).

    (cadê a turma que reclama de doutrinação esquerdista no ENEM?)

  • Uma dica: prestar atenção qual o AUTOR do texto. Touraine é um sociólogo que fala sobre a época pós-industrial, e não adota pensamento necessariamente marxista.


ID
2666257
Banca
INEP
Órgão
ENEM
Ano
2011
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

Vivemos nessa era interligada em que pessoas de todo o planeta participam de uma única ordem informacional das comunicações modernas. Graças à globalização e ao poder da internet, quem estiver em Caracas ou no Cairo conseguirá receber as mesmas músicas populares, notícias, filmes e programas de televisão.

GIDDENS, A. Sociologia. Porto Alegre: Artmed, 2005 (fragmento).


O texto faz referência à revolução informacional, que vem produzindo uma série de alterações no cotidiano dos indivíduos. Nessa perspectiva, a vida social das pessoas está sofrendo grandes alterações devidas

Alternativas
Comentários
  • Letra B

    A partir do desenvolvimento dos veículos de comunicação e da ascensão econômica mundial, bem como o crescimento do capitalismo.

    A globalização teve e continua tendo uma grande importância no mundo moderno, apesar de seus contrapontos.

    A globalização é a fase atual mais avançada na evolução da sociedade, onde as barreiras que existiam anteriormente para comunicação foram disseminadas e a sociologia busca explicar como este fato ocorreu e como nós nos relacionamos com o avanço desses instrumentos sociais.

  • Que questão ridícula de fácil é essa? '- '


ID
2705356
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPU
Ano
2013
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

No que diz respeito ao processo de globalização e seus impactos, julgue o item subsequente.


Ainda que a globalização tenha favorecido o contato e os intercâmbios de ordem cultural entre as sociedades diversas, a consolidação dessas sociedades ocorreu em um contexto de assimetria econômica e de domínio dos valores ocidentais, o que contribuiu para a manutenção de um quadro de desigualdade nas relações de troca.

Alternativas

ID
2705362
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPU
Ano
2013
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

No que diz respeito ao processo de globalização e seus impactos, julgue o item subsequente.


A formação de uma cultura globalizada, que tende à uniformização das diversidades culturais, fortalece o Estado e contribui com o seu poder de impor uma identidade nacional homogênea.

Alternativas

ID
2705365
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPU
Ano
2013
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

No que diz respeito ao processo de globalização e seus impactos, julgue o item subsequente.


O fenômeno da fragmentação das identidades e a aglutinação de grupos sociais a partir de movimentos de base étnica podem ser vistos como formas encontradas pelas culturas locais de se relacionar com as pressões da globalização e da modernidade.

Alternativas

ID
2709388
Banca
UERR
Órgão
SETRABES
Ano
2018
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

A formação de um mercado global, a chamada globalização, destaca-se pelas interações entre diversos países nas áreas econômicas, sociais, culturais e política. Entre seus impactos negativos, destacam-se:

Alternativas
Comentários
  • forte contaminação de vários países em caso de crise econômica e facilidade de especulações financeiras foram, respectivamente, a consequência e o motivo da quebra da bolsa de valores de NY em 1929

    gabarito D

  • Por que maior fluxo de comunicação seria uma coisa negativa?

  • Com o advento da globalização, a possibilidade de algo que ocorre em um determinado país, causar efeito em outro país tem aumentado cada vez mais.


ID
2724343
Banca
FCC
Órgão
DPE-SP
Ano
2015
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

A crise experimentada pelo capital, bem como suas respostas, das quais o neoliberalismo e a reestruturação produtiva da era da acumulação flexível são expressão, têm acarretado, entre tantas consequências, profundas mutações no interior do mundo do trabalho.

(ANTUNES, Ricardo. Os sentidos do trabalho: ensaio sobre a afirmação e a negação do trabalho. São Paulo: Boitempo, 2009, p. 17)


Corresponde a uma das inúmeras transformações no mundo do trabalho ocorridas no Brasil e em outros países nas últimas décadas:

Alternativas
Comentários
  • A alternativa correta é a letra "c", concurseiros lindos!


ID
2728216
Banca
CONSULPLAN
Órgão
SEDUC-PA
Ano
2018
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

“O arranjo corporativista implantado por Getúlio Vargas não criou o movimento sindical, mas seu projeto institucional foi capaz de transformá-lo profundamente. Não foi um modelo pronto, erguido de uma única vez, mas construído a partir de um conjunto de normas que sucederam a criação do Departamento Nacional do Trabalho, em 1931. O legado deste projeto institucional para a cultura do associativismo e consolidação da democracia é ainda hoje objeto de grande controvérsia.”
(Cardoso, 2007; Silva, 2008.)

Tendo por base a história do sindicalismo no Brasil e suas configurações atuais, analise as afirmativas a seguir.

I. O arranjo institucional corporativista contribuiu para atribuir status público aos sindicatos, legitimando-os como representantes dos trabalhadores nas negociações coletivas.
II. Na Constituição de 1988 foram introduzidos elementos de liberdade democrática, permitindo, entre outros fatores, a legalização das centrais sindicais.
III. Dos direitos fundamentais à greve, a autonomia para a vinculação com partidos principalmente para as doações eleitorais e partidárias é hoje prática legitimada.
IV. A manutenção dos sindicatos apenas a nível econômico garantiu a exclusividade da representação dos trabalhadores durante a barganha dos assuntos relativos ao trabalho.

Estão corretas apenas as afirmativas

Alternativas

ID
2728231
Banca
CONSULPLAN
Órgão
SEDUC-PA
Ano
2018
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

“Em 1997, Dani Rodrik, professor da Universidade de Harvard, publicou um livro cujo título é ‘a globalização foi longe demais?’. Desde então, já havia uma percepção generalizada de que as desigualdades de renda e patrimônio eram crescentes em muitos países e que tal fato poderia colocar em risco a estabilidade democrática dessas sociedades. Pouco tempo depois, Rodrik desenvolveu o ‘trilema’ (teorema da impossibilidade), que sustenta que democracia, soberania nacional e integração econômica global são mutuamente incompatíveis; podemos combinar duas dimensões, mas nunca todas as três simultaneamente e completamente.”
(Disponível em: https://www.cartamaior.com.br/?/Editoria/Economia/Os-descontentamentos-da-globalizacao-e-os-novos-desafioseconomicos/7/36363.)

A preocupação com os efeitos sociais da globalização ainda são prementes, e de uma maneira geral já se percebeu que:

Alternativas
Comentários
  • Questão e gabarito precipitados


ID
2801167
Banca
FCC
Órgão
Câmara Legislativa do Distrito Federal
Ano
2018
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

Para definir o Estado contemporâneo é preciso enfrentar inúmeras questões que envolvem uma análise exaustiva das relações que se criaram entre o Estado e a sociedade, ao mesmo tempo captando os efeitos dessas mudanças sobre o sistema político. Compreender o desenvolvimento do Estado contemporâneo é desenvolver uma análise que leve em conta as dificuldades de coexistência das formas do Estado de Direito com os conteúdos do Estado Social. A “questão social”, surgida como efeito da Revolução Industrial, representou o fim de uma concepção orgânica da sociedade e do Estado. Os desdobramentos da questão social não permitiram que a unidade da formação econômico-política pudesse ser assegurada pelo desenvolvimento autônomo da sociedade. Impôs-se a necessidade de uma tecnologia social que determinasse as causas das divisões sociais e tratasse de lhes remediar, mediante adequadas intervenções de reforma social.

(Adaptado de: BOBBIO, Norberto, MATTEUCI, Nicola e PASQUINO, Pasquino. Estado Contemporâneo, Dicionário de Política (v. 1), Brasília: Universidade de Brasília, 12. ed. 2004, p. 401 e de NOGUEIRA, Octaciano. Estado de bem-estar social, Vocabulário da Política, Brasília: Edições Unilegis de Ciência Política, v. V, 2010, p. 158)


Dentre os benefícios que devem estar assegurados aos cidadãos num Estado Social, destaca-se:

Alternativas

ID
2814154
Banca
FCC
Órgão
Prefeitura de Macapá - AP
Ano
2018
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

A população desocupada entre os jovens aumentou em 67% entre o primeiro trimestre de 2015 e o primeiro trimestre de 2017, passando de 4,55 milhões de desempregados para 7,61 milhões de desempregados. Os dados confirmam que


I. um dos maiores problemas da juventude no Brasil é o desemprego, que atinge principalmente famílias com baixa escolaridade nas regiões mais pobres do país.

II. políticas de educação devem garantir a permanência de jovens no sistema educacional possibilitando que estes tenham melhores condições de acesso a ocupações no mercado de trabalho.

III. a criação de processos formativos para a juventude voltados para geração de renda não têm o potencial de ampliar as possibilidades ocupacionais de trabalho para os jovens.


Está correto o que se afirma em

Alternativas
Comentários
  • Gabarito A. III- a palavra não deixou a alternativa errada.
  • III. a criação de processos formativos para a juventude voltados para geração de renda não têm o potencial de ampliar as possibilidades ocupacionais de trabalho para os jovens.

    OBS: Havendo a criação de processos formativos, amplia-se a possibilidade ocupacional como também na oportunidade de trabalho e renda para jovens no mercado de trabalho.

  • Gabarito ''A''

    OBS: Apenas os itens 1 e 2 estão corretos.

    Erro do tópico 3 grifado de vermelho abaixo.

    III. a criação de processos formativos para a juventude voltados para geração de renda não têm o potencial de ampliar as possibilidades ocupacionais de trabalho para os jovens.


ID
2814229
Banca
FCC
Órgão
Prefeitura de Macapá - AP
Ano
2018
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

O trabalho não é emprego, não é apenas uma forma histórica do trabalho em sociedade, ele é a atividade fundamental pela qual o ser humano se humaniza, se cria, se expande em conhecimento...


Considerar o trabalho como princípio educativo equivale a dizer que

Alternativas
Comentários
  • Gabarito (E),

    Considerar o trabalho como princípio educativo equivale a dizer que o ser humano é produtor de sua realidade e, por isso, se apropria dela e pode transformá-la. Equivale dizer, ainda, que nós somos sujeitos de nossa história e de nossa realidade. Em síntese, o trabalho é a primeira mediação entre o homem e a realidade material e social.

    Fonte: http://infowebedu.blogspot.com/2011/08/o-trabalho-como-principio-educativo.html

    bons estudos

  • o trabalho é a primeira mediação entre o homem e a realidade material e social

  • Gab: E

    A educação está inserida como transformação social através da relação de sobrevivência na natureza e no meio social.


ID
2822338
Banca
FCC
Órgão
Prefeitura de Macapá - AP
Ano
2018
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

Aderindo fundamentalmente aos postulados estrutural-funcionalistas, a sociologia do desenvolvimento produziu inúmeras investigações sobre os processos econômicos e sociais experimentados pela América Latina, sobretudo na década de 1960, no que se destacaram nomes como Luis de Aguiar Costa Pinto, Gino Germani, Jorge Graciarena, Alberto Guerreiro Ramos, Torcuato di Tella, entre outros. Dentre os temas e problemas de pesquisa a que se dedicaram, NÃO estão relacionados:

Alternativas

ID
2822350
Banca
FCC
Órgão
Prefeitura de Macapá - AP
Ano
2018
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

Em relação à formação da classe operária no Brasil,

Alternativas
Comentários
  • Sobre o possível erro da E:

    As correntes anarquistas dividiam a liderança do movimento operário com outros grupos políticos. Particularmente no Rio de Janeiro, era bastante influente uma corrente política moderada, não revolucionária, interessada em obter conquistas específicas como diminuição da jornada de trabalho e aumentos salariais. Esses grupos preocupavam-se ainda em garantir o reconhecimento dos sindicatos por parte do Estado. Ao contrário dos anarquistas, atuavam no espaço político legal apoiando e lançando candidatos. Os grupos revolucionários os chamavam pejorativamente de "amarelos".

    A partir de 1922, outra corrente se definiu dentro do movimento operário: a dos comunistas. Naquele ano, embalados pela criação do primeiro Estado Socialista na Rússia, militantes brasileiros fundaram o Partido Comunista do Brasil (PCB). Entre os fundadores estavam ex-lideranças anarquistas como  e .


ID
2869648
Banca
VUNESP
Órgão
PM-SP
Ano
2018
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

Na sociedade contemporânea, as relações de trabalho no campo, no setor produtivo e no setor comercial estão sendo modificadas por novas tecnologias de mecanização e de informação. Considerando o impacto de tais tecnologias nas relações de trabalho, é correto afirmar que

Alternativas
Comentários
  • Vivemos uma época em que cada vez mais a automação, ou seja, o emprego de máquinas para exercer funções produtivas, têm diminuído os postos de trabalho de forma acelerada. Máquinas no campo que exercem funções múltiplas, robôs nas fábricas responsáveis por cada vez mais etapas produtivas, terminais de auto atendimento em comércios e serviços. A cada dia a automação oferece uma nova facilidade para os prestadores e tomadores de serviço que, via de regra, substitui a mão de obra humana, ou seja, postos de trabalho, por máquinas e sistemas. O que antes exigia um certo número de trabalhadores, hoje reduz-se ao operador e/ou programador altamente qualificado. Essa constatação torna as letras D e E erradas, pois a exigência cada vez maior de qualificação piora os índices de emprego assim como o emprego de tecnologia reduz o número de empregos no setor produtivo. A letra C está errada pela mesma razão, pois o aumento produtivo devido à mecanização agrícola não é benéfico para a geração de empregos no campo. A expansão produtiva aqui se associa à diminuição dos empregos justamente devido à mecanização. O trabalho braçal nunca foi valorizado entre nós, sociedade fundada sob a herança do trabalho escravo e degradante, portanto não será com a automação que essa condição se reverterá. Isso torna a resposta A errada.
    A resposta, portanto, é a letra B, embora incompleta, pois como vimos a proliferação das tecnologias da informação diminui postos de trabalho em toda a sociedade e não apenas no setor comercial.

    Gabarito: B
  • essa questão é esquisita pra caramba

  • (B) a proliferação das tecnologias de informação compromete a geração de empregos no setor comercial.

  • Gabarito (B)

    (A) Incorreto. Pois cada vez mais o trabalho braçal é desvalorizado.

    (B) Correto. "a proliferação das tecnologias de informação compromete a geração de empregos no setor comercial."

    (C) Incorreto. Pois toda vez que há um processo de mecanização, isto é, o uso de maquinas para substituir determinadas atividades, gera a diminuição de empregos ofertados.

    (D) Incorreto pelo mesmo motivo da alternativa "C"

    (E) Incorreto. Pois não permite melhorar os índices de emprego, pelo contrário, isso passar ser uma exigência para que o trabalhador seja alocado no sistema produtivo.

    Bons estudos!

  • A letra A não está errada. Qualquer um percebe uma valorização dos trabalhos tecnicos e braçais ultimamente.


ID
2872267
Banca
INEP
Órgão
ENEM
Ano
2018
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

A maioria das necessidades comuns de descansar, distrair-se, comportar-se, amar e odiar o que os outros amam e odeiam pertence a essa categoria de falsas necessidades. Tais necessidades têm um conteúdo e uma função determinada por forças externas, sobre as quais o indivíduo não tem controle algum.

MARCUSE, H. A ideologia da sociedade industrial: o homem unidimensional. Rio de Janeiro: Zahar, 1979.


Segundo Marcuse, um dos pesquisadores da chamada Escola de Frankfurt, tais forças externas são resultantes de

Alternativas
Comentários
  • Esse texto é de 1979. Importância de ler a Referência Bibliográfica.

  • Não sou assinante, mas eu acho que deve ser a letra A.

  • Letra D- Interesses de ordem socioeconômica.

  • Letra D - Interesses de ordem socioeconômica.

  • O texto pode ser analisado sob a ótica do consumismo. Na sociedade capitalista, as mercadorias( tanto materiais como imateriais) não são adquiridas por sua utilidade, mas sim para se conseguir projeção social por meio delas (interesses socioeconômicos).

    Como a questão diz, são as falsas necessidades.

  • Gab. D

    Falou de escola de Frankfurt = associar com Marxismo. Crítica ao capitalismo.

    O enunciado já discorre sobre o homem como sendo um "produto do meio em que vive". O que o marxismo tanto critica? Resposta: Interesses capitalistas. Burguesia contra proletariado. Logo, as forças externas que repercutem negativamente segundo os estudiosos da Escola de Frankfurt são os interesses de ordem socioeconômica. É o capitalismo opressor... mimimi...

  • A questão se refere à crítica de Herbert Marcuse às sociedades industriais modernas. Em sua obra, Marcuse procurou discutir acerca do estabelecimento de uma sociedade de consumo em grande escala que passou não apenas a afetar os modos de produção e consumo, mas também a psicologia social e individual, as relações humanas e a relação entre sociedade e natureza. O filósofo argumenta que nas sociedades industriais há uma tendência à uniformização a partir de uma normatização dos gostos, opiniões e práticas e também uma padronização do estilo de vida determinados pela lógica da ordem socioeconomica dominante. É o que o autor denomina de "sociedade unidimensional".
    Slavoj Zizek, psicanalista e filósofo estoniano, utiliza-se de um filme de John Carpenter chamado "Eles vivem" (1988) para exemplificar o funcionamento da ideologia imposta a partir de uma sociedade industrial moderna. A função da ideologia é justamente a de impor uma maneira de ver o mundo. É possível encontrar esse video disponível e legendado no YouTube.

    A resposta, portanto, é letra D.

  •  questão se refere à crítica de Herbert Marcuse às sociedades industriais modernas. Em sua obra, Marcuse procurou discutir acerca do estabelecimento de uma sociedade de consumo em grande escala que passou não apenas a afetar os modos de produção e consumo, mas também a psicologia social e individual, as relações humanas e a relação entre sociedade e natureza. O filósofo argumenta que nas sociedades industriais há uma tendência à uniformização a partir de uma normatização dos gostos, opiniões e práticas e também uma padronização do estilo de vida determinados pela lógica da ordem socioeconomica dominante. É o que o autor denomina de "sociedade unidimensional".

    Slavoj Zizek, psicanalista e filósofo estoniano, utiliza-se de um filme de John Carpenter chamado "Eles vivem" (1988) para exemplificar o funcionamento da ideologia imposta a partir de uma sociedade industrial moderna. A função da ideologia é justamente a de impor uma maneira de ver o mundo. É possível encontrar esse video disponível e legendado no YouTube.

    A resposta, portanto, é letra D.

  • Resolvi essa questão sem ao menos ler sobre esse conteúdo kkk

  •  A ideologia da sociedade industrial -> entrega a questão

  • A ideologia da sociedade industrial: já direciona para uma alternativa que relacione ao trabalho/ condições socioeconomicas

  • A ideologia da sociedade industrial: o homem unidimensional. " É uma OBRA que se remete a uniformização que a industria moderna impõe sobre o mundo sempre intigando as pessoas ao consumo exacerbado de forma a sempre gerar lucros para as empresas. Essa força externa seria isso " os interesses de ordem socioeconômica." que motivam o homem a sempre querer coisas ate que não precisa. GAB::d


ID
2872297
Banca
INEP
Órgão
ENEM
Ano
2018
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

O representante das associações de moradores (integrante de um conselho de saúde) fez várias ponderações: “As prestações de contas, de modo geral, tiveram uma transparência razoável. Eu acho isso bom porque, no passado, não sabia quanto se gastava, e hoje, a gente já tem conhecimento. Acompanho permanentemente o desenvolvimento do que entra e do que é gasto”.

CORREIA, M. V. C. Que controle social?: os conselhos de saúde como instrumento. Rio de Janeiro: Fiocruz, 2000 (adaptado).


A forma de atuação política indicada caracteriza uma prática associada ao(à)

Alternativas
Comentários
  • A questão apresenta um cenário no qual vislumbramos a participação por parte de representantes de moradores no debate acerca do pressuposto público para saúde. Trata-se de uma maior participação na gestão orçamentária do tema que extrapola a mera decisão burocrática. Como é colocado pela afirmação de tal representante, "no passado, não sabia quanto se gastava, e hoje, a gente já tem conhecimento". Claramente refere-se a gestão participativa que permite maior conhecimento e envolvimento nas decisões por parte dos moradores, logo, resposta letra B.
    Poder disciplinar (A) refere-se ao que impõe ordem e disciplina; processo burocrático (C), aos ritos administrativos de uma dada estrutura, que pode ser, inclusive, uma gestão participativa, mas não como exposto; autoridade carismática (D) refere-se a uma liderança que goza de carisma como uma das principais sustentações de sua autoridade; e deliberação autocrática (E) seria o inverso da gestão participativa, ou seja, uma deliberação (decisão) sem diálogo ou participação de outros, somente de quem detém o poder. Autocracia refere-se a um poder tirânico, imposto, não deliberado, não democrático. Um líder carismático pode ser autocrático.

    Gabarito: B

  • B - gestão participativa.

  • A questão apresenta um cenário no qual vislumbramos a participação por parte de representantes de moradores no debate acerca do pressuposto público para saúde. Trata-se de uma maior participação na gestão orçamentária do tema que extrapola a mera decisão burocrática. Como é colocado pela afirmação de tal representante, "no passado, não sabia quanto se gastava, e hoje, a gente já tem conhecimento". Claramente refere-se a gestão participativa que permite maior conhecimento e envolvimento nas decisões por parte dos moradores, logo, resposta letra B.

    Poder disciplinar (A) refere-se ao que impõe ordem e disciplina;

    processo burocrático (C), aos ritos administrativos de uma dada estrutura, que pode ser, inclusive, uma gestão participativa, mas não como exposto;

    autoridade carismática (D) refere-se a uma liderança que goza de carisma como uma das principais sustentações de sua autoridade;

    deliberação autocrática (E) seria o inverso da gestão participativa, ou seja, uma deliberação (decisão) sem diálogo ou participação de outros, somente de quem detém o poder. Autocracia refere-se a um poder tirânico, imposto, não deliberado, não democrático. Um líder carismático pode ser autocrático.

  • QUESTAO DE INTERPRETAÇÃO!

  • bem interpretativa

    ´´Acompanho permanentemente o desenvolvimento do que entra e do que é gasto” quer dizer q o cara ta em cima do q acontece .. participa da gestão .. B

  • Letra B

    O que é gestão participativa?

    O próprio termo por si só, já dá uma boa ideia de qual é o proposito essencial do modelo: permitir e valorizar a participação das pessoas nos processos administrativos, estratégicos - e mesmo decisórios - da organização.

  • Por que não estudar humanas ?

    Por causa de questões como essas. Adivinha quais são as questões que o TRI considera difícil ? ISSO MESMO, AS QUESTÔES QUE VOCÊ ESTUDOU.

  • Pra quem diz que isso é "interpretativo", lembre-se: vemos isso em Sociologia ou Hist. Mas concordo, infelizmente a maioria das questões de humanas são interpretativas... Isso beneficia quem não estuda e prejudica a gente que tá ralando!

  • No trecho :

    “ Eu acho isso bom porque, no passado, não sabia quanto se gastava, e hoje, a gente já tem conhecimento “

    Gab: Gestão participativa :)


ID
2872300
Banca
INEP
Órgão
ENEM
Ano
2018
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

Num país que conviveu com o trabalho escravo durante quatro séculos, o trabalho doméstico é ainda considerado um subemprego. E os indivíduos que atuam nessa área são, muitas vezes, vistos pelos patrões como um mal necessário: é preciso ter em casa alguém que limpe o banheiro, lave a roupa, tire o pó e arrume a gaveta. Existe uma inegável desvalorização das atividades domésticas em relação a outros tipos de trabalho.

RANGEL, C. Domésticas: nascer, deixar, permanecer ou simplesmente estar. In: SOUZA, E. (Org.). Negritude, cinema e educação. Belo Horizonte: Mazza, 2011 (adaptado).


Objeto de legislação recente, o enfrentamento do problema mencionado resultou na

Alternativas
Comentários
  • Nossa herança escravocrata legou à sociedade comportamentos que consideram determinados postos de trabalho claramente subalternos. Esta relação se evidencia em estruturas da vida cotidiana como "quartinho de empregada" e acesso distinto para prestadores de serviços nos edifícios. Por muito tempo o trabalho doméstico foi tratado como uma relação pessoal entre o empregador e o empregado não sendo raras declarações que indicam que tal empregado "é parte da família" ou é tratado como tal, sendo que, na prática, trata-se de um prestador de serviço mal remunerado e precarizado não contando com qualquer garantia social e trabalhista. Tal situação foi alterada em 2015 com a promulgação da lesgilação do trabalho do doméstico, que estendeu para estes trabalhadores, em sua grande maioria mulheres, os direitos trabalhistas como gozam os trabalhadores de outras atividades. Trata-se, portanto, de uma ampliação de direitos sociais, letra B. 
    Como a questão coloca, o trabalho doméstico e a forma como é visto em nossa sociedade tem relação com nosso passado escravocrata, logo, não pode referir-se a "criação de novos ofícios"(A); embora as mulheres sejam maioria neste ofício e isso desencadeie numa desigualdade de gênero (C), não é disso que trata a questão; também nada se refere à questão sindical (D) nessa questão nem mesmo à erradicação da atividade informal (E), mas somente regulamentá-la a partir da expansão dos direitos.

    Gabarito: B

  • O PROBLEMA APRESENTA COMO CONSEQUÊNCIA PRINCIPAL A AMPLIAÇÃO DOS DIREITOS DA SOCIEDADE

  • "Objeto de legislação recente, o enfrentamento do problema mencionado resultou na"

    Qual problema é enfrentado? O problema enfrentado é: o trabalho nas residências (como domésticas ou jardineiros, por exemplo) ser visto como um subemprego. Lembrando que, subemprego é um trabalho não qualificado, informal e de baixa remuneração.

    Diante disso, como resultado do enfrentamento desse ponto de vista preconceituoso houveram ampliações dos direitos sociais, que garantiram direitos trabalhistas aos prestadores de serviços residenciais. (B)

  • Por muito tempo o trabalho doméstico foi tratado como uma relação pessoal entre o empregador e o empregado, não sendo raras declarações que indicam que tal empregado "é parte da família" ou é tratado como tal, sendo que, na prática, trata-se de um prestador de serviço mal remunerado e precarizado não contando com qualquer garantia social e trabalhista.

    Tal situação foi alterada em 2015 com a promulgação da legislação do trabalho do doméstico, que estendeu para estes trabalhadores, em sua grande maioria mulheres, os direitos trabalhistas como gozam os trabalhadores de outras atividades. Trata-se, portanto, de uma ampliação de direitos sociais, letra B. 

    (Prof. Athos Vieira)

  • trabalho informal, sem direitos governamentais (sociais). Foi criada a lei (Objeto de legislação recente) agr é um trabalho formal, com direitos sociais (CLT etc..)

  • Letra B

    O texto apresentado relaciona as atividades manuais e domesticas como um trabalho inferior e desvalorizado, como mencionado "um mal necessário", assim, podemos concluir que a legislação recente buscou extinguir esse tipo de visão. Um exemplo foi a PEC das domésticas, que assegurou uma série de direitos aos empregados domésticos.

  • Minha resolução:

    a) Criação de novos ofícios.

    O ofício de empregada doméstica já existia antes dessa lei e, depois dela, continuou a existir.

    b) ampliação de direitos sociais.

    O principal objetivo da citada legislação era o de estender os direitos trabalhistas/sociais de empregadas domésticas, o que, pelo menos na teoria (no papel), foi alcançado; mas não o foi na prática, pois o Estado acabou onerando o empregador, ou seja, contratar uma empregada tornou-se, para muitos, inviável, logo várias empregadas domésticas foram demitidas.

    c) redução da desigualdade de gênero.

    Apesar da maioria das empregadas domésticas serem mulheres, a referida lei não buscava a redução da desigualdade de gênero.

    d) fragilização da representação sindical.

    Pelo contrário, com a ampliação dos direitos trabalhistas/sociais, houve um fortalecimento da representação sindical, que pode contar com maior materialidade (lei) na defesa de sua classe.

    e) erradicação da atividade informal.

    A simples criação dessa lei não erradicou a atividade informal dessa classe de domésticas. Isso é ilógico.

  • Possível de cair no ENEM 2020 devido a reformulação da CLT do trabalho informal.

  • Direitos sociais ou trabalhistas? Lembrando que são incutidos em artigos diferentes na cf/88..
  • Lucas,

    Previdência social não é um direito social? Pois então. Antes das recentes legislações, as domésticas não tinham esse direito. Direito a formas justas de trabalho também é um direito social. Direito ao lazer... enfim. É mais amplo que meros direitos trabalhistas: é a própria dignidade da pessoa humana, fundamento basilar da CF/88.

  • PEC DAS DOMÉSTICAS PESSOAAAL!!!

  • A questão se remete a PEC DAS DOMESTICAS: a aprovação da Lei Complementar 150/2015, que regulamentou a Emenda Constitucional 72, o trabalhador doméstico passou a ter direito ao Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS), direito ao seguro-desemprego, salário-família, adicional noturno, adicional de viagens, entre outros.

    Ou seja, um trabalhador que era visto como emprego subalterno conquistou direitos sociais GAB:B


ID
3058687
Banca
FAU
Órgão
IF-PR
Ano
2019
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

Autor do livro “A corrosão do caráter: consequências pessoais do trabalho no novo capitalismo”, Richard Sennett constrói uma série de reflexões acerca das novas condições de trabalho que se impõem, vinculadas ao atual modelo capitalista e à lógica neoliberal, afirmando que a nova realidade econômico-social, que traz termos excitantes como agilidade, flexibilidade e mudança, não propicia a realização ambicionada por estes trabalhadores. Sobre o trabalho no capitalismo flexível pode-se afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • Olá!

    Gabarito: E

    Bons estudos!

    -Todo progresso acontece fora da zona de conforto. – Michael John Bobak


ID
3071431
Banca
IF-RR
Órgão
IF-RR
Ano
2015
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

Um dos grandes desafios atuais tem sido o de lidar com as consequências sociais impostas pela lógica do capitalismo contemporâneo, principalmente no que se refere às mudanças no mundo do trabalho. Nessas condições, o emprego torna-se:

Alternativas

ID
3071440
Banca
IF-RR
Órgão
IF-RR
Ano
2015
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

Com a globalização, os movimentos sociais em muitos países, inclusive no Brasil e em outros países da América Latina, tendem a se diversificar e a se complexificar. É uma característica desse novo formato de ativismo a:

Alternativas

ID
3071449
Banca
IF-RR
Órgão
IF-RR
Ano
2015
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

O modelo de regulação fordista-keynesiano que vigorou nos países capitalistas avançados, notadamente na Europa ocidental entre o pós-segunda guerra e meados da década de 1970, tinha como um de seus pilares:

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA B

    → um dos pilares do Fordismo era o consumo em massa e consequentemente a expansão da produção, visto que tinha que atender ao consumismo exacerbado.

    FORÇA, GUERREIROS(AS)!!

  • ta ruim essas questão

  • O keynesianismo foi uma estratégia para solucionar a superprodução e o aumento dos estoques decorrentes do modelo de produção fordista. O estado garantiu alguns direitos trabalhistas com o objetivo de aumentar o mercado consumidor, favorecendo o surgimento da sociedade de consumo.


ID
3090415
Banca
FCC
Órgão
SEC-BA
Ano
2018
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

As mutações observadas mais recentemente no mundo do trabalho são amplas e envolvem inúmeras dimensões da vida social contemporânea. A respeito de tais mudanças é correto afirmar:

Alternativas

ID
3090430
Banca
FCC
Órgão
SEC-BA
Ano
2018
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

Nesta altura da história (…), as ciências sociais se defrontam com um desafio epistemológico novo. O seu objeto transforma-se de modo visível, em amplas proporções e, sob certos aspectos, espetacularmente. Pela primeira vez, são desafiadas a pensar o mundo como uma sociedade global. As relações, os processos e as estruturas econômicas, políticas, demográficas, geográficas, históricas, culturais e sociais, que se desenvolvem em escala mundial, adquirem preeminência sobre as relações, processos e estruturas que se desenvolvem em escala nacional. O pensamento científico, em suas produções mais notáveis, elaborado primordialmente com base na reflexão sobre a sociedade nacional, não é suficiente para apreender a constituição e os movimentos da sociedade global.


(IANNI, Octavio. Globalização: novo paradigma das ciências sociais. Estudos Avançados, v. 8, n. 21, 1994, p. 147-163) 


Conforme o trecho acima, o “paradigma da globalização” tem provocado inúmeras implicações para a reflexão e a prática das ciências sociais mundo afora. Sobre esse amplo e controverso processo, é correto afirmar que: 

Alternativas

ID
3241960
Banca
IBFC
Órgão
Prefeitura de Cabo de Santo Agostinho - PE
Ano
2019
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

Em lugar das sociedades nacionais, a sociedade global. Em lugar do mundo dividido em capitalismo e socialismo, um mundo capitalista, multipolarizado, impregnado de experimentos socialistas [...] A partir da segunda guerra mundial, desenvolveu-se um amplo processo de mundialização de relações, processos e estruturas de dominação e apropriação, antagonismo e integração. Aos poucos, todas as esferas da vida social, coletiva e individual, são alcançadas pelos problemas e dilemas (IANNI, 1996).

O trecho anterior foi retirado do livro “A Sociedade Global”, escrito por Octavio Ianni. Neste trecho o autor faz referência a um movimento que ocorreu, principalmente no século XX. Assinale a alternativa que corresponda corretamente ao movimento citado pelo autor.

Alternativas

ID
3246151
Banca
FEPESE
Órgão
SJC-SC
Ano
2019
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

Leia com atenção o texto a seguir.


As informações históricas disponíveis nos permitem verificar que, entre as principais motivações para a transformação da prisão de ........................ em privação de liberdade como pena, foi o interesse em aproveitar a mão de obra e a necessidade de controlar sua utilização. Esse sistema de privação da liberdade, com trabalho imposto aos condenados, também tinha a finalidade de atender as necessidade do capitalismo, com trabalhadores sem o mesmo poder de reinvindicações dos operários livres, caracterizando um período denominado ........................... .


Assinale a alternativa que completa corretamente as lacunas do texto.

Alternativas

ID
3250465
Banca
VUNESP
Órgão
Prefeitura de São Paulo - SP
Ano
2016
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

Leia o texto a seguir:

Vivemos uma era de profundas transformações geradas, em grande parte, pelos impressionantes avanços tecnológicos dos últimos tempos. Ter mais tecnologias à nossa disposição e poder realizar mais com menos esforço não deveria representar uma ameaça. No entanto, os resultados práticos têm sido a concentração de renda, o desemprego, gente estressada e angustiada. Como é que conseguimos transformar avanços em dramas?

(Dowbor, L. O que acontece com o trabalho? São Paulo: Editora Senac, 2006)

Atualmente, essas transformações se manifestam no mercado de trabalho no Brasil por meio de

Alternativas

ID
3286198
Banca
Quadrix
Órgão
SEDF
Ano
2018
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

Foucault: do poder disciplinar à sociedade de controle

    O controle do corpo e o poder exercido sobre ele pelas sociedades disciplinares foi tema das teses de Foucault no século XX. Para o filósofo, os mecanismos do poder nunca foram estudados na história; estudaram‐se as pessoas que detiveram o poder. O poder, em suas estratégias, ao mesmo tempo gerais e sutis, em seus mecanismos, nunca foi estudado. Assim, o corpo submisso, transformado, docilizado e controlado em face de práticas de poder foi objeto de estudo do filósofo, que mostrou, primeiramente em Vigiar e Punir, que a sociedade moderna, por meio de práticas disciplinares, construiu um sistema de poder com base no controle e na submissão dos corpos. Nos termos do filósofo, é pelo estudo dos mecanismos que penetraram nos corpos, nos gestos, nos comportamentos, que é preciso construir a arqueologia das ciências humanas. Para Foucault, nos séculos XVII e XVIII, inaugurou‐se, na sociedade, o momento das disciplinas, que, de forma institucional, se servia da vigilância nas prisões, nas escolas, nos hospitais, nos quartéis e em outras organizações, fabricando corpos submissos, por meio de uma sujeição implantada nos indivíduos que se sabiam observados. Era um tipo de poder microfísico que, nos termos de Foucault, se exerce continuamente por meio da vigilância. O controle, conceito que impera na contemporaneidade, do indivíduo no espaço e no tempo também foi objeto dos estudos foucaultianos. Foucault mostrou que a distribuição dos indivíduos no espaço era orientada pela ideia de se ter cada sujeito em um lugar específico. Tal procedimento teria a finalidade de evitar a formação de grupos, facilitaria o controle das frequências e ausências, assim como determinaria a localização exata de cada um na instituição. O princípio da ordem, desse modo, estabeleceu cada sujeito em um lugar, hierarquicamente controlado.

Internet: http://www.ibamendes.com/  (com adaptações).

A compreensão dos comportamentos dos indivíduos em sociedade, a relação desses comportamentos com as instituições sociais e as correntes de pensamento que os analisam formam a base dos conhecimentos sociológicos. Tendo o texto acima, juntamente com a aproximação das análises sociológicas e filosóficas, como referência inicial, julgue os itens de 77 84.

As sociedades pautadas no mercado e herdeiras da Revolução Industrial buscaram a evolução da produtividade industrial e a ordenação de seus espaços sociais e comportamentos, gerenciamentos alinhados ao ideal positivista.

Alternativas
Comentários
  • Opção I. (Certo/Verdadeiro):

    As sociedades pautadas no mercado e herdeiras da Revolução Industrial buscaram a evolução da produtividade industrial e a ordenação de seus espaços sociais e comportamentos, gerenciamentos alinhados ao ideal positivista.


ID
3328420
Banca
FUNDEP (Gestão de Concursos)
Órgão
Prefeitura de Ibirité - MG
Ano
2016
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

Emprego e desemprego são dois fenômenos que devem ser analisados sob duas óticas: a do trabalho e a do trabalhador.

Considerando esse contexto, é incorreto afirmar:

Alternativas

ID
3328426
Banca
FUNDEP (Gestão de Concursos)
Órgão
Prefeitura de Ibirité - MG
Ano
2016
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

Sobre trabalho, é correto afirmar:

Alternativas

ID
3328438
Banca
FUNDEP (Gestão de Concursos)
Órgão
Prefeitura de Ibirité - MG
Ano
2016
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

Um levantamento feito sobre a insegurança no emprego e a intensificação do trabalho constatou que, para muitos trabalhadores, a insegurança no emprego é muito mais do que um medo da dispensa, envolvendo também ansiedades relacionadas à transformação do próprio trabalho, além dos efeitos dessa transformação na saúde e na vida pessoal dos empregados. Baseando-se nesse levantamento, analise as afirmativas a seguir.

I. Cada vez mais é exigido do trabalhador que ele assuma mais responsabilidades no trabalho, à medida que as estruturas organizacionais se tornam menos burocráticas e o processo de decisões é espalhado por todo o ambiente de trabalho. Ao mesmo tempo em que as exigências sobre o trabalhador aumentam, as oportunidades de promoção e crescimento dentro da empresa se ampliam na mesma proporção.

II. Uma dimensão que prejudica a segurança no emprego e que pode ser observada na vida pessoal dos empregados é que há uma forte correlação entre a insegurança no emprego e a saúde do trabalhador. A saúde física e mental do trabalhador apresenta uma deterioração contínua diante dos episódios de insegurança prolongada no emprego.Em vez de se ajustarem às condições de insegurança, os trabalhadores permanecem ansiosos e sob um estresse constante.

III. Coloca-se sobre o trabalhador a expectativa de que sejam flexíveis, adaptáveis, de terem mobilidade e de estarem dispostos a correr riscos. Essa expectativa entra em contradição direta com muitos aspectos centrais de um trabalhador leal, perseguidor de metas de longo prazo, comprometido, confiante e determinado.

Está(ão) correta(s) a(s) afirmativa(s):

Alternativas

ID
3328447
Banca
FUNDEP (Gestão de Concursos)
Órgão
Prefeitura de Ibirité - MG
Ano
2016
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

Estudos sobre os egressos do sistema prisional tratam da realidade vivenciada por eles no mercado de trabalho. Mostram os processos presentes na dinâmica de inclusão social.

Nesse contexto e considerando reinserção do expresidiário no mercado de trabalho, é incorreto afirmar:

Alternativas

ID
3328873
Banca
IBFC
Órgão
Prefeitura de Divinópolis - MG
Ano
2018
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

O termo “Globalização” tem sido um termo utilizado com sentido polissêmico dentro das ciências humanas e também fora dela, caindo inclusive no âmbito do senso comum. A respeito da Globalização.

Assinale a alternativa incorreta.

Alternativas
Comentários
  • As relações em esfera Global são marcadas por relações ASSIMÉTRICAS entre os atores das diferentes localidades


ID
3328879
Banca
IBFC
Órgão
Prefeitura de Divinópolis - MG
Ano
2018
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

“Microeletrônica, tecnologia da informação e globalização do capital produzem uma imediata sociedade mundial para além de todos os limites nacionais e culturais; não positivamente , como conquista, mas negativamente, como processo de definhamento econômico: sempre mais seres humanos se tornam supérfluos, pois já não podem mais vender sua força de trabalho” (KURZ, 2015, p. 57) A esse respeito, assinale a alternativa correta.

Alternativas

ID
3330250
Banca
IBFC
Órgão
SEDUC-MT
Ano
2017
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

As mudanças ocorridas no regime de acumulação capitalista a partir da década de 1970 apontam que “Ao invés da ‘rigidez’ da relação salarial fordista, parece instaurar-se uma nova relação salarial do tipo _________, adequada às necessidades do novo regime de acumulação”. (ALVES, G. 1996, p. 12)

Assinale a alternativa que completa corretamente a lacuna:

Alternativas
Comentários
  • vc confundiu presunção de legitimidade com presunção de tipicidade .

  • A reestruturação produtiva emergiu a partir da década de 1970, em função da grande crise do capitalismo e da derrocada do paradigma fordismo/taylorismo em meio ao processo de produção e acumulação industrial.

    Nesse contexto, emergiu, no plano econômico, a retomada do modelo liberal – ou neoliberal –, pautado na predominância máxima do setor privado e a mínima intervenção do Estado na economia. No plano administrativo, a implementação do Toyotismo como modo de produção passou a ser a nova tônica do desenvolvimento.

    O trabalho especializado, marcado pela alienação da complexidade da linha fabril e pela repetição de uma mesma função pelo trabalhador, foi substituído pela flexibilização das funçõeso empregado passava a ser deslocado em seu posto conforme as necessidades da empresa, chegando a realizar diversas tarefas ao mesmo tempo".

    https://brasilescola.uol.com.br/geografia/reestruturacao-produtiva.


ID
3330253
Banca
IBFC
Órgão
SEDUC-MT
Ano
2017
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

Um conjunto de fatores estruturais ligados à crise do fordismo podem explicar a debilitação do sistema fordista de relações salariais. Assinale a alternativa que não tem ligação com este fato:

Alternativas

ID
3330313
Banca
IBFC
Órgão
SEDUC-MT
Ano
2017
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

“Uma parte integrante dos processos de globalização é progressiva segregação espacial, a progressiva separação e exclusão”. (BAUMAN, 1999, p.9)

Assinale a alternativa incorreta a respeito da Globalização:

Alternativas

ID
3336037
Banca
FUNDEP (Gestão de Concursos)
Órgão
Prefeitura de Uberaba - MG
Ano
2016
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

Acerca da globalização, é CORRETO afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • Eu sou de Uberaba! Sem querer cai nessa questão e acertei letra C! Rss


ID
3475069
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
IBGE
Ano
2019
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

O chamado terceiro setor ganhou grande protagonismo nas últimas décadas. Quando se trata desse tema, refere-se a que tipo de organizações?

Alternativas

ID
3475120
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
IBGE
Ano
2019
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

O período do chamado “milagre brasileiro” ocorreu entre 1967 e 1973. Sobre essa fase da política econômica brasileira, é correto afirmar que

Alternativas

ID
3479617
Banca
FCC
Órgão
SEDU-ES
Ano
2016
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

A partir dos anos 1970, uma série de mudanças afetou o mundo do trabalho. Estas mudanças ocasionaram

Alternativas